Descubra como otimizar as contas do condomínio

Tempo de leitura: 3 minutos

Otimizar as contas do condomínio é uma tarefa considerada difícil e distante da realidade de muitos síndicos. No entanto, com algumas estratégias simples e práticas, é possível reduzir o desperdício dos recursos disponíveis e formar uma reserva financeira importante para investir na manutenção e melhorias do condomínio.

Ainda não conhece? Descubra agora mesmo as técnicas de como otimizar as contas do condomínio sem ter que se esforçar tanto!

1. Cuidado com produtos e serviços muito baratos

Quando as contas andam no limite, é comum dar prioridade aos produtos e serviços de menor preço.

No início, a sensação de economia pode até ser real, mas as consequências de comprar um produto ou serviço de qualidade inferior podem fazer com que os gastos aumentem muito no futuro.

O ideal é, antes de escolher o melhor preço, pesquisar por referências da empresa no mercado. A internet oferece muita informação desse tipo nas redes sociais, blogs, fóruns, etc.

2. Alerte sobre o uso indevido dos elevadores

Eduque os moradores a solicitarem apenas um elevador quando precisarem deles. De preferência o que estiver mais próximo do seu andar. Respeitar a capacidade máxima de peso também é importante.

Nas contas do condomínio, essas medidas contribuirão para a redução do consumo de energia e redução do índice de defeitos dos elevadores.

3. Terceirize os serviços menos essenciais

Terceirizar algumas tarefas como a contratação de porteiros, treinamento de funcionários e sistemas de segurança pode ser mais barato para as contas do condomínio e, de quebra, agregar um serviço de melhor qualidade.

No entanto, certifique-se de que realmente a terceirização será uma vantagem. Caso contrário, é possível adotar outros meios de economia e eficiência.

4. Desative um ou mais elevadores

Se o condomínio tiver mais de um elevador, é apropriado desligar alguns em horários de baixo fluxo de pessoas no condomínio. Períodos noturnos e dias de domingo e feriados são ideais para colocar essa estratégia em prática.

A economia de energia e de gastos com manutenções pode ser gigantesca para as contas do condomínio.

5. Faça uma boa gestão financeira

Organize um fluxo de caixa e planeje o orçamento realizando compras e pagamentos baseados nas projeções de receitas e despesas futuras.

Faça compras de forma consciente e adequadas às necessidades atuais, agendando os pagamentos das contas do condomínio para os dias de vencimento contratados.

Pode parecer que não, mas essas estratégias reduzem consideravelmente os custos com juros e multas por atraso.

6. Estimule o uso das escadas

As escadas não foram feitas somente para o uso em casos de emergência. Além de exercícios físicos, subir e descer escadas contribui para a redução do consumo de energia elétrica nos elevadores e reduza e necessidade de manutenção deles.

A saúde fica em dia e as contas do condomínio mais controladas.

7. Envolva todos no processo

Moradores e colaboradores devem ser conscientizados a reduzir o consumo de água e energia no condomínio. Para isso, demonstre, na prática, algumas vantagens que cada um pode ter ao fazer isso. Veja algumas dicas:

  • O condomínio pode receber melhorias;

  • Com melhorias, os imóveis tornam-se mais valorizados no mercado;

  • A responsabilidade social e ambiental é praticada, aumentando a valorização;

  • A taxa de condomínio pode sofrer reajustes menores.

Para melhorar o desempenho dessas dicas na prática, utilize um software de gestão adequado às necessidades do condomínio.

Além da automação de diversas tarefas, o síndico poderá ter maior controle sobre as contas do condomínio e dedicar mais tempo a gestão estratégica dele.

E aí, gostou das dicas? Siga a Condilink no Facebook, Linkedin e Youtube para ficar por dentro das novidades! Faça download gratuito do nosso aplicativo.

 

Sobre Pedro

Pedro

Pedro é um entusiasta em busca da melhoria na qualidade de vida em condomínios! Adora estar antenado no dia a dia e adora compartilhar com os leitores suas experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *