Aprenda como economizar nas despesas do condomínio

Tempo de leitura: 3 minutos

Aparentemente, é complicado reduzir as despesas do condomínio. Quanto mais o tempo passa, mais as contas tendem a crescer, em virtude de manutenções no prédio ― como as feitas em interfones e elevadores ―, uso excessivo de água e despesas com funcionários. Administrar, seja o que for, é extenuante e exige planejamento.

A cooperação entre todos pode resultar em grandes benefícios para o desempenho do síndico e na redução das contas do condomínio. Neste post, descreveremos algumas possibilidades para economizar no condomínio. Confira!

O maior vilão é o consumo de água

Por isso, é preciso procurar formas de reduzir essa conta por meio da conscientização dos moradores. Há várias alternativas: revisão das instalações hidráulicas do prédio, a opção por um poço artesiano e um projeto de irrigação para o jardim, eliminando desperdícios de água.

Com relação aos condôminos, é necessário que haja uma constante comunicação e demonstração da necessidade emergente em se reduzir o consumo de água, cuidando para evitar desperdícios, como deixar torneiras abertas desnecessariamente.

Para quem tem gatos como animais de estimação, por exemplo, é interessante adquirir uma fonte de circulação de água, evitando deixar torneiras abertas para o pet tomar água.

O consumo de energia elétrica

As bombas de água e o elevador são os maiores responsáveis por esse gasto. Dependendo da localização do prédio, número de andares e a distância da rede de distribuição municipal de água, é possível eliminar as bombas para esse fim, por meio de uma canalização de água mais moderna.

Há também o consumo interno com lâmpadas nas áreas de circulação do condomínio. A substituição de lâmpadas comuns por lâmpadas de LED pode representar grande economia.

O telhado

O telhado é um ponto importante a se considerar, devido às transformações do clima do planeta e ao aumento de tempestades com alto volume de água. Rachaduras na fachada e calhas sujas ou mal dimensionadas para essa situação podem ocasionar infiltrações de água ou alagamentos, prejudicando o elevador e demais dependências. O ideal é que seja realizada uma manutenção preventiva programada.

Caso o telhado esteja muito velho, o melhor é substituí-lo, pois a manutenção gera gastos expressivos. A explicação para isso é que cada vez que um morador notificar anomalias ao seu porteiro, é obrigação do síndico mandar consertar.

Elevador

A reclamação é geral se o elevador estiver em manutenção. Todos pensam em sua comodidade, poucos se preocupam com as despesas. Afinal, muitos condôminos apenas procuram o síndico quando têm algo para reclamar.

Por isso, o ideal é que sejam realizadas manutenções preventivas dos elevadores, uma vez que manutenções corretivas, além de gerarem custos mais elevados, demandam mais tempo para sua realização.

Ações que podem auxiliar o síndico

A comunicação facilitada entre todos os moradores pode ser de grande utilidade. Possibilita que os condôminos tomem conhecimento sobre o Plano de Prevenção de Incêndio (PPCI), a manutenção dos extintores, o alarme de incêndio, a iluminação de emergência, entre outras questões.

Além disso, é preciso demonstrar a justificativa das despesas do condomínio e a possibilidade de fazer as pessoas entenderem a necessidade de trabalharem em conjunto para baixar a conta condominial ou criar um fundo de reserva suficiente para as manutenções preventivas.

O uso de apps pode abrir um caminho importante para a gestão participativa do condomínio. A comunicação direta entre síndico e moradores pode gerar oportunidades de ajeitar as pequenas desavenças. É a tecnologia chegando aos condomínios e facilitando a convivência entre a comunidade.

Gostou deste post? Então compartilhe-o nas suas redes sociais e faça com que mais pessoas saibam como diminuir as despesas no condomínio! Aproveite e faça download gratuito do nosso aplicativo.

Sobre Pedro

Pedro

Pedro é um entusiasta em busca da melhoria na qualidade de vida em condomínios! Adora estar antenado no dia a dia e adora compartilhar com os leitores suas experiências.

4 Comentários

  1. Avatar

    Bom dia. Gostei bastante deste artigo. Entretanto vale complementar que, por exemplo, um sistema de automação para os sistema de recalque de água pode gerar boa economia na conta de energia elétrica e de água. É possível evitar que a bomba seja acionada muitas vezes desnecessariamente.

    Podemos automatizar o “rodízio” entre as bombas de forma que os funcionários do edifício não precisem fazer as manobras de registros e chaves elétricas, economizando tempo desses funcionários e danos por possíveis falhas humanas.

    Responder
  2. Avatar Maria Aparecida Amador Pereira

    muitobyeressante as explicações…. porem mmo um edifício sem tantas condições pode ser atualizados dentro do possível……

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *