Conheça os diferenciais para sua operação de portaria remota

Tempo de leitura: 6 minutos

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Controlar a rotina de um condomínio e garantir a segurança e tranquilidade para os seus moradores, não é tarefa fácil. São diversas variáveis que acontecem diariamente, e com o modelo tradicional com porteiro físico, falhas humanas são inevitáveis.

Não é a toa que, com o avanço tecnológico, a operação de portaria remota se torne cada vez mais frequente e seja preferência dos síndicos e moradores de condomínios.

A operação de portaria remota como um aliado

O mercado imobiliário costuma ser muito resistente a mudanças, por mais que elas possam trazer muitas vantagens. Por este motivo, é importante mostrar de forma clara e eficaz o quanto esse modelo de serviço traz de benefícios para a gestão condominial e para os moradores.

É preciso montar uma apresentação que demonstre todos os ganhos que a sua operação de portaria remota trará para aquele potencial cliente. 

Se atente que não é a administradora que você precisa encantar: a decisão final vai ser tomada pelos moradores e síndicos, em sua assembleia para decidir sobre o tema. Portanto, são o corpo administrativo composto por moradores e síndicos, que precisa ser conquistado!

Então, para montar um modelo de negócio atrativo que vai garantir que o potencial cliente compre a sua ideia e aprove a operação, é necessário se atentar a alguns diferenciais que precisam ser colocados em pauta. Vamos lá:

1. Redução de custos para os condôminos

Um grande e atrativo diferencial para os moradores, é o quanto a sua operação de portaria remota vai conseguir reduzir os custos com o modelo tradicional de portaria.

Normalmente, os custos com pessoal são grandes, ainda mais para condomínios que oferecem o porteiro 24 horas. O gasto em folha se torna altíssimo, com pouca confiabilidade e sem a efetiva segurança que os moradores necessitam.

Com essa redução de pessoal e consequentemente o de custo, o condomínio poderá oferecer outras vantagens para os seus moradores, além de melhorar as infraestruturas do local e otimizar a segurança e qualidade de vida.

Mas, além disso, é importante ressaltar o quanto a operação de portaria remota vai trazer de mobilidade e autonomia para o condomínio, tirando um pouco do peso e preocupação do corpo administrativo.

Esse é um dos pontos chaves, que devem ser colocados na sua proposta e apresentação do modelo de portaria!

2. Preveja possíveis resistências dos moradores

Muitos moradores não entendem os benefícios da operação de portaria remota, pois temem a perda dos serviços prestados pela portaria aos moradores e acabam boicotando essa troca.

E esse receio é natural. Afinal, o porteiro é a central de comunicação principal do condomínio. É por ele que chegam as correspondências, aviso de visitas, controle de acessos e comunicação em tempo real de acontecimentos e situações diversas.

Para você investir nesse promissor mercado, é preciso compreender essas dores e questionamentos que podem e vão surgir nos moradores. Afinal, são eles que vão bater o martelo e aprovar a instalação da operação no condomínio. 

Então, monte seu planejamento mostrando de forma detalhada como a portaria virtual suprirá a retirada dessa figura. Não tenha receio em investir em mais tecnologias, como aplicativos, por exemplo.

Mostre a vantagem do seu modelo e como a tecnologia vai melhorar a segurança e facilitar o dia a dia dos moradores. É importante pautar também, como os demais serviços (como correspondência e controle de visitantes), ficam mais assertivos e menos burocráticos.

3. Formule um contrato claro e justo

Sem a figura do porteiro presente, a partir do momento que a sua operação de portaria remota estiver rodando e o seu telefone estiver ativo, toda e quaisquer situação ocorrida vai levar o morador a procurar a sua central.

Por esse motivo, é de fundamental importância que o contrato de prestação de serviço esteja muito bem formulado e claro para todas as partes. Dessa maneira, evita desgastes desnecessários entre o cliente e sua empresa.

Mas, ao elaborar esse documento, pense em agregar mais serviços, caso isso seja viavelmente possível. Afinal, o cliente pode ver um grande diferencial na sua empresa, uma vez que não está se limitando em fazer apenas mais do mesmo.

Então, partindo desse pensamento, que tal colocar também a garantia e manutenção em cima de certos equipamentos essenciais, como a cerca elétrica, portões e câmeras de segurança?

4. Fuja do reaproveitamento desnecessário de infraestrutura

Existem casos em que o condomínio quer implementar a portaria remota, encontra um parceiro adequado para fazer esta implantação e aprova em assembleia. Até ai, normal.

Porém, o cliente pode querer que você reaproveite a infraestrutura já presente no local. E nem sempre isso é viável ou vantajoso, especialmente para a sua empresa.

Afinal, os equipamentos já existentes podem estar velhos, quebrados e sem nenhuma garantia e/ou manutenção. Isso vai prejudicar seriamente a qualidade do seu serviço e a garantia de segurança ofertada.

É nesse momento que você não pode se preocupar com custos ou ter medo de passar a realidade para o cliente. Explique de forma clara que, para oferecer um serviço com a qualidade e confiabilidade desejada, é preciso ter o melhor equipamento e a infraestrutura mais atualizada possível.

E além disso, é de fundamental importância que você se atente ao projeto que será oferecido: conheça seu cliente, fazendo um estudo detalhado da sua realidade e necessidade. 

A partir desse estudo, construa um projeto próprio de segurança eletrônica para cada condomínio. Desenhe todos os acessos em 360°: entrada e saída de veículos, controle de saída e entrada de moradores, gestão eficaz do acesso de prestadores de serviço e visitantes.

É importante pautar também que a portaria remota pode oferecer ainda mais comodidade e controle para o condomínio. Áreas de lazer e comuns também podem ser controladas em tempo real, facilitando o cumprimento das regras e melhorando o conforto dos moradores.

Lembre-se que, quanto melhor o serviço prestado e o valor agregado, maiores são as chances de ter a renovação do contrato e mais: cliente satisfeito indica a sua empresa para outros clientes!

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Sobre Ivan Bermudes

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Ivan Bermudes é o Diretor Comercial da Condlink! Acelerado por natureza, focado a ajudar todos os parceiros Condlink a crescerem em conjunto. Levou a Condlink para mais de 13 Estados e não irá parar até levar o Condlink para seu condomínio!

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