Playground para crianças em condomínio: tire aqui suas dúvidas

Tempo de leitura: 3 minutos

O playground para crianças em um condomínio é uma ótima maneira de revitalizar a área de lazer e dedicar um espaço de diversão e entretenimento com segurança aos pequenos.

Contudo, a manutenção e os cuidados necessários com esse brinquedo podem trazer algumas dúvidas comuns para sua utilização. Para lhe ajudar a esclarecer elas, reunimos os principais temas envolvendo esse espaço. Confira!

Cuidados necessários com a areia do playground

O uso da areia no chão do playground é bastante comum para amortecer quedas caso alguma criança caia de cima do brinquedo, tropece, escorregue ao correr, etc.

Porém, é preciso ter bastante atenção porque esse tipo de material precisa estar extremamente seco e limpo, caso contrário, reunirá fungos e bactérias prejudiciais à saúde dos pequenos.

No mercado já é possível encontrar, inclusive, produtos específicos voltados para a esterilização dela e descontaminação de vermes, vírus e outros germes.

Outra alternativa é a substituição da areia comum por uma areia especial e atóxica que tem o mesmo efeito, porém é mais fácil e prática de higienizar e ajuda a repelir os felinos.

Manutenção do brinquedo

O playground para crianças é uma excelente escolha para a área de lazer do prédio não somente por promover um espaço de interação ao ar livre, mas porque é totalmente seguro e requer uma baixa manutenção.

É necessário apenas que seja feita uma vistoria diária ou periódica para averiguar possíveis objetos quebrados ou danificados, eventuais parafusos soltos ou farpas que podem machucar alguma criança. 

Além, é claro, de prevenir possíveis vandalizações no brinquedo e, claro, os desgastes naturais – como rachaduras, deterioração, ressecamento, etc – dos materiais usado em sua fabricação.

Regras para utilização do playground para crianças

Para garantir a preservação do playground para crianças e prevenir possíveis acidentes é fundamental que sejam estabelecidas algumas regras básicas para a utilização do brinquedo.

Para tanto, é preciso que você as leve para aprovação em assembleia com os demais condôminos. Uma vez aprovadas, algumas dessas normas podem incluir:

  • horário limite de uso, pois isso lhe permitirá saber em quais momentos o espaço está liberado para fazer manutenções e possíveis reparo.
  • limitação ao uso da área por crianças que estejam comendo ou portando alimentos em mãos, já que elas podem esquecê-los no ambiente ou na areia e os mesmos entrarem em estado de decomposição, o que pode atrair insetos e provocar odores desagradáveis.
  •  a necessidade dos menores estarem acompanhados por ao menos um adulto.

Qual material utilizar

​Uma dúvida comum quando se trata de playgrounds é qual a escolha mais indicada de material, já que há disponível no mercado uma variedade grande de opções.

Contudo, entre os modelos, aqueles com possuem estrutura de madeira plástica levam a melhor. E isso se deve a uma série de fatores como, por exemplo, a alta durabilidade e resistência aos raios solares e à chuva que eles possuem.

Outro motivo é que garantem mais segurança às crianças, pois não soltam farpas, não racham ou sofrem dilatações. Além disso, por não terem porosidades não dão margem ao aparecimento de fungos e bactérias nem empenam com o tempo.

E aí, sanou todas as suas dúvidas sobre playground para crianças? Então aproveite para investir nesse espaço prático e seguro para a diversão da garotada.

E se houver outras dúvidas não hesite em deixá-las nos comentários. Vamos adorar ajudá-lo! Faça download gratuito do nosso aplicativo.

Sobre Pedro

Pedro

Pedro é um entusiasta em busca da melhoria na qualidade de vida em condomínios! Adora estar antenado no dia a dia e adora compartilhar com os leitores suas experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *