Situações de emergência no condomínio: o que fazer?

Tempo de leitura: 3 minutos

Sendo grande ou pequeno, um condomínio deve estar preparado para situações de emergência que possam trazer prejuízos à sua estrutura física ou aos seus funcionários e moradores. Por envolver o convívio de muitas pessoas, essas situações podem ser mais comuns do que imaginamos.

Incêndios, vazamentos de gás, assaltos, brigas, desmaios, convulsões, entre outras questões requerem certa atenção e habilidades para que tudo acabe de melhor maneira possível.

Se você também tem dúvidas sobre como agir em determinadas situações emergenciais, não deixe de ler o post a seguir.

Invista em treinamentos especializados

Apesar de não ser uma obrigação contratar pessoas já qualificadas, o condomínio deve avaliar a possibilidade de capacitar os seus funcionários para a prestação de socorros. Os treinamentos normalmente têm duração de 40 horas e são prestados por profissionais especializados em segurança do trabalho e saúde.

Alguns temas importantes abordados são:

  • avaliação do estado de uma vítima;
  • emergências cardiorrespiratórias;
  • fraturas;
  • hemorragias;
  • incêndios e queimaduras;
  • transporte de acidentados, entre outros.

Dependendo do tamanho do condomínio (acima de 51 funcionários), pode ser necessária a formação da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), oferecendo cursos anuais sobre o tema para, ao menos, um de seus funcionários.

Não esqueça do kit de primeiros socorros

Possuir o material adequado à prestação dos primeiros socorros é uma norma estabelecida pelo Ministério do Trabalho (NR-07) para todos os estabelecimentos e, apesar de não haver uma legislação específica para condomínios, este pode ser subentendido como um local que necessita desse tipo de precaução.

Um kit básico deve apresentar, pelo menos: soro fisiológico, algodão, curativos, esparadrapo, luvas, gaze, tesoura sem ponta, ataduras, hastes de algodão flexíveis e um termômetro. Alguns locais optam ainda por incluir objetos como desfibrilador, colar cervical e prancha de imobilização como auxílio para o acidentado, enquanto se espera pelo resgate.

O síndico deve estar atento à presença do kit de primeiros socorros, para que esteja em local de fácil acesso e tenha seus produtos sempre renovados quando for preciso. Até porque ele responde pelo condomínio e, caso haja uma fiscalização, ele é quem será responsabilizado pelas falhas na prevenção de acidentes ou primeiros socorros.

Adote medidas para prevenção de situações de emergência

Evitar que alguns acidentes rotineiros possam acontecer é outra providência essencial a ser tomada devido à alta circulação de pessoas, principalmente crianças e idosos. Inclusive, existem empresas que realizam vistorias completas para identificar áreas de maior risco e sugerir melhorias.

Uma das medidas mais importantes é sinalizar todas as áreas possíveis, buscando informar as pessoas que circulam por ali. Todo cuidado é bem-vindo e maior atenção deve ser dada a situações como:

  • pisos escorregadios;
  • falta de iluminação;
  • escadas sem corrimão;
  • áreas de lazer e piscina;
  • locais com intenso trânsito de veículos, etc. 

Enfim, diversas fatalidades podem ser evitadas até que o socorro seja acionado e consiga chegar. Certamente, investir na segurança e melhor comunicação do condomínio é um benefício para todos os moradores.

Estar atento às situações de emergência nos condomínios é super importante para maior bem-estar e tranquilidade dos seus funcionários, moradores e visitantes. Gostou desse post? Deixe um comentário e compartilhe conosco a sua opinião!

 

Baixe o aplicativo Condlink.

Sobre Pedro

Pedro

Pedro é um entusiasta em busca da melhoria na qualidade de vida em condomínios! Adora estar antenado no dia a dia e adora compartilhar com os leitores suas experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *