5 dicas para manter uma gestão de condomínios transparente

Tempo de leitura: 3 minutos

Gerir um condomínio não é uma tarefa fácil. Administrar nosso dinheiro já é difícil, imagina cuidar e empregar bem o dinheiro dos nossos vizinhos. Esse ofício requer habilidade e muita transparência, para que a gestão de condomínios obtenha resultados satisfatórios para todos os moradores.

Neste post iremos ajudar a você síndico, de uma maneira simples e objetiva, a fazer uma boa gestão financeira no seu condomínio.

1- Objetividade na assembleia

Ninguém gosta de sair do seu apartamento para reunião da Assembleia e ficar lá por horas sem resolver muita coisa, sem direção e discutindo assuntos inúteis.

Durante a Assembleia é necessário foco, o sindico deve planejar uma pauta direta e objetiva, determinar depois que assuntos gerais sejam discutidos ao final da reunião. Isso ajuda otimizar o tempo, vai direto ao ponto a ser resolvido e não cria uma certa preguiça nos participantes para próxima reunião.

2- Usar tecnologias a seu favor

A organização na administração do condomínio será facilitada com a inserção da tecnologia em vários pontos.  As próprias reuniões de Assembleias poderão ser disponibilizadas em rede para moradores que não puderam comparecer.

A criação de um sistema para o condomínio onde os moradores terão acesso a regras, a emissão de novos boletos, orientações e  reservas de horários para uso das áreas em comum fará muita diferença.

A organização de documentos que são importantes para futura prestação de contas e muito mais pode ser simplificada pelo uso da tecnologia. Há diversas formas para se organizar e potencializar o trabalho com seu uso.

3- Ter o síndico sempre disponível

Não significa ter o síndico disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para ir até você, verificar os problemas e estar sempre presente. Porém, é necessário que o síndico esteja aberto e livre pra conversar.

Significa ter um e-mail onde os moradores podem manter uma boa comunicação com o síndico. Estar disposto a ouvir sempre, não necessariamente acatar tudo que é dito, mas ouvir sim, conversar sobre o assunto.

Só assim os moradores e funcionários sentirão confiança na administração e condução do síndico.

4- Apresentar os custos e gastos

Apresentar e disponibilizar a todos os custos gerados e os gastos realizados com as obras e manutenção do condomínio. Isso é essencial para boa gestão de condomínios, pois as pessoas precisam saber onde o dinheiro esta sendo empregado.

A transparência com o dinheiro dos moradores gera a confiança no trabalho do síndico, não só apresentando esses custos como esclarecendo as dúvidas que vierem a surgir e deixando disponível para cada apartamento um demonstrativo do assunto.

5- Priorizar a segurança

Um ponto crucial para todos os moradores de um condomínio, podemos afirmar, se trata da segurança. Quem não quer adentrar o prédio onde mora e sentir-se um pouco mais tranquilo porque este oferece segurança com qualidade?

A partir daí, investir em segurança faz toda diferença na a gestão de um bom síndico. Circuito de câmeras e TVs para acesso a todos os pontos do condomínio, manter a visibilidade da guarita para o porteiro, são parte de um investimento que garante muita tranquilidade.

Podemos citar também o treinamento para os funcionários quanto a um plano de abandono em caso de acidentes ou incêndio, bem como estarem os funcionários e síndicos aptos para prestação de primeiros socorros.

Portanto, traçando um planejamento a partir desses pontos, a gestão de condomínios pelo sindico vai se tornar uma tarefa mais objetiva e com muito mais resultados. Terá o profissionalismo desejado e satisfação dos moradores.

Tem interesse em conhecer mais sobre o assunto? Clique aqui e saiba mais sobre o síndico e os seus vizinhos!

 

Baixe o aplicativo Condlink.

Sobre Pedro

Pedro

Pedro é um entusiasta em busca da melhoria na qualidade de vida em condomínios! Adora estar antenado no dia a dia e adora compartilhar com os leitores suas experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *