Como a tecnologia pode facilitar a implementação de sistemas de segurança

Tempo de leitura: 6 minutos

A tecnologia não só revolucionou as formas de comunicação como também contribuiu com o aprimoramento da gestão de empreendimentos e, claro, de imóveis.

Mas não é só isso. Desde que usada corretamente, ela é capaz, por exemplo, de melhorar substancialmente o controle interno dos condomínios, facilitando também a implementação de sistemas de segurança. 

Afinal, o país apresenta números exorbitantes quando o assunto é roubo e invasão domiciliar — não só em casas, mas também em apartamentos. Por isso, é importante pensar em estratégias capazes de proporcionar mais segurança

Interessou-se pelo assunto e quer saber como a tecnologia pode ajudar nesse aspecto? Continue, então, a leitura!

Proporcionando o monitoramento por câmeras 

Antes diferencial, hoje pré-requisito. Um condomínio que preza pela segurança deve instalar câmeras que permitam visualizar os diversos ambientes, incluindo elevadores.

Dessa forma, a porteiro e os demais responsáveis terão plena noção do que acontece em cada espaço. 

Vale destacar que, quanto mais sofisticada a câmera, melhor será o serviço de imagem, possibilitando inclusive que o acompanhamento seja feito até mesmo de outro estabelecimento, pela internet. 

Armazenando dados em nuvem

Não basta ter câmeras espalhadas por todo o território e não disponibilizar de um mecanismo efetivo que guarde todas as imagens, certo? É nesse cenário que a tecnologia apresenta um recurso eficaz, que é o armazenamento em nuvem. 

Tal método salva todos os arquivos necessários, de acordo com a programação feita no sistema. Assim, quando ocorrer uma situação suspeita ou estranha, haverá as devidas imagens para entender o que de fato aconteceu.

Nada complexo ou que demande procedimentos burocráticos. É preciso apenas selecionar o dia e procurar os horários nas gravações que ficam feitas em nuvem. O acesso, normalmente, se dá por meio de login e senha. Simples, mas eficiente!

Oferecendo o sistema de biometria

Não são raros os casos em que os condôminos reclamam que a portaria não tem o controle adequado dos visitantes.

Muitas pessoas entram sem ao menos ser identificadas, o que é extremamente perigoso. Aquele indivíduo que se passa por amigo ou conhecido, na verdade, pode ser alguém com más intenções. 

Esse quadro muda quando se adota o sistema de biometria. Com esse mecanismo, apenas as pessoas cadastradas têm acesso ao local.

Lembre-se que a digital de cada pessoa é única e por isso não há como ser copiada, fator que transmite mais confiança a tal metodologia.

Fornecendo controle remoto de alta tecnologia

Os marginais aprimoram cada vez mais suas técnicas. Eles não poupam esforços para conseguir cometer um crime. Por isso, é necessário pensar em todos os aspectos, certificando-se de que o ambiente realmente está seguro. 

É importante ressaltar a questão do controle remoto, que abre os portões de saída e entrada de veículos. Aqueles que são mais simples, como se pode imaginar, são clonados mais facilmente. Em contrapartida, os aparelhos desenvolvidos com alta tecnologia apresentam estrutura mais complexa, o que dificulta a cópia. 

Nesse aspecto, não há dúvida de que investir na tecnologia é o caminho correto para ter não só mais conforto, mas também confiança no local em que se vive. 

Disponibilizando um botão de pânico silencioso

Ao se deparar com uma situação anormal que aparentemente está fugindo do controle, seria útil ter uma espécie de botão de pânico, que alertasse a polícia, a portaria, bombeiros e até mesmo os demais condomínios, certo?

Então, saiba que essa é uma alternativa viável. Com o advento da tecnologia, hoje existe a possibilidade de instalar esse recurso. O botão, ao ser acionado, alerta a central de monitoramento, que funciona durante 24 horas. Ela, por sua vez, envia o comunicado às autoridades competentes. 

A partir disso, em questão de poucos minutos, um segurança ou uma pessoa enviada pela empresa contratada analisa a situação local e, se preciso, chama ajuda. 

O melhor de tudo é que o socorro chega sem fazer alarde, pois o mecanismo do botão de pânico é totalmente silencioso. Ele consiste em um equipamento discreto e que fica instalado em pontos estratégicos, não se misturando com a mobília do local. 

Instalando alarmes de vazamento e incêndio

O perigo não está apenas em fatores externos. Existe também a chance de acontecerem vazamentos — tanto de água quanto de gás — e incêndios, que, se não solucionados a tempo, podem virar um caos incontrolável.

A tecnologia, novamente, é uma forte aliada para evitar estragos. Os detectores e os sistemas de alarme, que podem ser personalizados de acordo com as necessidades do contratante, são fundamentais nesse contexto.

O alarme, quando disparado, é comunicado imediatamente ao número de cadastro por meio de uma simples ligação. Assim, o morador fica sabendo exatamente o que está acontecendo em sua residência.

Vale citar que o sistema pode ser controlado (ser ativado ou desativo) por meio do telefone, o que já é um benefício e tanto. 

Controlando o fluxo de correspondência

Em grandes condomínios, o fluxo de correspondência é expressivo. E nada mais sábio do que ter um software especializado para controlar esse setor, o que só é possível graças à tecnologia. 

Ao ter domínio das cartas e demais entregas, todo o local estará mais protegido. Além de tudo, os próprios moradores ficarão mais satisfeitos ao perceber que aqueles clássicos erros cometidos com a correspondência foram enfim solucionados. 

O fato é que a tecnologia pode realmente facilitar a implementação de sistemas de segurança. Utilizando adequadamente os aparatos tecnológicos, o condomínio terá metodologias aprimoradas, otimizando os processos e tornando mais efetiva a proteção do local e das pessoas. O resultado disso é um espaço mais confiável e harmonioso.

Além do mais, ao investir nesses aspectos, o condomínio será mais valorizado. Isso significa mais facilidade na locação ou até mesmo venda dos imóveis. Por isso, um bom síndico não hesitará em contratar serviços exclusivos, que tornarão o espaço muito mais protegido, diminuindo o índice de criminalidade interna. 

Agora é a sua vez! Conte para nós o que achou do conteúdo! Ele foi útil? Esclareceu as suas dúvidas? Fale também sobre as suas experiências no seu condomínio. Lá já existe algum desses recursos? Compartilhe conosco a sua opinião, enriquecendo o conteúdo!

 

Conheça nosso aplicativo.

Sobre Pedro

Pedro

Pedro é um entusiasta em busca da melhoria na qualidade de vida em condomínios! Adora estar antenado no dia a dia e adora compartilhar com os leitores suas experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *