Como cuidar de um jardim do condomínio?

Tempo de leitura: 3 minutos

É indiscutível que um condomínio que possui um jardim bem cuidado chama muito mais atenção. Também é certo que o contrário acontece, porém, de forma negativa.

Ter um jardim bem cuidado fará com que o patrimônio seja valorizado, além de melhorar o local de convívio em comum dos moradores. Um espaço onde todos querem sentir um clima agradável, que um belo jardim traz.

Nesse post iremos mostrar alguns passos de como cuidar de um jardim e valorizar ainda mais o seu condomínio. Vejamos:

Um profissional para cuidar do local

Talvez você não queira ou não possa contratar um paisagista para cuidar do jardim do seu condomínio. Não é essencial que isso aconteça, mas ao menos que o responsável contratado, seja um jardineiro, o zelador, ou qualquer um que tenha certa vontade a habilidade com a natureza.

Isso é dito pois não se trata de jogar apenas água e terra, cortar aqui ou ali, e sim notar o crescimento, a textura viçosa da planta e verificar se ela está saudável ou não.

O jardim deve ser bem regado

Não entenda como bem regado a abundância de água todos os dias e todas as horas. Há uma sequência específica para cada período.

As plantas que estão expostas ao sol devem ser regadas em dias alternados da semana. É importante que o responsável por isso saiba sentir a planta, pois, assim saberá se deve usar mais ou menos água.

Os vãos internos não necessitam de tanta água como as plantas que estão ao sol. Já as plantas em lugares altos, necessitam de um pouco mais de água, pois estarão mais secas do que as outras por conta da circulação do vento.

Em dias de inverno ou tempo frio, a sequência de dias alternados não se faz necessária, sendo as plantas regadas com menos frequência.

Deve haver manutenção

Como cuidar de um jardim sem uma manutenção adequada? Impossível. A manutenção é peça importantíssima para que a beleza apareça cada vez mais. Alguns pontos devem ser fortemente observados.

As ervas daninhas vão aparecer e devem ser retiradas, elas comprometem a estrutura do jardim. Isso poderá ser feito pelo responsável com a mão ou mesmo com uma enxada.

Acrescentar novas plantas ao jardim é uma opção que deve ser analisada, uma vez que elas não crescem apenas para cima, mas para baixo também, ou seja, a raiz de certas plantas pode comprometer os prédios ao redor.

A manutenção do jardim do condomínio, independente da estação do ano, deve ser feita uma vez por mês.

Escolha as melhores plantas para seu condomínio

As seguintes plantas e flores, obviamente não obrigatórias para ter no jardim do seu condomínio, são apenas boas indicações de profissionais, que asseguram ser boas peças para condomínio. Ressaltando algumas que não são indicadas para esse jardim.

Em locais pequenos uses flores, uma vez que suas raízes não ocupam muito espaço. E uma dica que vai manter seu jardim sempre florido, é ter várias espécies de flores que floresçam em diversas estações do ano.

Para usar vasos, as mais indicadas são: buxinhos, fícus e eugenias.

Por fim, evite algumas árvores como: flamboyant, mangueira, palmeira e coqueiro anão. Não só as fortes raízes como as altas folhas, poderão atrapalhar os prédios.

Aqui estão alguns pontos importantes a serem avaliados na hora de planejar como cuidar de um jardim do condomínio. Além desses passos, os funcionários, e moradores também poderão contribuir não pisando na grama, não arrancando as flores e jogando lixo no lugar certo. Assim, estarão fazendo do jardim do condomínio um lindo lugar para o convívio de todos.

Gostou do nosso post de hoje? Ficou alguma dúvida sobre o tema? Deixe um comentário e compartilhe com a gente! Alem disso, faça download do app Condlink e conheça nosso serviço.

Sobre Pedro

Pedro

Pedro é um entusiasta em busca da melhoria na qualidade de vida em condomínios! Adora estar antenado no dia a dia e adora compartilhar com os leitores suas experiências.

2 Comentários

  1. Avatar

    Cuidar bem do jardim é fundamental, e precisa ter o acompanhamento correto, parabéns pelas dicas, ótima postagem!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *