Reunião de condomínio: como lidar com um morador insatisfeito?

Tempo de leitura: 3 minutos

Chegou o dia da reunião de condomínio e um grande desafio se apresenta: como lidar com aquele morador que sempre causa alvoroço, conflito e faz apenas reclamações? Quase sempre é a mesma pessoa e é necessário ter muita calma para contornar a situação e conduzir o encontro da melhor forma possível.

Para isso, reunimos neste artigo 5 dicas que vão ajudá-lo a lidar com essa questão e deixar a reunião mais leve. Quer conhecer nossas dicas? Então continue esta leitura!

Mantenha a calma

Antes de tudo, tenha calma. É nessas horas que você, como síndico, deve agir com inteligência emocional e não se deixar entrar na sintonia do morador problemático. Portanto, ouça a crítica com atenção, demonstrado toda tranquilidade possível.

Lembre-se de que é você quem comanda a assembleia. Suas atitudes e emoções são como um termômetro. Se você perder a calma, os outros moradores também perderão. 

Foque na resolução dos problemas

Para que a reunião seja eficaz, foque na resolução dos problemas apresentados, inclusive quando algum morador insatisfeito insistir em fazer críticas o tempo todo. Tudo bem que não é fácil ouvir reclamações, mas você deve ter em mente que é por meio delas que é possível conhecer os problemas e, assim, buscar soluções.

Não importa qual seja a gravidade do problema apresentado. Mostre-se focado em resolvê-lo e jamais ignore a opinião de alguém, mesmo que seja uma pessoa que sempre crie tumulto.

Agradeça a opinião 

Toda reunião de condomínio tem aquela pessoa que só faz reclamações, pouco se interessa em realmente ajudar e parece ter prazer em causar conflitos. Se existe uma forma de deixá-la sem graça, é agradecendo.

Isso mesmo! Agradeça a pessoa em questão por fazer a crítica com o objetivo de melhorar a administração do condomínio e a qualidade de vida das pessoas. Deixe claro que a opinião dela ajudará a todos e que é muito importante para a sua gestão. Com certeza essa atitude irá surpreender a pessoa e pode até inibi-la de se comportar da mesma forma nas próximas reuniões.

Demonstre interesse 

Pode ser muito difícil, mas mantenha o interesse diante das opiniões dos moradores insatisfeitos. Mesmo que pareça infundada, a crítica é uma oportunidade valiosa de entender o que o outro espera de você como gestor.

Sendo assim, anote as questões abordadas e coloque como pauta da próxima reunião um debate para encontrar soluções para as questões mencionadas. Encerre a reunião colocando-se à disposição de todos para discutir quaisquer assuntos relacionados ao condomínio. 

Não se abale

Não perca a postura nem se abale com o comportamento do outro. Mais uma vez, use sua inteligência emocional para não se deixar levar pelo descontrole alheio. E não leve nada para o lado pessoal. Por mais que alguns moradores não saibam diferenciar você do seu cargo como síndico, tenha isso muito claro dentro de você.

Agir dessa maneira evita estresse e principalmente indisposição com as pessoas que se relacionam com você. Além disso, ajudará a gerenciar melhor os ânimos durante as próximas reuniões.

E então, o que achou das nossas dicas? Você acredita que elas vão ajudá-lo a gerir melhor sua reunião de condomínio? Se você gostou desse texto, assine nossa newsletter e receba mais conteúdos como esse no seu e-mail!

 

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Sobre Pedro

Pedro

Pedro é um entusiasta em busca da melhoria na qualidade de vida em condomínios! Adora estar antenado no dia a dia e adora compartilhar com os leitores suas experiências.

4 Comentários

  1. Avatar Maria rocha

    Foi der síndica pela primeira vez.quais as propostas que devo falar para os moradores

    Responder

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