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A terceirização de serviços é uma decisão cada vez mais comum em empresas, indústrias e até mesmo nos condomínios. Os altos encargos trabalhistas e a necessidade de contratos mais flexíveis fazem com que algumas ocupações sejam terceirizadas, como é o caso de faxineiras, porteiros, jardineiros e manobristas. Apesar de ser uma solução bastante prática e efetiva, é possível cometer erros na terceirização, e eles podem custar muito caro para o bolso dos contratantes.
Se você está ponderando a contratação de serviços terceirizados para o seu condomínio, confira aqui alguns dos erros mais comuns que devem ser evitados a todo o custo:
1. Escolher pelo preço
Em tempos de crise econômica, é melhor não ficar gastando com serviços luxuosos e extravagantes. É necessário encontrar o melhor custo-benefício, e isso significa que nem só o preço do serviço deve conduzir a contratação.
A qualidade é muito importante. Estamos falando de profissionais que vão cuidar de funções estratégicas do condomínio, como segurança, apresentação e limpeza, por isso, se você escolher um serviço medíocre, provavelmente deixará todo o condomínio descontente e cheio de problemas internos.
Não escolha apenas pelo preço. Compare serviços, o atendimento, a oferta de produtos e formas de contrato e também a prestatividade da empresa em caso de problemas. Mesmo que se pague um pouco a mais, o ideal é ter um bom serviço.
2. Escolher apenas por indicação
É muito comum os síndicos trazerem indicações para dentro dos condomínios. Conversas com outros síndicos ou com especialistas pode ajudar a encontrar a melhor empresa, sem dúvidas, mas nem sempre a indicação de um amigo ou conhecido pode resultar em uma boa experiência. Pegue o nome da empresa indicada, procure por recomendações, avaliações e queixas na internet. Este pode ser um caminho para descobrir se as indicações são boas mesmo.
3. Superdimensionar o trabalho, subdimensionar a equipe
Alguns síndicos gostam de zelar pela imagem de “econômicos”, e isto pode gerar problemas como o citado no item 1. Mesmo que o síndico escolha uma boa empresa de serviços, existem aqueles que vão tentar contratar as menores equipes possíveis para economizar mais alguns reais.
O que acontece é que, em muitos casos, a redução da equipe gera cargas de trabalho impossíveis de serem cumpridas, acarretando um acúmulo de tarefas e atritos entre funcionários, a empresa e o condomínio.
4. Não observar os contratos de prestação
Contratos são documentos extremamente detalhados e com inúmeras cláusulas e restrições. Em muitos casos, clientes entram em conflito com as empresas contratadas por questões que estavam previstas em contrato, mas que não tiveram a devida atenção por parte do contratante. Este tipo de erro é primário e detona a relação com a empresa fornecedora dos serviços.
Preste bastante atenção aos contratos, caso não seja um grande entendedor do linguajar desses documentos, consulte um advogado e se informe sobre cada item.
5. Contratar empresa de condômino
Este tema é polêmico. Não existe nenhuma regra que diz que uma empresa pertencente a um condômino não possa prestar serviços ao condomínio, porém, este tipo de relação pode ser problemático e extrapolar a esfera profissional.
Fica mais difícil romper contratos, discutir os serviços e fazer reclamações, afinal, o dono da empresa está ali todos os dias. Evite esse tipo de constrangimento, até porque ele pode gerar pedidos esdrúxulos como a permuta do condomínio pela prestação do serviço.
Ao contratar serviços terceirizados, fique atento para não cometer os deslizes mencionados acima e certifique-se de que a empresa escolhida se encaixa dentro do perfil do condomínio e das expectativas de todos.
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