Automatização de condomínio: entenda por que é interessante

Tempo de leitura: 3 minutos

Nos últimos anos, a oferta habitacional nas cidades vem crescendo bastante e, como consequência, nunca dividimos tanto espaço e recursos com outras famílias. Esse crescimento, refletido no número de condomínios no país, exige novas formas de gestão para alinhar segurança, conforto e economia. Nesse ponto, a automatização de condomínio tem um papel fundamental.

Afinal, a tecnologia está presente como aliada em todas as nossas mínimas ações cotidianas. Por isso, um bom gestor deve estar atento às inovações relativas à automação dos serviços para oferecer um serviço de qualidade. Esse tema tem ocupado um espaço cada vez maior nas feiras e convenções, brindando soluções criativas para melhorar a vida dos condôminos.

Quer saber as vantagens da automatização dos condomínios? Neste post vamos explicar por que ela é tão interessante!

Corte de despesas sem abrir mão da segurança

A despesa com funcionários costuma ser o principal gasto mensal fixo de um condomínio. Infelizmente, muitas vezes, nem mesmo a presença de um porteiro em período integral é capaz de evitar furtos e roubos. Desse modo, é necessário repensar a questão da segurança, e o investimento em tecnologia surge como uma excelente alternativa.

No mercado, já estão disponíveis equipamentos eletrônicos e softwares que alinham um alto padrão de segurança com uma folga financeira no fim do mês. Essa oferta inclui câmeras de segurança, portas automáticas para as garagens, interfones individuais, sistemas biométricos, iluminação setorizada.

Automatização da burocracia

Outro aspecto importante em que a automatização pode reduzir custos e trazer mais qualidade de serviços diz respeito às tarefas burocráticas e administrativas. Atualmente, existem plataformas digitais e programas de interface simples e amigável que permitem a prestação de contas diárias, na própria intranet do condomínio. Isso, claro, gera mais transparência à gestão.

Além disso, a automatização traz vantagens na busca por melhores prestadores de serviço, ao tornar possível a comparação de preços a partir de empresas terceirizadas. Isso desonera a folha mensal ao reduzir os encargos trabalhistas. Essas soluções automatizadas ainda permitem que o gestor visualize os principais gastos e possa, a partir daí, pensar em soluções para reduzi-los.

Soluções automatizadas e integradas numa central remota

Imagine chegar ao condomínio e apertar o controle remoto do portão de acesso. Esse controle abre o primeiro portão e, de forma instantânea, aciona a portaria remota em uma central de monitoramento, enquanto o segundo portão continua fechado.

Em seguida, por meio da biometria, o usuário é devidamente identificado e, de forma segura, a portaria remota autoriza a abertura do segundo portão, liberando a entrada do morador. O sistema biométrico impede que estranhos adentrem à área comum sem prévia autorização e é muito mais eficiente do que o sistema de chaves ou crachás magnéticos, que podem ser perdidos ou usados de forma indevida.

Na garagem, o condômino conta ainda com um aparelho telefônico, conectado de forma direta com a central as 24 horas do dia. Toda essa automatização remota garante a segurança de todos os moradores, bem como soluções ágeis e certeiras no caso de algum imprevisto. Afinal, essa central remota, por cuidar de vários condomínios, pode investir bastante nas principais alternativas existentes do mercado, garantindo uma modernização e um aperfeiçoamento constante.

Como o sistema é automatizado, aparelhos non-breaks garantem o seu pleno funcionamento mesmo em casos de interrupção no fornecimento de energia elétrica.

A tecnologia, como pudemos perceber, é uma aliada e tanto para proporcionar qualidade de vida, segurança e redução dos custos para os moradores. Por isso, a automatização de condomínios é cada vez mais comum e necessária. Gostou das nossas dicas? Então aproveite para saber mais sobre como funciona a portaria remota e baixe nosso aplicativo Condlink!

 

Sobre Pedro

Pedro

Pedro é um entusiasta em busca da melhoria na qualidade de vida em condomínios! Adora estar antenado no dia a dia e adora compartilhar com os leitores suas experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *