O futuro do mercado de portaria remota

Tempo de leitura: 6 minutos

o futuro da portaria remota

Estamos presenciando a revolução industrial 4.0. E, esse futuro, é sobre as inovações tecnológicas e o quanto elas vão afetar cada dia mais a nossa rotina. Com o mercado de portaria remota, não poderia ser diferente.

De início, existe muita resistência e até um certo temor com essa transformação digital, que está se desenvolvendo a passos cada vez mais largos. Mas, vamos olhar para os benefícios que as novas tecnologias vão trazer para os condomínios e que serão um ótimo argumento de vendas?

A tecnologia e o mercado de portaria remota

Muitas administradoras acreditam em um senso comum de que a portaria remota vai apenas substituir o porteiro para abrir/fechar portões e controlar acesso dos moradores e visitantes.

Porém, essa é uma percepção equivocada e que pode ser facilmente contornada com bons argumentos e fatos que comprovam que o mercado de portaria remota pode, na verdade, fazer muito mais do que isso.

As novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas para o mercado imobiliário e, principalmente, o condominial, vão trazer muito mais conforto, segurança e mobilidade para os moradores, além de reduzir os custos das administradoras e melhorar o controle do condomínio.

Você consegue pensar como a transformação tecnológica vai mudar o futuro do mercado de portaria remota? Confira abaixo algumas das promessas desse futuro:

1 – Controle de acessos mais seguro e eficaz

Vamos começar com o básico que uma portaria remota oferece para o condomínio. Quando existe um porteiro, ele precisa controlar o acesso de veículos, visitantes e moradores, além de receber correspondências e fornecedores. Tudo ao mesmo tempo.

E, sobrecarga de trabalho ocasiona falhas humanas. Sendo assim, essas brechas são um grande risco para a segurança de todos, desde os moradores até os funcionários.

Por exemplo, um porteiro que precisa fazer o controle manual da entrada e saída de visitantes, acaba gerando um grande tempo de espera em horários de pico. A aglomeração de pessoas que precisam esperar nas dependências externas do local, acabam atraindo olhares indesejados de assaltantes.

Outro grande risco do modelo de portaria tradicional, é a entrada e saída de veículos. Como controlar se aquele veículo que está entrando, principalmente em horário de grande movimento, realmente está cadastrado e autorizado a entrar?

Com a tecnologia, isso é totalmente transformado

O mercado de portaria remota oferece diversas ferramentas eficazes para controlar todo e qualquer tipo de acesso ao condomínio. Existem os leitores biométricos, por tag e até QR Code.

Nos carros, podem ser instaladas as tags, da qual o sensor é instalado junto ao portão. Quando um carro se aproxima, todas as informações sobre ele e o ocupante são registradas automaticamente no sistema.

Já a entrada e saída de visitantes, pode ser controlada através do QR Code. O próprio morador, com o  seu aplicativo para celular, cadastra os dados do prestador de serviço ou da visita, que recebe um código de acesso único. Ao chegar, basta passar o mesmo no sensor, que o morador é avisado de sua chegada e a entrada é liberada.

2 – Maior segurança nas áreas de lazer

Outra grande dificuldade enfrentada pelos condomínios, é controlar o uso e acesso às áreas de lazer do condomínio, especialmente quando existem piscinas. Em um modelo tradicional, os condomínios não conseguem fazer o controle.

Já com a portaria remota, essa dor de cabeça pode ficar no passado. É bem simples: podem ser instaladas câmeras perto dos locais, além de sensores para acesso, como o biométrico ou por tag.

Dessa maneira, os dados do morador que acessou os locais ficam registrados, aumentando o controle e permitindo até cobrar eventuais danos ou desrespeito às regras do condomínio.

Mas, qual será o verdadeiro futuro do mercado de portaria remota?

Os itens que citamos acima, são serviços que já são oferecidos atualmente e oferecem muita vantagem para as administradoras e seus condomínios.

Porém, a portaria remota não vai se limitar apenas a fazer “mais do mesmo”. Algumas empresas já estão desenvolvendo novos serviços, que irão transformar totalmente a vida dos condôminos. Veja a seguir:

1 – Serviços diversos para os moradores

Vamos imaginar diversos cenários de um dia a dia rotineiro: o morador perdeu a chave de casa. Ele teria que sair e procurar um chaveiro, ou procurar incansavelmente um prestador que pudesse atendê-lo.

Outro morador percebeu que seu pneu está furado e não vai conseguir sair, precisa chamar um borracheiro ou acionar o seguro. Mais tempo perdido.

Uma moradora está enfrentando problemas com a parte hidráulica do seu apartamento, existe vazamento de água e ela está correndo atrás de um encanador para tentar resolver a situação.

Existem diversos outros casos que podemos colocar em pauta, sobre dificuldades que são enfrentadas diariamente pelos moradores. Eles ficam dependentes de prestadores externos, que podem demorar para resolver o problema, o que gera atraso e desgaste para o morador.

Agora, e se esses moradores tivessem um serviço de portaria remota, que permitisse a eles resolver tudo isso acionando a central pelo telefone, ou mesmo aplicativo?

Pois bem, esse é o futuro do mercado de portaria remota. Cada vez mais, empresas do setor estão desenvolvendo serviços pensando no bem-estar e facilidade do morador.

O mercado de portaria remota ofereceria muito além dos serviços de segurança e controle de acesso. Serviços de concierge vão ser o futuro da portaria virtual, que será como uma “mãe” para os moradores, oferecendo todas as facilidades que eles precisam, sem sair de casa.

2 – Central de facilities para os condomínios

Além das comodidades para os moradores, todo o condomínio vai ter uma central de serviços diversos de prontidão, para suprir toda e qualquer eventualidade.

Problemas com manutenção? A portaria remota vai acionar imediatamente o serviço que precisa ser prestado. Controle de fornecedores e prestadores de serviço? A portaria remota fará isso de forma autônoma.

Sendo assim, podemos afirmar que o futuro do mercado de portaria remota, é ser o coração do condomínio, controlando todos os processos e rotinas diárias.

Dessa maneira, a saúde, segurança e bem-estar dos moradores estará garantida, o que gera mais qualidade de vida e atrai novos moradores para o local. E aí, o que acha sobre esse grande futuro do mercado? Quer receber mais materiais exclusivos como esse? Assine agora mesmo nossa newsletter.

Sobre Ivan Bermudes

Avatar

Ivan Bermudes é o Diretor Comercial da Condlink! Acelerado por natureza, focado a ajudar todos os parceiros Condlink a crescerem em conjunto. Levou a Condlink para mais de 13 Estados e não irá parar até levar o Condlink para seu condomínio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *