índice:
Tempo de leitura: 3 minutos
Muitas pessoas se perguntam: Será que consigo implantar o sistema de Portaria Remota em meu condomínio?
O serviço de Portaria à distancia – ou Portaria Remota, vai além do simples atendimento e controle de acesso. Ele necessita uma infraestrutura no condomínio para que a operação e monitoramento remoto não fiquem comprometidos.
Confira nesse post os ítens que devem ser verificados no condomínio antes da implantação de Portaria Remota:
Cerca perimetral e sua ligação com a Portaria Remota
Seu condomínio possui cerca elétrica perimetral instalada? Esta funcionando plenamente? Se sim, vale a pena interligar na central de monitoramento de alarmes para sua segurança. Sensores de presença também são bastante utilizados e fundamentais para a segurança de sua família;
Interfones são essenciais para a comunicação da Central e seu condomínio
Como esta o sistema de interfones do seu condomínio? Funcionam sempre? São muito antigos e precisam de manutenção corriqueira?
A interfonia liga a Central da portaria com os apartamentos e também os iterfones locais, sociais e portaria.
Veja com seu fornecedor as condições deste sistema e considere eventuais reparos para que seu condomínio não tenha falhas na comunicação com a central de Portaria Remota;
Portões: chave para sua segurança.
Quais as condições atuais dos portões das garagens e entradas de pedestres?
São novos? Apresentam muitos problemas? Eles são responsáveis pelo seu acesso ao condomínio e precisam estar em pleno funcionamento.
Além disso, verifique se seu condomínio já possui uma “clausura de acesso” (2 portões) para facilitar o acesso seguro ao seu condomínio e a atuação do serviço de Portaria Remota.
Nobreak e Geradores
Sabemos que no Brasil temos oscilações na rede elétrica e seu condomínio precisa estar preparado. É recomendada a a instalação de nobreaks no sistema de acesso e portões de seu condomínio.
Eles serão responsáveis por evitar quedas do sistema quando a energia apresentar inconsistências.
O uso de geradores podem garantir o bem estar e segurança dos condôminos durante longos períodos de falta de fornecimento de energia.
Demais instalações para a portaria remota:
Além dos itens acima, existem três links do condomínio com a central de monitoramento:
São eles: Transmissão de imagens (CFTV), Transmissão de voz (VoIP) e Controle de acesso (via cartões,tags, biometrias, etc).
1- CFTV – imagens:
Seu fornecedor de Portaria Remota irá avaliar sua estrutura física de câmeras e gravadores, podendo sugerir novas tecnologias ou aprimoramento da infraestrutura atual, garantindo imagens com qualidade na central e com backup de dados;
2- VoIP:
Uma vez revisada sua infraestrutura de interfonia, o integrador irá conectar seu condomínio à central de atendimento, podendo na maioria dos casos aproveitar o parque instalado e trocar apenas alguns equipamentos;
3- Acesso:
O serviço de Portaria Remota visa atender pessoas externas que acessam o condomínio, sendo prestadores de serviços e visitantes.
O ideal é que os moradores possuam livre acesso, a partir de equipamentos de segurança como biometrias, cartões de proximidades, tags veiculares, entre outras tecnologias.
O integrador fará uma avaliação da sua estrutura de equipamentos, vendo as condições e possibilidades de integração com o Software de controle e Portaria Remota. Esta é a parte fundamental e que exige maior atenção no projeto, exigindo um projeto bem feito com uma excelente infraestrutura física e cabeamento.
Com estas dicas, você estará mais preparado para certificar o perfil do seu condomínio para Portaria Remota, além de ter capacidade para avaliar boas propostas e futuros bom serviços!
Interessou? Então não deixe de consultar uma de nossas 35 revendas em todo o Brasil!
Baixe nosso aplicativo.