Pragas no condomínio: dicas para evitar e cuidados com dedetizadoras

Tempo de leitura: 3 minutos

O trabalho do síndico na administração do condomínio pode ser mais complexo e cheio de responsabilidades do que se imagina.

Manter os moradores em segurança, além da ordem e do bom funcionamento de todos os equipamentos, envolve aspectos delicados como, por exemplo, realizar o controle periódico de pragas.

Este é um assunto sério na gestão do condomínio, pois infestações e dedetizações mal feitas, além do incômodo, podem trazer graves doenças aos condôminos.

Nesse post daremos dicas sobre como evitar o problema com as pragas e algumas orientações na escolha de boas dedetizadoras.

Quais são as pragas mais comuns?

Comumente chamadas de pragas urbanas, esses animais e insetos inconvenientes são atraídos pela busca de alimentos de fácil acesso.

As pragas mais comuns em condomínios são formigas, baratas, ratos e pombos que podem ameaçar a saúde dos moradores e trabalhadores, e ainda provocar danos aos imóveis

Os pombos, além do barulho e da sujeira, transmitem doenças pelas fezes, como toxoplasmose, salmonelose, dermatites e outras.

O contato com os pombos pode levar à cegueira, além de infecções nos pulmões e intestinos. Os lugares mais usados por pombos para fazer seus ninhos são os forros de telhados.

Há também as baratas que parecem sobreviver a tudo e se proliferam em uma rapidez assustadora. Essas pragas gostam especificamente de lugares como caixas de gordura, armários e vãos nas paredes e azulejos. O melhor horário para perceber sua presença é à noite, quando saem em busca de comida.

Por fim, os ratos são atraídos por todo o tipo de sujeira. As doenças por eles transmitidas vão além da conhecida leptospirose, e se extende a febre murina, peste bubônica, sarnas e alergias.

Como evitar pragas no condomínio.

É necessário que todos os moradores, funcionários e visitantes saibam que alguns descuidos convidam a companhia destes bichos indesejáveis. Todo o cuidado para evitá-los será bem vindo.

Por isso, há medidas a serem observadas para evitar uma infestação desses intrusos.

Se o que esses animais têm em comum é a busca por alimento e abrigo fácil, a primeira medida a ser tomada é cortar estes suprimentos.

Deve haver a conscientização dos moradores e funcionários para manter os locais sempre limpos, sem acúmulo de objetos e entulhos, recolher o lixo em locais fechados e respeitar fielmente a coleta do caminhão de lixo.

Avalie bem a empresa dedetizadora

A dedetização do condomínio deve ser realizada a cada seis meses, em média, e muitos síndicos têm dúvidas de como encontrar uma boa empresa de dedetização?

Um bom gestor ficará atento a certos pontos antes de contratar qualquer empresa.

Para não errar, essas dicas ajudarão na hora da escolha:

  • Verifique o tipo de combate e a forma de aplicação: se é no rodapé, diretamente no chão ou no telhado. O tipo de aplicação está ligado a cada tipo de praga;

  • a garantia da empresa não deve ser muito longa, pois isso não demonstra boa qualidade dos produtos;

  • a mistura do veneno deve ser feita na hora. Isso mostrará se os produtos são de qualidade ou não;

  • fique atento para o cheiro: venenos de qualidade geralmente não tem cheiro. Por isso, desconfie se o produto tiver um odor forte;

  • avise a empresa sobre a faixa etária dos moradores e informe a presença de crianças, idosos, alérgicos e animais de estimação, que são mais sensíveis a certos produtos.

Agora que você conhece um pouco mais sobre pragas no condomínio e como combatê-las contratando a empresa certa, será mais simples manter a saúde e a segurança dos seus vizinhos e funcionários.

Gostou do assunto de hoje? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades. Baixe também o app Condlink!

 

Sobre Pedro

Pedro

Pedro é um entusiasta em busca da melhoria na qualidade de vida em condomínios! Adora estar antenado no dia a dia e adora compartilhar com os leitores suas experiências.

2 Comentários

  1. Avatar

    Quando se fala em pragas pensa-se em baratas, moscas, mosquitos e ratos entre outros. Na verdade, o termo popular pragas refere-se aos animais sinantrópicos que são todos os animais multicelulares que em determinados locais ou momentos podem causar algum dano direto ou indireto à saúde humana. Artigo muito bom, parabéns!
    http://primededetizadora.com.br

    Responder
    1. Avatar

      Rodrigo, Que show! Obrigado por complementar dessa maneira nosso artigo! Isso só auxilia nossos leitores.

      Continue compartilhando seus conhecimentos conosco!

      Abraço!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *