Sistema de segurança: 3 dicas para manter o seu condomínio a salvo

Tempo de leitura: 3 minutos

Com o aumento preocupante dos índices de violência, principalmente, nas grandes cidades, as pessoas têm procurado todas as formas possíveis se manterem seguras. Muitas delas estão preferindo se mudar para condomínios, mas somente a mudança não garante tranquilidade o tempo todo. É preciso mais do que um bom sistema de segurança, como a boa comunicação entre os moradores, um trabalho ativo do síndico e uma relação próxima com a polícia local. Veja aqui 3 dicas preciosas que todos podem tomar para tornar seu condomínio sempre seguro

Contrate porteiros e zeladores confiáveis

É fundamental em um sistema de segurança ter porteiros e zeladores de extrema confiança. Sendo a última barreira para um desconhecido entrar no condomínio, é necessário que ele conheça todos os moradores, fique atento a qualquer atitude suspeita dentro do local ou nas imediações.

Além disso, é importante que ele não forneça dados pessoais de moradores a terceiros, verifique sempre a visita de qualquer prestador de serviços (cada condomínio tem suas regras), cheque sempre a movimentação de moradores, visitantes ou trabalhadores em geral, que estejam dentro do condomínio. Eles devem também estar atentos ao bom funcionamento de todos os itens de segurança relatando imediatamente ao síndico qualquer defeito ou avaria.

Tenha um síndico ativo e antenado

Mesmo em condomínios menores, uma boa atuação do síndico é fundamental. Entre as várias tarefas que cabem a ele, podemos citar a verificação constante de itens de segurança como câmeras e alarmes, checar os antecedentes de novos empregados, cuidar para a boa relação entre funcionários e moradores.

Além do mais, ele precisa ter contato com a vizinhança para que exista uma ajuda mútua com relação a informações sobre suspeitos, e, claro, ter um contato frequente com os moradores, para que sempre relatarem a ele e para outros moradores qualquer ideia que ajude no sistema de segurança do condomínio. Viver em um condomínio é com o viver em família, sendo assim, é fundamental ter suas regras, normas e uma boa comunicação no dia a dia.

Invista em internet e itens de segurança

A instalação de alguns itens é fundamental para tornar o sistema de segurança do condomínio mais eficiente. Os mais comuns são as câmeras de vídeo dentro e perto das entradas, portinhola para receber encomendas, alarme dentro de cada prédio, automatização de portas e portões, equipamentos de comunicação entre os vigilantes e porteiros, e dependendo da situação, a contratação de patrulhamento ostensivo e até cães de guarda.

Os aplicativos de internet feitos para a comunicação e informação entre moradores e funcionários pode ser de extrema valia para a segurança do condomínio, pois às vezes uma informação sobre um suspeito, por exemplo, que foi passada ao síndico e depois a polícia, pode evitar um problema muito maior na frente.

Com o aumento da violência, cada vez mais pessoas optam por morar em condomínios, principalmente, pelo sistema de segurança oferecido. No entanto, para garantir de verdade um bom sistema de segurança, além dos equipamentos básicos devemos ter todos os funcionários e moradores trabalhando em conjunto, e em contato frequente com a vizinhança, promovendo a tranquilidade dentro do condomínio e ao redor dele.

Se você gostou de nossas dicas de segurança, deixe seu comentário abaixo. Aproveite e faça download gratuito do app Condlink e conheça nosso sistema.

 

Sobre Pedro

Pedro

Pedro é um entusiasta em busca da melhoria na qualidade de vida em condomínios! Adora estar antenado no dia a dia e adora compartilhar com os leitores suas experiências.

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *