Conheça os principais serviços de portaria remota

Tempo de leitura: 6 minutos

serviços de portaria remota

Com a revolução digital batendo na porta, inovando diversos serviços e mercados, o ramo condominial não poderia ficar de fora. Hoje, por exemplo, existem diversos serviços de portaria remota disponíveis para condomínios que buscam automatizar os processos de forma segura e prática.

A tecnologia é uma grande aliada e oferece muitas vantagens, tais como a redução de custo com pessoal e o aumento na segurança e qualidade de vida para os moradores. Quer saber mais sobre o assunto? Leia o conteúdo até o final.

Mas, será que você já conhece todos os serviços de portaria remota?

Na visão de muitos, inclusive dos moradores, o porteiro é aquela pessoa responsável por abrir e fechar portões, liberando acesso de moradores e visitantes.

Mas, na realidade, ele possui muitas outras funções além destas que foram citadas. Portanto, na hora de planejar os serviços que serão disponibilizados, é necessário conhecer a fundo todos eles para conseguir entregar a melhor solução para o cliente.

Deste modo, unindo todas as informações e conhecendo os principais serviços de portaria remota, é possível desenvolver um produto que pode suprir todas as necessidades de um condomínio, com o melhor custo x benefício. 

Confira abaixo quais serviços de portaria remota podem ser oferecidos:

1 – Controlar a entrada e saída de veículos

Mesmo em condomínios de pequeno porte, a movimentação de veículos é constante e exige muita atenção e cautela. Ainda mais para os empreendimentos que possuem apenas um portão de acesso, seja para as entradas ou saídas.

Pode parecer o oposto, mas o desafio desse tipo de acesso é ainda maior. Isso porque, no mesmo portão podem entrar e sair carros simultaneamente. Imagine esse cenário em horários mais comuns de chegadas e/ou saídas?

Além disso, é preciso controlar o acesso de veículos de prestadores de serviços, tais como caminhões de mudança e de carga/descarga de materiais, móveis e outros itens. E, além disso, os moradores que fazem compras e chegam de táxi ou motoristas dos aplicativos? 

Com a portaria presencial, o porteiro precisa ficar atento a essa movimentação, o que, sem o auxílio da tecnologia, pode trazer graves falhas para a segurança dos moradores. 

Uma das grandes vantagens da portaria remota é a inserção do controle tecnológico sobre esse serviço. Para os moradores, é possível instalar tags ou QR Codes nos veículos, para que o controle de acesso seja maior com o auxílio da tecnologia.

Isso porque, com o uso dessas ferramentas, a abertura dos portões é feita automaticamente pelo software, que ao reconhecer o ID do veículo, libera o mesmo e registra o histórico.

Para os prestadores de serviço, o proprietário pode registrar através de aplicativos o cadastro da placa e informações sobre os prestadores, facilitando o controle.

2 – Controlar o acesso de visitantes

Quanto maior o condomínio, maior é a quantidade de visitantes e prestadores de serviço que acessam as dependências do mesmo. Sem o auxílio da tecnologia, o porteiro tem uma sobrecarga de trabalho: atender individualmente o visitante, registrar manualmente as informações do mesmo e ainda ter que ligar para o morador para autorizar a entrada.

Além de toda a burocracia e perda de tempo para ambos, essa rotina afeta a segurança dos moradores e também dos visitantes. 

Imagine um horário de fluxo intenso de visitantes, onde a espera pode ser longa e formar uma fila fora do condomínio. As chances de atrair a atenção indesejada de assaltantes é alta.

Além de ter o risco claro de, com o alto fluxo de entrada dessas pessoas, alguém que não foi identificado se aproveitar do caos para entrar nas dependências do condomínio.

Com os serviços de portaria remota e o auxílio das tecnologias, o próprio morador pode cadastrar as informações do visitante e/ou prestador de serviço e liberar para ele um QR Code, que é lido automaticamente pelo sensor instalado.

3 – Monitorar 24 horas

Em alguns condomínios, não existe portaria noturna, o que aumenta o risco para os moradores. Por esse motivo, talvez um dos serviços de portaria remota mais atrativos é o que tem como objetivo principal a segurança 24 horas.

Com ele, a central fica monitorando constantemente o local, através das câmeras e controles de entrada e saída de veículos e pessoas. Fora, é claro, o controle das cercas elétricas ou dos sensores nos muros ao redor do condomínio.

Dessa maneira, qualquer risco iminente pode ser identificado e a polícia acionada imediatamente, até sem a necessidade de intervenção humana como, por exemplo, através da instalação do botão de pânico. Caso o morador se sinta ameaçado, ele pode ativar essa função sem levantar suspeitas.

4 – Controlar as áreas de lazer

Um dos grandes desafios dos condomínios que oferecem áreas de lazer como piscinas, quadras e salão de festa, é o controle para que o acesso seja feito apenas por moradores. 

Com a instalação da portaria remota, esse controle é feito de forma simples, através da instalação de aparelhos de biometrias, tags ou QR Code. Além do controle através das câmeras, que podem ser instaladas ao redor.

Assim, as informações do acesso ficam registradas de forma detalhada, permitindo que o condomínio tenha uma gestão mais assertiva dessas áreas e inibindo que transgressões possam ser cometidas.

E o que uma empresa que deseja investir na portaria remota precisa se atentar?

Os serviços de portaria remota trazem muitos benefícios para os condomínios, tais como a redução de custos com pessoal, aumento da segurança e diminuição de burocracias.

Porém, para o empreendedor que deseja investir nessa área, é preciso planejamento e atenção com alguns pontos antes de entrar “de cabeça” no negócio. Confira:

#Investimento em um software de qualidade

Não existe inovação sem o investimento nas melhores e mais avançadas tecnologias do mercado. Portanto, é importante que o sistema utilizado para a oferta do serviço seja o mais atualizado e seguro possível. 

#Instalação ou modernização dos equipamentos do condomínio

Alguns clientes já possuem uma infraestrutura mínima de segurança. Porém, é preciso fazer uma avaliação nos equipamentos existentes, se vão suprir a necessidade e atender aos requisitos para o bom funcionamento do seu software.

Caso contrário, é preciso colocar no orçamento a troca de tudo que for necessário: infraestrutura de telefones, internet, câmeras, cabeamento, cercas elétricas etc. Mas, além desse update, vai ser necessário instalar equipamentos inexistentes: controle de biometria, leitura de tags e/ou QR Code.

#Oferecer o suporte presencial

Ter os serviços de portaria remota não exclui a necessidade de ofertar o suporte presencial para o cliente, ainda mais nos primeiros meses de implantação do novo modelo.

Além disso, é preciso ter em mente que, no começo, o acompanhamento físico é essencial para a instalação das novas tecnologias e bom funcionamento das mesmas.

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Sobre Ivan Bermudes

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Ivan Bermudes é o Diretor Comercial da Condlink! Acelerado por natureza, focado a ajudar todos os parceiros Condlink a crescerem em conjunto. Levou a Condlink para mais de 13 Estados e não irá parar até levar o Condlink para seu condomínio!

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