Como é o modelo comercial de Portaria Remota?

Tempo de leitura: 6 minutos

modelo comercial de portaria remota

Qual o modelo comercial de portaria remota mais eficiente? Qual estilo de venda mais assertivo para esse tipo de negócio e de qual maneira posso aplicá-lo?

Essas são apenas algumas das dúvidas dos empresários que buscam informações sobre esse novo conceito de portaria, que está crescendo não só no Brasil, como no mundo inteiro.

O mercado imobiliário é um dos nichos mais fechados e resistentes as inovações tecnológicas. Afinal, durante anos, o modelo tradicional e ortodoxo deu certo, portanto esses são os clientes mais difíceis de implantar novas tecnologias.

Mesmo quando elas trazem grandes vantagens, principalmente em questão de economia. No ramo condominial, é preciso ter estratégia assertiva para garantir o sucesso do seu produto. 

É preciso atenção em alguns pontos antes de montar o modelo comercial de portaria remota

Para montar uma ótima estratégia de vendas, é preciso conhecer profundamente o mercado em que se vai atuar e, principalmente, a persona do seu negócio. 

Além disso, nos condomínios, não basta apenas conquistar a administradora do empreendimento: é preciso convencer o síndico e seus moradores de que a sua solução é a melhor opção para eles. Visto isso, confira algumas dicas para você montar o modelo comercial de portaria remota ideal:

1 – Entenda que a técnica de venda precisa ser diferente

Na maioria dos negócios, a técnica de vendas mais utilizada é aquela agressiva, empurrando a força para o cliente que a determinada solução é a melhor que existe para o seu negócio.

Mas, infelizmente essa técnica, no nicho condominial, não será útil e te fará perder muitos negócios. Lembre-se de que a sua solução precisa ser apresentada para um mercado que tem muita resistência em mudar seus processos. 

Portanto, na hora de pensar no modelo comercial de portaria remota, desenhe detalhadamente um fluxo explicativo e consultivo do seu negócio. É importante deixar claro as soluções e vantagens que o seu serviço vai trazer não apenas para a administradora, mas principalmente para os moradores.

Não tenha medo de fazer várias reuniões com os seus potenciais clientes e sempre se coloque a disposição para apresentar a solução para o síndico e o conselho de moradores.

2 – Faça uma proposta atrativa e irrecusável

Parece redundância falar sobre esse tema, mas é importante reforçar esse ponto. Entenda que, toda grande mudança a ser feita no condomínio precisa passar por aprovação da assembleia.

Porém, um síndico só convoca os moradores para isso, com uma pauta de no mínimo três propostas significativas de mudanças. Então, na maioria das vezes, essa terceira proposta só está na pauta para preencher o assunto, não tendo muita importância. 

Portanto, é fundamental que a sua proposta seja a primeira a ser levada em discussão, pois, isso significa que ela é a pauta mais significativa para os condôminos.

Por isso, o síndico precisa estar alinhado com o modelo comercial de portaria remota e “comprando” a ideia, para poder defendê-la na assembleia.

3 – Foque em todas as soluções e vantagens do serviço de portaria remota

Se o seu modelo comercial de portaria remota for constituído apenas na substituição do porteiro, infelizmente ela vai falhar e não será atrativo para ninguém.

Estruture uma proposta que demonstre os maiores benefícios que esses serviços podem trazer para o condomínio e principalmente para os seus moradores.

Claro que, para a administradora, o ponto principal que vai pesar é o fato que a portaria remota pode diminuir, a longo prazo, os custos com folha de pessoal drasticamente. Além disso, externar esse controle para uma empresa especializada nisso.

Mas, pensando que o decisor final serão os síndicos e moradores, monte uma proposta explicativa e bem clara do que o seu produto vai entregar a eles:

  • Mais tecnologia, consequentemente mais segurança: melhora de sistemas de câmeras, instalação de controle biométrico para moradores, leitores de tags e QR Codes para o acesso automático de veículos e visitantes.
  • Melhor infraestrutura: os equipamentos existentes são atualizados e novamente instalados, cabeamento de rede e de telefonia também podem ser melhorados, para que o controle da portaria remota seja eficiente e a segurança mais elevada.
  • Menos burocracia e mais autonomia: o acesso de visitantes e/ou prestadores de serviço fica mais seguro e rápido, uma vez que o próprio morador pode cadastrá-lo e liberar seu acesso ao condomínio.

Estruture com antecedência todos os serviços que serão oferecidos e quais são as vantagens que eles trarão para o dia a dia do condomínio.

Mas, além do modelo comercial de portaria remota, monte um time campeão

O segredo do sucesso de todo produto é ter uma ótima equipe de vendas. Afinal, são eles que vão encantar possíveis clientes, levando-os a contratar o seu serviço. Não tem nenhum segredo para ter esse time, veja:

Tenha uma estratégia de venda estruturada e assertiva

Como mencionamos no começo do nosso conteúdo: é preciso lembrar da persona que o seu produto vai atender, então, não é qualquer estratégia que vai dar certo.

No momento de montar o modelo comercial de portaria remota, analise a abordagem certa, verifique se a apresentação do seu serviço está realmente atrativa e monte uma comunicação amigável e explicativa.

Conte com especialistas no mercado e no produto

Não adianta ser o melhor vendedor do mundo, se não souber a fundo sobre a persona e o produto que está sendo vendido. Por ser um serviço ainda muito novo aqui e que enfrenta certa resistência, a experiência nesse momento é fundamental.

Por isso, escolha profissionais que já trabalhem a algum tempo e realmente compreendam o que estão ofertando. Dessa maneira, ele saberá defender de forma clara as vantagens que os serviços de portaria remota trarão para o condomínio.

Ofereça qualidade técnica na venda

O vendedor precisa ter claro quais são as especificidades do produto e não oferecer o que não vai trazer benefícios para o cliente. 

É preciso que esse especialista entenda qual o melhor perfil de cliente para o produto que vai vender. E isso já precisa estar estruturado desde o início desse empreendimento. As administradoras de condomínios se conversam e são muito unidas, sendo assim, se houver uma venda errada para o cliente errado, isso pode prejudicar irreversivelmente o seu negócio.

Todos esses passos precisam ser cuidadosamente calculados e estrategicamente montados no seu modelo comercial de portaria remota. E, se você deseja um conteúdo mais completo sobre o tema, baixe o nosso e-book gratuito agora mesmo.

Sobre Ivan Bermudes

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Ivan Bermudes é o Diretor Comercial da Condlink! Acelerado por natureza, focado a ajudar todos os parceiros Condlink a crescerem em conjunto. Levou a Condlink para mais de 13 Estados e não irá parar até levar o Condlink para seu condomínio!

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