Obras em condomínio: conheça as melhores práticas para executar

Tempo de leitura: 4 minutos

Obras em condomínio são estressantes tanto para quem executa, quanto para os vizinhos que têm que conviver com a nova rotina. Barulho, sujeira, elevador interditado, falta de cordialidade dos responsáveis pelo trabalho, tudo isso colabora para o desgaste das pessoas envolvidas. Afinal, o que pode ser feito para amenizar os transtornos? Veja aqui sugestões que irão te ajudar até a conclusão da obra!

Praticar a política da boa vizinhança

Sem dúvidas este é o melhor caminho para evitar possíveis desavenças. Após obter autorização legal e antes de iniciar a sua obra, comunique aos vizinhos e ao síndico o dia de início e os horários em que o trabalho se realizará e, se possível, apresente um cronograma de ações. Converse com os empregados da obra, instruindo-os a serem corteses com os vizinhos e com o síndico, evitando confrontos.

Se houver vizinhos com bebê em casa, é uma boa ideia dialogar sobre um acordo, estipulando o que seria melhor para vocês — por exemplo respeitar o sono do bebê, combinando horários para pausas no barulho da obra.

Vizinhos com horários incomuns, que trabalham parte da noite, por exemplo, dormem mais tarde e, por esse motivo, precisam acordar um pouco mais tarde. Após discorrerem sobre isso e considerarem o mais adequado, determine um novo horário para iniciar a obra de manhã.

Usar apropriadamente os elevadores

Quando é necessário interditar um dos elevadores do condomínio para realização da obra, é imprescindível alguns cuidados na hora de utilizá-lo.

Primeiramente, comunicar aos moradores e o síndico sobre o uso exclusivo do elevador para a obra evita futuras reclamações. Pode ser uma boa ideia combinar horários para entrega de materiais, assim, evita-se o uso do elevador o dia inteiro.

Para prevenir estragos, é indispensável usar o acolchoado na cabine, além de respeitar o limite de carga indicado dentro do elevador. Se precisar transportar itens muito pesados, a equipe de manutenção do elevador deve ser consultada previamente.

Os funcionários da obra devem garantir que restos de entulho e poeira não sejam descartados perto ou dentro do elevador, pois isso pode vir a danificar seus componentes. É essencial que, logo após o transporte de materiais, seja feita a limpeza do elevador, dando prioridade à soleira e ao pavimento.

Evitar mais poeira e sujeira

A poeira causada pela obra é um grande incômodo tanto para os vizinhos, quanto para quem realiza a obra. Além de trazer inconvenientes com a limpeza dos ambientes, pode até mesmo gerar problemas respiratórios.

É possível amenizar esse transtorno fechando janelas e saídas que dão acesso às áreas de circulação. Nos vãos embaixo das portas, pode-se usar flanelas úmidas. Dessa forma, o vento não circulará espalhando poeira pelos espaços. Lembre-se de que o ambiente não pode ser totalmente vedado, pois isso põe em risco a saúde dos trabalhadores.

Para a sujeira que chega até as áreas de circulação, é necessário ter um servente responsável por sempre limpar estes locais e também o local onde ocorre a obra, para garantir a saúde dos seus trabalhadores.

Amenizar o barulho

O barulho de obras em condomínio causa estresse e pode trazer conflitos entre vizinhos, mas existem maneiras de amenizar esse problema. Oriente os empregados da obra para que não cortem materiais — como peças de mármore por exemplo — dentro do condomínio. Isso evita barulho e poeira!

Um bom exemplo também é não usar marteletes — martelos elétricos que são usados para perfurar cerâmica e concreto.

Evitar transtornos após a conclusão da obra

Algumas vezes, a sua obra pode afetar a vizinhança, trazendo incômodos como trincos no gesso ou paredes, e prejuízos na rede hidráulica ou elétrica. O recomendável é que isso seja reparado o mais rápido possível para evitar conflitos.

Cuidar da limpeza do local e combinar com síndico e porteiro o descarte do entulho na conclusão do trabalho é imprescindível e de responsabilidade de quem realiza a obra no condomínio.

Você gostou das nossas sugestões para melhor executar sua obra? Então, continue em nosso blog e descubra 7 dicas para garantir acessibilidade em condomínios residenciais!

 

Baixe nosso aplicativo.

 

 

Sobre Pedro

Pedro

Pedro é um entusiasta em busca da melhoria na qualidade de vida em condomínios! Adora estar antenado no dia a dia e adora compartilhar com os leitores suas experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *