Síndico morador ou profissional: qual a melhor escolha para seu condomínio?

Tempo de leitura: 3 minutos

Como já é sabido administrar uma empresa ou um condomínio requer experiência, capacidade e muita responsabilidade não só pelo que se está fazendo, mas também com as pessoas que participam do mesmo ambiente. No momento de escolher qual a melhor opção — contratar um síndico profissional ou optar por um síndico morador — deverão ser analisados o tamanho do empreendimento que será administrado, qual a proporção e quais dificuldades que este colaborador enfrentará.

Para melhor dirimir sobre essas questões vamos abordar quais as vantagens e desvantagens e o que condôminos têm a ganhar com uma boa administração do local em habita.

Síndicos profissionais

O síndico profissional é aquele que tem vivencia em condomínios, hoje a profissão ainda não é regulamentada mas pode ser exercida por qualquer profissional com experiência a ser avaliada pelo próprio condomínio para alcançar objetivos previamente definidos, com menor dificuldade e maior rapidez e eficiência. Eles geralmente fazem parte de uma empresa administradora de condomínios, que oferece seus serviços aos moradores de um prédio. Para que haja a contratação, é feito uma reunião entre os condôminos onde são discutidos os pontos positivos e negativos.

Vantagens e desvantagens

Um dos benefícios na contratação de uma empresa ou serviço de síndico profissional, é quando nenhum dos moradores quer assumir esse encargo, que envolve responsabilidades, além de ocupar muito o tempo das pessoas que trabalham e tem seus afazeres pessoais.

A maior vantagem além da experiência é que síndico terceirizado não reside no condomínio, não sendo procurado no meio da noite para resolver os problemas do condomínio. Assim, não haverá desgaste do dia a dia com os condôminos, estando ele, portanto, longe das picuinhas, simpatias e antipatias.

Por outro lado, há a desvantagem do síndico terceirizado não residir no condomínio, não podendo estar presente para acompanhar de perto o que ocorre no dia a dia, o que pode ser em parte solucionado com a contratação de um bom zelador. No entanto, ao mesmo tempo, os condôminos terão maior tranquilidade, fazendo jus ao seu pagamento.

Síndico morador

Ser síndico morador também não é uma tarefa fácil, pois requer muita dedicação e compromisso. Ele é eleito pela maioria dos condôminos e não precisa ter uma formação específica.

Vantagens e desvantagens

A grande vantagem do síndico morador é que ele estará mais presente, saberá com precisão o que acontece no condomínio, circulará diariamente nos corredores bem como terá contato diário com os moradores.

Também podemos destacar que a administração do síndico morador não trará custos extras, além daqueles já corriqueiros do condomínio. Isso também passa mais confiança, pois ele lidará com documentos importantes, finanças, cadastros, pastas com despesas do condomínio, enfim, diversas coisas que facilitará os esclarecimentos aos moradores.

O desgaste do dia a dia com os condôminos e a falta de técnica e conhecimentos específicos em administração do síndico morador são suas principais desvantagens.

Assim, ao escolher um síndico, é necessário refletir as vantagens e desvantagens, pois o profissional deverá agir com impessoalidade, mas por outro lado não estará presente no dia a dia dos condôminos. Já o morador possui uma presença diária, mas muitas vezes não tem o conhecimento em administração e gestão.

No entanto, não é só isso. Antes de fazer essa escolha é necessário levar em consideração o tamanho do condomínio, conhecer o perfil dos condôminos (principalmente, saber se eles são mais abertos ao diálogo ou não), verificar o nível de inadimplência (isso pode prejudicar a contratação de uma administradora de condomínios), entre outros aspectos.

Dessa forma, é preciso avaliar a situação do condomínio e escolher a opção que mais se adéqua em seu perfil, levando-se em conta custo-benefício. Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário no nosso post.

 

Conheça nosso aplicativo.

Sobre Pedro

Pedro

Pedro é um entusiasta em busca da melhoria na qualidade de vida em condomínios! Adora estar antenado no dia a dia e adora compartilhar com os leitores suas experiências.

4 Comentários

  1. Avatar Valmir Carvalho

    Desculpe, mas está equivocado sua afirmação, ” o síndico profissional é aquele formado em Administração..” Formação acadêmica não é tudo, tanto que, conheço sindico com essa formação e são péssimos gestores. Ademais, a profissão não é regulamentada, esse profissional é mero prestador de serviços e sequer exige formação acadêmica para postular o cargo perante o plenário da AGE. Frise-se, portanto, que, a graduação citada por si só sem a vivencia e experiencia pratica, preferencialmente na gestão de condomínios de diversos perfis é um desastre. Convém dizer, que o perfil do sindico profissional, requer muito mais que uma simples graduação (Valmir Carvalho – colaborador voluntario “Tira Duvidas” – Portal Sindiconet).

    Responder
  2. Avatar Maria Ines de Souza Brito

    E se um morador só porque tem estudo superior quiser sair do serviço e ser um Sindico profissional só para ser remunerado, sendo que essa pessoa trabalha em um Banco e quer pedir demissão e assumir o cargo se sindico. devemos aceitar?

    Responder
    1. Avatar

      Olá Maria, tudo bom?

      Se ele for capacitado e assumir as responsabilidades da função, não vejo por que não ter impedimentos.

      Convoquem uma assembléia para votar o tema e se aprovado, ele pode sim, exercer a função.

      Espero ter ajudado!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *