Como melhorar a comunicação em meu condomínio? Descubra aqui!

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Todo gestor de residências sonha em ter menos dor de cabeça, realizar uma administração transparente, segura e satisfatória, melhorar o tempo da execução de suas tarefas e desenvolver, é claro, uma ótima comunicação com todos os condôminos.

Já dizia Jorge Ben Jor, “Eu vou chamar o síndico”, numa famosa canção. E não é de hoje que a pessoa que ocupa esse papel é reconhecida — por vezes até negativamente — como responsável pelas regras da boa convivência dentro de um condomínio.

A função de um síndico, na verdade, vai muito além de ser um bom administrador e executor de atividades: é preciso, primeiramente, saber se colocar no lugar do outro. Mas como melhorar a comunicação em seu condomínio? Descubra no post de hoje lendo as nossas 5 dicas!

1. Não seja ausente e indisponível  

Se algo der errado dentro do condomínio, muito provavelmente você, o síndico, será o responsável. Então, jamais deixe de atender às solicitações das pessoas, principalmente em situações urgentes. Fique sempre atento ao celular, às redes sociais e a todos os canais de comunicação. Dessa maneira, você estará a par das ocorrências e saberá como proceder mais rapidamente.

2. Não seja desorganizado

Uma encomenda ou correspondência não recebida pode se transformar em um verdadeiro caos. Não deixe as entregas dos moradores se acumularem nem ficarem dispersas, encaminhando-as ao destino final assim que possível. Faça o controle periódico de encomendas e busque descobrir o horário da chegada do correio, pois isso facilitará o seu trabalho e o da equipe de zeladores e porteiros, caso o seu condomínio possua uma.

3. Seja educado e saiba como melhorar a comunicação sem atritos

Como resolver a eterna briga pela vaga de garagem entre moradores sem tomar partido da situação ou ser rude? A melhor solução, nessa hora, é criar uma etiqueta de boa convivência entre você e os condôminos e determinar nela as soluções para os principais conflitos, como normas e condutas para a circulação de animais nos espaços comuns, a reserva da área de lazer, o horário e o local adequado para as crianças brincarem e, como não, a organização das vagas de garagem.

4. Não faça reuniões improdutivas

Tudo o que os moradores menos querem são reuniões intermináveis e improdutivas. O que acaba acontecendo é que a maioria das pessoas não comparecem nos encontros porque não querem participar delas ou porque realmente não podem, devido à rotina de trabalho, por exemplo.

Portanto, é importante definir encontros em horários diferenciados para conversar com aqueles que se ausentarem e, durante a reunião geral com presença da maioria dos moradores, seguir uma pauta de reunião objetiva e voltada ao coletivo. Afinal, boa parte das questões individuais podem ser resolvidas pessoalmente e especificamente com cada morador. 

5. Não seja avesso à tecnologia

Você já ouviu falar de condomínio virtual? Esse sistema pode facilitar a sua vida como síndico. A tecnologia é simples, funciona 24 horas por dia e tem forma de aplicativo.

Com o uso de uma ferramenta informatizada, você consegue criar rapidamente o cadastro de moradores, síndicos, fornecedores e funcionários terceirizados, tudo em um único ambiente.

Muito mais do que responder a comunicados por e-mail, Facebook ou Whatsapp, a ferramenta de condomínio virtual proporciona o aumento de segurança e o controle de atividades e promove a melhoria da comunicação.

Agora que você já descobriu como melhorar a comunicação em seu condomínio lendo todas as nossas dicas, comece já a mediar e resolver os conflitos com transparência, cordialidade e muito profissionalismo. Assim, os condôminos ficarão satisfeitos e o seu trabalho será mais proveitoso!

Gostou deste artigo ou conhece outras formas de como melhorar a comunicação em condomínios? Compartilhe com a gente as suas experiências e opiniões deixando um comentário no post!

 

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Sobre Pedro

Pedro

Pedro é um entusiasta em busca da melhoria na qualidade de vida em condomínios! Adora estar antenado no dia a dia e adora compartilhar com os leitores suas experiências.

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