O panorama atual da segurança em condomínio

Tempo de leitura: 3 minutos

 

Não é de hoje, infelizmente, a crescente criminalidade. O medo tem assolado não só as pessoas nas ruas, mas também em suas próprias casas.

A ideia de segurança em condomínio fechado sempre foi uma boa alternativa para quem tinha receio de não estar resguardado em casa. O fato de haver vários blocos de apartamentos juntos produzia essa sensação a mais de tranquilidade.

A situação não caminha bem quando a estatística mostra, por exemplo, que em Campinas (SP) os assaltos a condomínios crescem em 83%, segundo um levantamento realizado pela EPTV.

Sabendo que os condomínios não são mais sinônimos de proteção, há uma contínua busca por meios que os tornem mais protegidos desses constantes ataques. Com isso, as rotinas têm mudado e novos sistemas têm sido empregados na busca de melhor qualidade de vida.

Assaltos em todas as regiões

Talvez você acredite que em determinadas regiões os incidentes sejam em maior número que em outras. É difícil aceitar, mas a violência e os assaltos a condomínios já fazem parte da rotina de todas as regiões do país.

Além de Campinas, Nova Lima em Minas Gerais, por exemplo, também tem sido alvo de constantes invasões de condomínios fechados, principalmente durante o dia. Há poucos dias foi registrado o caso da mulher que assaltou um condomínio em São José dos Campos e furtou cerca de 200 mil reais.

Mudança na rotina dos moradores

Os moradores estão mudando sua rotina. Determinados a não passar mais por essa situação, os condôminos entram em acordo uns com os outros sobre certas questões úteis no dia a dia.

Ao chegarem duas pessoas desconhecidas à porta do bloco, cada uma entra com sua chave, a menos que a pessoa que vai visitar alguém chame pelo interfone. Se você não conhece o vizinho, pergunte que morador ele veio visitar e chame-o pelo interfone.

Outro ponto em que os moradores estão atentos é quanto aos funcionários contratados, isto é, empregados domésticos, diaristas, profissionais da manutenção precisam ser avaliados ou contratados por indicação para minimizar o perigo.

Aumento do sistema de portaria virtual

A solução que vem se destacando em meio a essa onda de assaltos que compromete a segurança em condomínio é a implantação do sistema de portaria virtual para proteção do patrimônio e das pessoas.

A portaria virtual se mostra eficiente em segurança e tem tranquilizado os moradores. O sistema é garantido por uma empresa especializada e tem padrão exigente de qualidade.

Para começar, a portaria virtual erradica de uma vez possíveis erros de funcionários, tendo o sistema informatizado. Não haverá funcionário na portaria dormindo ou ausente por estar executando outro trabalho no momento em que há moradores no portão.

Ademais, a maioria delas trabalha com biometria, o que faz com que a entrada no condomínio seja extremamente segura. Isso impede que uma pessoa não cadastrada entre no prédio sem autorização.

Câmeras para identificação de todos, abertura dos portões de forma remota e empresa de segurança pronta para o acionamento ao menor problema são o ideal.

Por fim, depois de avaliar o quadro geral dessa situação, convém se precaver da melhor forma possível para promover a segurança em condomínio. O investimento é válido para trazer um pouco mais de proteção a nós e a quem amamos.

Tem interesse em conhecer mais sobre a portaria virtual? Entre em contato conosco!

 

Baixe nosso aplicativo.

 

Sobre Pedro

Pedro

Pedro é um entusiasta em busca da melhoria na qualidade de vida em condomínios! Adora estar antenado no dia a dia e adora compartilhar com os leitores suas experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *