4 segredos para evitar a inadimplência do condomínio

Tempo de leitura: 3 minutos

Para o bom funcionamento e manutenção de um prédio, o pagamento em dia da taxa de condomínio é essencial. Entretanto, por vários motivos, muitos condôminos atrasam a quitação da taxa mensal.

Em situações assim, torna-se necessário conhecer estratégias de como evitar a inadimplência no condomínio. No post de hoje, separamos algumas dicas certeiras para você fazer isso sem estresse ou constrangimentos. Quer saber mais? Continue a leitura!

Ofereça várias opções de pagamento

Boleto bancário, cartão de débito ou crédito, cheque, dinheiro… Há várias opções de pagamento disponíveis e, atualmente, as pessoas desejam cada vez mais a facilidade e a segurança proporcionada pelo internet banking.

Se você só aceita cheque e a maioria dos seus condôminos não trabalha com ele, por exemplo, isso poderá desencorajá-los e até desmotivá-los a ir ao banco, solicitar um talão e efetuar o pagamento da taxa de condomínio em dia.

Quando um morador se organiza para pagar em dia em uma forma de pagamento que você não aceita, é muito provável que ele não se reorganize antes do vencimento. Portanto, oferecer diversas opções de pagamento é uma das maneiras mais práticas e eficientes de evitar a inadimplência no condomínio.

Envie contas e boletos com antecedência

Nem sempre a inadimplência é resultado de desleixo ou má fé. Com a quantidade de tarefas diárias, tanto no trabalho quanto em casa, não é incomum que uma ou outra conta fique esquecida. 

Dessa forma, para evitar a inadimplência no condomínio, é interessante enviar contas ou boletos com antecedência para os moradores. Assim fica bem mais fácil de eles efetuarem o pagamento em dia e, caso isso não aconteça, você terá uma comprovação de que eles receberam o valor com antecedência.

Conscientize os moradores sobre a importância do pagamento

O pagamento da taxa de condomínio em dia é fundamental para a manutenção do edifício e de suas demandas, como gás, energia elétrica, funcionários, academia, piscina. Entretanto, muitos moradores ainda não refletiram sobre isso e não possuem a consciência de que a taxa de condomínio é muito mais do que uma obrigação, mas um pagamento importante e voltado inteiramente para o bem do seu lar. Que tal conscientizá-los sobre isso?

Deixe claro para os condôminos o que é realizado com o valor arrecadado a partir desse pagamento, explicando a necessidade da quitação em dia. Quando há atraso do pagamento do condomínio, os juros cobrados são de apenas 2%, um valor baixo, que muitos moradores não levam em consideração e, portanto, não se importam em pagar.

Se eles entenderem exatamente por que devem pagar a taxa de condomínio em dia, a inadimplência tende a diminuir.

Apresente um planejamento para os condôminos

Apresentar um planejamento para os próximos seguintes é interessante para deixar os condôminos previamente cientes sobre possíveis reajustes no valor da taxa de condomínio. Considere agendar uma assembleia.

Avisar sobre o aumento sem grandes explicações pode gerar atrasos e reclamações. Por outro lado, se os moradores entenderem os motivos do aumento, como a oferta de serviços adicionais, por exemplo, a situação fica mais fácil. Afinal, passamos por um período de aumentos constantes nas contas de luz e água, por exemplo, que influenciam na taxa de condomínio. Aproveite, também, para falar com eles sobre economia.

Você enfrenta muitos problemas com a inadimplência no seu condomínio? Tem experiências ou dicas para compartilhar conosco? Deixe seu comentário e troque ideias com nossos leitores!

 

Baixe nosso app.

Sobre Pedro

Pedro

Pedro é um entusiasta em busca da melhoria na qualidade de vida em condomínios! Adora estar antenado no dia a dia e adora compartilhar com os leitores suas experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *