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Tempo de leitura: 3 minutos
Vender, ao contrário do que muitos imaginam não é uma arte, tampouco um dom. Vender é, acima de tudo, compreender o cliente, e entender sinceramente como seu produto ou serviço o ajudará a resolver o problema.
Segurança eletrônica? Controle de acesso automatizado? Circuito fechado de TV? Cercas elétricas? ou um Sistema de gerenciamento de condomínios? O que dentro do seu portfólio o cliente precisa e lhe ajudará com seu problema, é isso, e somente isso, que você deve oferecer.
Quando o cliente entra em contato com sua empresa, certamente já pesquisou sobre o assunto na internet, na concorrência e lhe deu a oportunidade de mostrar seus diferenciais. Portanto ser transparente lhe trará muitos pontos nessa corrida comercial.
Foi-se o tempo do vendedor com “boa lábia” que empurrava todos os produtos da carteira “guela a baixo” do pobre cliente desinformado!
Com isso em mente, hoje nosso Diretor Comercial Ivan Bermudes (ivan@condlink.com.br) apresentará 5 dicas que vão melhor a sua comunicação, mostrando como vender mais. Confira:
1. Tenha confiança ao falar
Acredite no seu conhecimento, transmita segurança a cada palavra dita. Conquiste o cliente não só pelas informações fornecidas, mas também pela credibilidade que passa. Se coloque como autoridade no assunto, e sem arrogância, demonstre que você “sabe do que está falando”!
Por isso, é fundamental dominar informações do seu mercado, do seu cliente, da concorrência e principalmente a respeito do produto comercializado.
Apresentar algumas pesquisas e estatísticas é uma das formas de obter a confiança do público. Não existe uma regra aqui. O importante é ter na ponta da língua todas as particularidades da do projeto a ser implementado, garantindo que o cliente compreenda o diferencial da marca e os benefícios do produto.
2. Use um vocabulário adequado
Enquanto alguns clientes preferem um tom de conversa mais simples e descontraído, outros não abrem mão de uma abordagem formal. Portanto, cabe ao vendedor entender o perfil do interlocutor e usar um vocabulário que seja compatível.
Essa estratégia fará com que surja naturalmente uma identificação com a empresa, o que facilitará o processo de vendas. Então, tenha cuidado redobrado com o vocabulário utilizado.
3. Preste atenção à linguagem corporal
O corpo também fala. Cruzar os braços, por exemplo, demonstra apreensão. Significa que a pessoa está se fechando ou até mesmo com medo. Já a gesticulação em excesso é sinônimo de agitação ou ainda de nervosismo.
Por isso, o vendedor precisa ter atenção em relação à postura. O ideal é manter a cabeça sempre levantada, demonstrando interesse pela conversa, e evitar a realização de movimentos bruscos.
4. Direcione o olhar
Uma comunicação eficaz não é feita só pelo ato de falar. A pessoa também deve saber escutar e, claro, manter os olhos no cliente, já que o desvio do olhar é encarado como insegurança.
Então, durante o diálogo, olhe diretamente para o cliente, de forma que a sua fala transmita uma boa sensação. Essa simples atitude garantirá pontos extras com o público, que perceberá honestidade no que está sendo dito.
5. Exerça a empatia
Para que o processo comunicativo surta o devido efeito, o vendedor precisa ter empatia pelo cliente. Afinal, nada melhor do que se colocar no lugar do outro para saber como tratar um assunto, tornando o entendimento mais simples e fácil.
Pense em você como um consumidor. Como você gostaria de ser tratado e como absorveria quando informação? Responda essas perguntas e, a partir de então, elabore uma argumentação melhor, que seja realmente atrativa para o cliente.
Acredite: a comunicação é uma forte aliada dos vendedores. Usando-a adequadamente é possível conseguir resultados expressivos, melhorando inclusive o rendimento da empresa.
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Parabéns pelo artigo, sensacional!
Ótimas dicas!
Abraços,
André
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Obrigado!! 🙂