Tempo de leitura: 1 minuto
O síndico é uma das pessoas mais importantes dentro de um condomínio. Ele precisa dar conta de todos os pepinos que surgem, como harmonia entre os vizinhos, garagem, áreas comuns, segurança, vazamentos e por aí vai.
Cabe ao síndico organizar toda a burocracia e papelada do condomínio. São muitas atribuições para uma função que exige paciência e dedicação de tempo empenhado em interesses coletivos.
Em meio a tantas obrigações e possíveis dores de cabeça, o que poucos sabem é que o síndico, além de deveres, também tem direitos. Síndico, você os conhece?
1- Férias
Síndico tem direito a férias sim. E quando ele se ausenta, quem assume a administração e demais funções do condomínio é o subsíndico, respondendo oficialmente pelas funções do síndico.
2- Remuneração
O síndico pode ter direito à remuneração se ela estiver prevista no regimento interno do condomínio, definido e votado por uma assembleia com os condôminos. O síndico também pode ficar isento da taxa de condomínio como uma forma de recompensa pelos serviços prestados. Mas nunca se esqueça: o síndico não é um funcionário do condomínio.
3- Não ter conhecimentos técnicos
Nenhum síndico é obrigado a ter conhecimentos técnicos sobre todas as áreas de gestão do condomínio.
4- Votar em assembleias
O síndico tem direito a voto nas assembleias e participar das decisões como os demais condôminos.
5- Ser inquilino, locatário, morador ou dono de apartamento
Para ser síndico de um condômino, a pessoa pode ser moradora ou não do local. Inquilinos, locatários, moradores e donos de apartamentos podem ser eleitos.
É importante alinhar todas essas questões em assembleia com os condôminos e registrar o que for decidido no regimento interno. Os direitos do síndico precisam ser preservados e podem ser discutidos por todos os moradores.
Baixe nosso aplicativo.
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.