Redes sociais na administração do condomínio: devo ou não usar?

Tempo de leitura: 3 minutos

 

O interfone e os encontros casuais no elevador ainda são excelentes instrumentos sociais que permitem a integração e o diálogo entre os moradores. Esse tipo de contato também é importante para quem é responsável pela administração de condomínios, não é mesmo?

Mas, com o impacto das redes sociais em nosso cotidiano, é seguro dizer que a comunicação predial também migrou para a plataforma digital — existindo, inclusive, aplicativos para síndicos lidarem melhor com o seu dia a dia.

Acontece que, como em qualquer setor que tenha enfrentado esse tipo de transformação, a aplicação dessas tecnologias na gerência do condomínio deve ser feita com muita cautela. Para tomar suas decisões de forma correta e ficar por dentro do assunto, confira agora mesmo o post incrível que preparamos para você!

A administração de condomínios pode ser digital

São inegáveis as facilidades propostas por sistemas, portais e outras ferramentas tecnológicas que já fazem parte de nossas vidas pessoais e profissionais.

Logo, é compreensível que esses recursos tenham invadido a sociedade de múltiplas maneiras. Muitas deles são vantajosos para a administração do condomínio. É possível, por exemplo:

  • Distribuir informações relevantes a todos os condôminos;

  • Gerar interações entre vizinhos, como um espaço para solicitações, informações, dúvidas e anúncios;

  • Estabelecer um canal de comunicação democrático, onde todos possam expor as suas opiniões.

Dessa maneira, as redes sociais devem ser utilizadas como uma ferramenta de comunicação, servindo como uma forma de esclarecimento em relação ao sistema de gestão de condomínio.

As redes sociais e a privacidade das informações

Todas as vantagens em relação às redes sociais podem se transformar em enormes armadilhas! Esse risco torna-se cada vez maior caso essas tecnologias sejam idealizadas para a administração do condomínio.

A explicação é simples: as redes sociais promovem uma exposição natural dos condôminos, seja com os compartilhamentos ou em virtude da eventual viralização de algum conteúdo.

E, em um segundo momento, por ser complicado manter a ordem e as boas relações, já que as discussões digitais podem declinar para as ofensas. Dificilmente, tudo aquilo que é dito nesse ambiente pode ser verdadeiramente comprovado, gerando contínuos problemas de comunicação.

Assim, usar exclusivamente as redes sociais na administração do condomínio não é uma boa ideia, ainda mais se levarmos em conta que outras pessoas podem visualizar os conteúdos, o que reduz o nível de segurança dos condôminos.

Sem falar que, por mais que elas sejam extremamente populares, ainda existem pessoas que não dominam essa tecnologia — algo que pode excluí-las de decisões importantes.

Aplicativos para a administração de condomínios

Se as redes sociais não servem para a administração do condomínio, por outro lado, outras ferramentas tecnológicas podem facilitar a comunicação entre o síndico e os moradores, e vice-versa.

Por isso, é importante investir em um canal direcionado de comunicação, no qual o síndico tenha à sua disposição todas as ferramentas fundamentais para fazer uma boa gestão.

Gostou do nosso post e deseja saber mais sobre o assunto? Então, entre em contato conosco para descobrir novas tecnologias que poderão auxiliá-lo na administração de condomínios!

 

Baixe o app Condlink.

Sobre Pedro

Pedro

Pedro é um entusiasta em busca da melhoria na qualidade de vida em condomínios! Adora estar antenado no dia a dia e adora compartilhar com os leitores suas experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *