5 dicas para tornar o acesso de garagem mais seguro

Tempo de leitura: 3 minutos

O índice de criminalidade no Brasil é muito alto e o acesso de garagem pode representar um risco para os moradores do condomínio se não for bem planejado e estruturado. Mesmo que já tenha sido construído, há meios de torná-lo mais seguro com algumas medidas simples, porém eficientes.

Para ajudar, desenvolvemos esse post com as melhores práticas do processo de desenvolvimento e aplicação de um sistema que dê mais segurança e conforto para quem entra e sai de carro no condomínio. Confira!

1. Faça um cadastramento dos veículos

O primeiro passo para ter um acesso de garagem mais confiável e seguro é realizar um cadastramento de todos os veículos dos moradores do condomínio. Comece registrando a marca, modelo, ano, cor, placa, proprietário, motoristas adicionais e outros dados que considerar necessário.

Muitas famílias recebem visitas frequentes de pessoas que não moram no condomínio. Então, busque essas informações junto aos moradores e registre também esses veículos. Quanto maior o controle, mais informação terá. Esse procedimento aumentará significativamente a segurança do local.

2. Seja rigoroso na hora da identificação

Sempre que um veículo se aproximar da entrada do condomínio, não faça uma averiguação restrita ao modelo e cor. Essas características se repetem o suficiente para confundir o porteiro. O cuidado deve ser ainda maior quando os vidros forem escuros e não permitirem uma boa visibilidade dos ocupantes do carro.

Seja mais criterioso nesse momento. Utilize as informações de registro dos veículos para verificar a placa e solicite que o motorista baixe os vidros antes de ter o acesso de garagem liberado.

3. Monte uma cobertura contra o sol

A cobertura contra o sol é importante para garantir maior segurança e conforto aos moradores do condomínio. Elas podem ser planejadas e montadas em locais estratégicos como no acesso de garagem e nos locais onde os carros ficam estacionados.

Na portaria, a cobertura deve facilitar a visão de quem faz a identificação dos veículos e aumentar o conforto dos ocupantes do carro enquanto aguardam a liberação de passagem.

No estacionamento, a cobertura deve ser adotada para dar maior conforto aos moradores no momento do embarque e desembarque, além de contribuir para aumentar a durabilidade dos veículos protegendo a pintura e o interior dos raios ultravioletas.

4. Adote medidas de segurança

Além da identificação visual, preste atenção aos movimentos e comportamentos considerados fora do normal dentro dos veículos e nas proximidades da entrada do condomínio. Fique atento à entrada de estranhos nos veículos dos moradores e solicite sempre a identificação deles.

Ao perceber atitudes suspeitas próximas ao acesso de garagem ou qualquer outra entrada, informe aos moradores. Isso vai deixá-los em estado de alerta dificultando as ações criminosas.

5. Use câmeras de segurança

Todo o processo de identificação veicular e pessoal pode ser feito por meio de dispositivos eletrônicos como câmeras de vídeo e interfones. Esses sistemas contribuem para preservar a segurança na guarita e, principalmente, dos moradores do condomínio.

Com o avanço das tecnologias, hoje, é possível contar com equipamentos e softwares de gestão que agilizam todos esses procedimentos e contribuem para tornar o acesso de garagem cada vez mais seguro. Tudo isso de forma bem acessível.

Ao colocar essas dicas em prática, comunique todos os moradores do condomínio sobre as novas normas de segurança para o acesso de garagem. É comum encontrar certa resistência quando os procedimentos sofrem alterações e ficam mais rigorosos. No entanto, explique e demonstre na prática o quanto isso é importante para ele e sua família.

E você, como faz a segurança do acesso de garagem? Conte para a gente nos comentários!

 

Conheça nosso aplicativo.

 

Sobre Pedro

Pedro

Pedro é um entusiasta em busca da melhoria na qualidade de vida em condomínios! Adora estar antenado no dia a dia e adora compartilhar com os leitores suas experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *