Orçamento anual de condomínios: Confira a importância dele!

Tempo de leitura: 3 minutos

O condomínio que você mora possui um orçamento anual bem definido? Ele possui margens seguras para possíveis imprevistos?

Se a resposta for não, saiba que você pode estar correndo sérios riscos financeiros, podendo arcar com despesas indesejadas.

No texto de hoje vou explicar sobre a importância do orçamento anual em condomínios. Ele é previsto em lei e fundamental para manter a saúde financeira do local onde você mora. Vamos falar também que um condomínio com estabilidade econômica é ótimo para a valorização do seu imóvel.

Verdadeiras empresas

Condomínios devem ser considerados empresas. Uma empresa onde mesmo não tendo a intenção de dar lucro, deve prever o não-prejuízo a seus “sócios” (condôminos).

Porém, muitas vezes condomínios ainda são administrados sem a devida estrutura e governança. E esses dois pontos somente podem ser implementados se existir um planejamento anual de gastos, ou em outras palavras, a elaboração de um orçamento anual, completo e eficaz.

Para que essa má administração não ocorra é necessário alertar o síndico, conselho e condôminos, a procurarem profissionais capacitados para elaborarem um orçamento condizente com a realidade financeira do condomínio, contemplando o plano de manutenções preventivas, verba para manutenções corretivas, fundo de reservas e melhorias de acordo com os itens votados em assembleias.

Somente assim é possível fazer um planejamento consistente e próximo à realidade, evitando surpresas. Já tratamos sobre assunto de finanças em condomínio aqui neste blog. Falamos sobre como a tecnologia facilita a administração de condomínios. Vale a pena dar uma conferida!

Orçamento anual inexistente

Existem condomínios que não fazem um orçamento anual baseado na projeção de gastos para o período. Eles realizam somente o rateio das despesas do mês anterior tornando o valor cobrado, junto aos moradores, ‘flutuante’ – diferente todo mês.

Este tipo de cobrança não está de acordo com a lei. Segundo o inciso 6 do artigo 1.348 do Código Civil, o síndico está obrigado a elaborar um orçamento anual. Fique atento também ao fundo de reserva. Ele é importante para situações emergenciais e deve ser utilizado somente nas opções descritas na convenção.

Fique atento ao planejamento

Em tempos de crise é importante que você fique atento ao orçamento do seu condomínio. Previsões orçamentárias apertadas costumam dar dor de cabeça, caso ocorra algum imprevisto. E quem pode arcar com tudo isso são os próprios condôminos. Um exemplo é a inadimplência. Caso ocorra atraso no pagamento da taxa de condomínio de uma parte dos moradores, as contas fixas, em um orçamento pequeno, podem atrasar.

Lembre-se que a boa gestão do condomínio pode ser fator decisivo para a valorização do seu imóvel.

Imprevistos acontecem

Todo mundo sabe que imprevistos podem ocorrer a qualquer momento. E isso não é diferente com um condomínio. Seja no reparo hidráulico, manutenção de elevadores e portaria remota, há a necessidade de contratar mão de obra especializada, pois não tem como dar o famoso ‘jeitinho’. Essas despesas, ou pelo menos uma previsão delas, também devem constar na previsão orçamentária do ano.

Não se esqueça de que elevadores possuem manutenção anual, jardins precisam ser cuidados quase que semanalmente e que a parte elétrica também precisa ser checada todo ano. Ao menos nestes três quesitos, você já pode ter uma base no cálculo desses valores.

Fique sabendo que existem ferramentas online que atendem estas necessidades de gestão de condomínio, e podem ser implantadas a um baixo custo. Além de outra solução, que já mencionamos, como a portaria remota.

Ainda possui alguma dúvida sobre este assunto? Deixe sua pergunta no campo logo abaixo.

Sobre Ivan Bermudes

Avatar

Ivan Bermudes é o Diretor Comercial da Condlink! Acelerado por natureza, focado a ajudar todos os parceiros Condlink a crescerem em conjunto. Levou a Condlink para mais de 13 Estados e não irá parar até levar o Condlink para seu condomínio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *