índice:
Tempo de leitura: 4 minutos
Imagine a cena: fim de expediente, trânsito caótico a caminho de casa e quando você chega ao seu prédio, sonhando com aquele banho relaxante, de repente tem mais um problema pela frente: uma discussão em plena garagem do condomínio.
E o pior: em razão de um motivo banal, como por exemplo, a bicicleta do seu filho que estava interferindo a vaga do seu vizinho. Diante dessas situações corriqueiras, há alternativas para evitar transtornos desnecessários, que muitas vezes acabam com o seu dia.
Como? É o que abordaremos neste post por meio de cinco dicas para você evitar brigas na garagem do condomínio. Vamos a elas!
1. Tenha uma convenção de regras
Não tem como disciplinar centenas de pessoas se não houver um manual de regras. Por isso, é imprescindível você criar um estatuto interno contendo deveres e direitos do condôminos, escrito de maneira clara e bem objetivo.
Neste manual poderão ser inseridos todos os detalhes sobre o que é permitido, respeito a lei do silêncio, uso do espaço de lazer, regras na garagem, como locais indicados para bicicletas, motos e automóveis, assim como a quantidade de vagas disponibilizadas por apartamentos, além de outros aspectos internos.
É importante ainda estabelecer quais são as funções do síndico e em que situações ele deve ser acionado. Outro ponto importante é convidar os condôminos a participar das decisões do prédio, estabelecendo datas pré-definidas sobre reuniões.
Distribua uma cópia para cada apartamento e sempre relembre alguns pontos relevantes por meio de uma divulgação nos elevadores ou por meio do e-mail dos condôminos!
2. Use a tecnologia
Muitas vezes, arranhões na lataria dos carros podem culminar em brigas intermináveis entre condôminos. Uma maneira de resolver a situação é com a instalação de câmeras, que certamente ajudarão a apontar os respectivos culpados.
Outra medida é introduzir um sistema de cadastro dos moradores e veículos autorizados a estacionar na garagem. Com isso, certamente muitos conflitos serão evitados, sem falar na segurança no controle da garagem.
O sistema evitará ainda que determinado morador tente entrar com mais carros do que seu apartamento disponibiliza de vagas, ou seja, dificilmente acontecerão discussões por este motivo.
3. Invista no diálogo
Quando você for acionado para resolver algum problema entre moradores do prédio, a dica é investir no diálogo acima de tudo, fato que contribui para um bom relacionamento.
Tenha calma e ouça os dois lados antes de tomar uma decisão. Busque testemunhas e analise imagens assim como a opinião dos funcionários. É preciso ainda manter um convívio saudável com todos os condôminos para evitar constantes conflitos.
É interessante estimular os moradores a se conhecerem e também disseminarem a política do bem viver. Afinal, todos dependem da harmonia interna para uma vida mais tranquila!
4. Monte uma equipe bem capacitada
Como os conflitos muitas vezes envolvem moradores e funcionários de empresas terceirizadas que prestam serviços nos prédios, é importante contar sempre com pessoas bem capacitadas.
Para isso, analise bem o histórico de determinada empresa antes de contratar o serviço, seja de limpeza, pintura, manutenções gerais, enfim, vale a pena conversar com os trabalhadores antes de iniciarem determinada atividade.
Afinal, isto evita não só conflitos como certos desrespeitos praticados constantemente, causando indignação e muitas reclamações.
5. Incentive a cultura da cooperação
Quanto mais a cultura da cooperação for incentivada em seu prédio, maiores serão as chances de evitar conflitos entre os moradores.
Isso porque todos estarão envolvidos na busca pelo bem-estar, agindo em prol da paz coletiva. Para isso, é importante criar programas que estimulem a participação de todos, como voltado à economia de água e energia elétrica, além da disposição correta do lixo orgânico e reciclável.
Ou seja, faça com que os condôminos valorizem todos os espaços do prédio, agindo como colaboradores, evitando conflitos que deixam o clima pesado e sem espaço para uma convivência saudável!
Depois de ler este artigo, veja cinco dicas para tornar o acesso da garagem do seu prédio mais seguro! Explore nossos conteúdos e fique bem informado!
Baixe nosso aplicativo.