O que é sustentabilidade e como ela pode modernizar seu condomínio

Tempo de leitura: 4 minutos

O que é sustentabilidade e como ela pode modernizar seu condomínio

A base de uma comunidade – e de um planeta – saudável estão nos modelos de vida desenvolvidos em harmonia com o meio ambiente. No entanto, há muito o que ser feito e modificado nos hábitos que a maioria da população cultiva em seu dia a dia para que vivamos de maneira realmente sustentável. Mas afinal, o que é sustentabilidade? Como ela pode melhorar a qualidade de vida em uma residência? Buscando responder essas perguntas e orientar você na modernização ecológica do seu condomínio, reunimos, a seguir, algumas dicas que irão te ajudar a construir uma realidade mais “verde” e agradável para todos. Confira!

O que é sustentabilidade?

Sustentável, por definição, é tudo aquilo que tem condições para se manter ou conservar. Quando o assunto é o meio ambiente, sustentabilidade significa definir práticas e ações de maneira que as necessidades humanas sejam supridas sem que se comprometa as condições do planeta para as próximas gerações. Significa utilizar os bens naturais de maneira inteligente e econômica, utilizando os bens renováveis de forma que a natureza tenha tempo para repô-los e, os não renováveis, de maneira prudente e regrada, até que alternativas aos mesmos sejam desenvolvidas.

Na prática, simples mudanças de hábitos cotidianos já representam grandes conquistas e significativas melhoras na qualidade de vida e na economia financeira. Veja ideias sustentáveis que você pode implementar no seu condomínio:

Torne-se energeticamente eficiente

A economia de energia é basilar para um condomínio sustentável. Além da vantagem da redução drástica nas contas de luz, a economia de energia elétrica pode representar uma grande melhora na qualidade de vida dos moradores. Isso acontece, por exemplo, quando se valoriza e incentiva o aproveitamento de luz solar, o que torna os cômodos mais arejados e o ambiente mais seguro e alegre para todos. Outras susgestões:

  • Incentive janelas voltadas para o leste, de modo a aproveitar a luz solar matutina. Esta é mais branda e traz benefícios para a pele e saúde.

  • Implemente tetos solares. Dessa maneira banhos e pias não consumirão energia elétrica;

  • Substitua lâmpadas incandescentes pelas de LED ou fluorescente;

  • Faça um programa de conscientização para os moradores, incentivando a escolha de aparelhos mais econômicos, banhos mais curtos, retiradas de aparelhos das tomadas, etc.

Faça coleta seletiva

O excesso de lixo é um problema sério e a melhor maneira de combatê-lo é através da coleta seletiva. Veja algumas ideias:

  • Distribua pequenas lixeiras (com separação entre materiais) para todas as residências e tenha um local de fácil acesso para a deposição do lixo;

  • Distribua panfletos ou dê palestras sobre a maneira correta de se descartar lixos e como otimizar espaço nas lixeiras (dobrando caixas, por exemplo);  

  • Procure locais que recebam materiais para reciclagem e outros que não podem ser depositados em aterros comuns (como metais pesados).

Incentive a reciclagem

Outra maneira que ajuda – e muito- na redução de lixo é a reciclagem. Otimizando o aproveitamento de certos materiais o volume de dejetos em um condomínio pode ser reduzido expressivamente. Veja algumas dicas:

  • Utilize lixo orgânico para adubação da área verde e hortas;

  • Promova oficinas para a confecção de brinquedos e utilidades domésticas com materiais que seriam descartados (como garrafas pets e de vidro, caixas de leite, etc);

  • Faça um plano de incentivos, oferecendo descontos nas taxas do condomínio ou premiações para os moradores que mais colaborarem para a sustentabilidade do local. Você pode observar fatores como: taxa de utilização de água e energia per capita, nível de arborização, participação nas atividades de preservação ambiental, etc.

Arborize!  

Um local verde, com árvores e jardins é sempre agradável aos olhos, não é mesmo? Ademais, um ambiente arborizado melhora a qualidade do ar e incentiva atividades externas, omo caminhadas e a prática de exercícios físicos. Não é complicado deixar seu condomínio assim. Veja algumas dicas:

  • Plante árvores na fachada do condomínio, nas ruas e corredores e em outras áreas de recreação e convívio social;

  • Valorize, no plano de incentivos mencionado anteriormente, os moradores que cultivarem árvores, jardins, pomares e gramados.

E aí, agora que você já sabe o que é sustentabilidade e como implementá-la no seu condomínio, está animado para colocar nossas dicas em prática? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!

 

Baixe nosso aplicativo.

Sobre Pedro

Pedro

Pedro é um entusiasta em busca da melhoria na qualidade de vida em condomínios! Adora estar antenado no dia a dia e adora compartilhar com os leitores suas experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *