Como escolher a melhor tecnologia para sua central de portaria remota

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Como escolher a melhor tecnologia para sua central de portaria remota

A central de portaria remota é uma das muitas transformações digitais que estão ganhando espaço e inovando o mercado imobiliário. 

Também, não é para menos: esse tipo de serviço oferece redução de custos do condomínio e ainda aumenta a segurança dos condôminos, melhorando a comodidade de todos. 

Logo, se você deseja empreender e investir nesse mercado de portaria remota, as chances de sucesso e de bons frutos são grandes, afinal, todos os nichos estão entendendo a importância da revolução tecnológica e seus benefícios.

O que é fundamental para a sua central de portaria remota?

Quando pensamos nesse modelo de negócio, o item que deve ser prioridade na sua lista é escolher as melhores e mais eficientes tecnologias, lembrando sempre do custo x benefício que precisa ser entregue ao cliente. 

Pensando nisso, algumas dúvidas devem permear durante a estruturação do seu planejamento estratégico. Qual o melhor sistema, a melhor infraestrutura, como escolher os equipamentos etc.

Para te ajudar a resolver esses pontos, colocamos algumas dicas práticas. Vamos conferir?

1. Estrutura da sua central de portaria remota

Um ponto que precisa ser prioridade no seu planejamento é a infraestrutura necessária para a sua central de portaria remota. Afinal, toda a rotina do condomínio vai ser controlada dentro da sua empresa.

Visto isso, um ponto crítico são os servidores. Afinal, são eles que vão suportar toda a estrutura de dados e as informações que serão gerenciadas a cada minuto. 

Uma infraestrutura interna de servidores, inicialmente, pode ser desvantagem e trazer custos desnecessários para o seu negócio. E isso é muito fácil de ser percebido.

Só a compra desses equipamentos já representam um alto investimento. Fora os custos com manutenção, resfriamento, pessoal especializado para controlar e manter os servidores funcionando 24 horas todos os dias. Fora que as licenças para funcionamento dos servidores são caríssimas. E não podemos esquecer das licenças para segurança e confiabilidade da estrutura. 

Tendo em mente que o negócio ainda está em seu momento inicial, que tal pensar na tecnologia em nuvem? Talvez, a maior inovação digital desse século, foi a invenção do armazenamento em nuvem.

Sem custos com equipamentos, licenças caras e segurança para a estrutura física, os servidores em nuvem entregam um custo x benefício incomparavelmente melhor que ter isso fisicamente na sua empresa.

Existem diversas empresas no mercado que oferecem a modalidade de armazenamento em nuvem, além de planos de acordo com a demanda e quantidade de dados necessárias. Conforme a sua necessidade for aumentando, é possível fazer upgrades para atender a demanda também.

Simples, prático, eficiente e, principalmente, seguro.

2. Ofereça a melhor comunicação para os moradores

Sem a figura do porteiro presente, os moradores podem se sentir inseguros e “abandonados”, pois perderam seu ponto focal de comunicação do condomínio.

Afinal, é o porteiro que se responsabiliza por receber correspondências, atender visitas e/ou prestadores de serviço e recebem as diversas solicitações referente aos ocorridos no dia a dia do condomínio.

Por isso, a segunda etapa é pensar em um software que ofereça muito mais do que a gestão da sua central de portaria remota. É fundamental considerar uma plataforma que ofereça integração com aplicativos para o condômino.

Afinal, os aplicativos de celulares são indispensáveis no cotidiano de todos nós. E na rotina dos moradores, também é um grande diferencial para escolher uma empresa de portaria remota. 

No aplicativo, é importante analisar algumas importantes funções: comunicação direta com a sua central de portaria remota, cadastro de visitantes e prestadores de serviço e a funcionalidade de QR Code.

Esse último pode otimizar e muito a rotina do condomínio. Afinal, o morador pode cadastrar um visitante no aplicativo, que gera automaticamente um código. Ao chegar, ele aproxima do leitor, que libera a entrada, registra o visitante e notifica o morador de sua chegada. 

Aqui também é importante frisar que empresas que oferecem serviços a partir do aplicativo, possuem grande vantagem das demais e não apenas na escolha inicial, mas garantem maior probabilidade de ter o contrato renovado com o condomínio.

Não se esqueça que, o condômino é o seu maior aliado, afinal, a decisão final de contratar um serviço ou renová-lo, parte deles. Quanto mais comodidade, segurança e facilidade for entregue aos moradores, mais satisfeitos eles ficam.

3. Escolha os melhores equipamentos

A última parte, porém, não menos importante, é avaliar os equipamentos que precisam ser instalados ou melhorados na infraestrutura do condomínio. Nesse momento, você precisa avaliar o custo x benefício e o que melhor se adequa ao projeto do negócio.

Por equipamentos, se entende tudo que uma portaria remota precisa para operacionalizar seu serviço: câmeras de segurança, sensores de QR Code ou de tags, leitores biométricos, estrutura de rede e cabeamento etc.

Para escolher esses itens, tenha em mente que toda e qualquer responsabilidade sobre eles, recai na sua empresa. Manutenção, falhas e boa conservação precisam estar no seu planejamento.

Por isso, além de avaliar se os equipamentos trazem a melhor tecnologia, garanta que eles são confiáveis para a sua central de portaria remota. Olhe a avaliação da marca e modelo, verifique qual sua capacidade de durabilidade e custos com manutenção. 

E antes de implantar em um cliente, faça um projeto-piloto na sua empresa. Teste a infraestrutura, verifique possíveis falhas e erros que ela pode apresentar, valide o software e sua capacidade de gerenciar sua operação. 

Isso é fundamental, por um simples motivo: imagine que você resolva implantar tudo no cliente, sem testar antes. Isso quer dizer que, você vai ter que aprender a corrigir e entender as falhas, com o cliente já utilizando o serviço.

O cliente, com toda certeza, vai achar o seu serviço amador e a sua empresa ficará com o nome manchado no mercado, além de colocar os moradores em riscos de segurança. 

Portanto, antes de qualquer passo, teste e valide incansavelmente tudo internamente e não se esqueça de fazer sempre um projeto específico para cada tipo e tamanho de condomínio. Dessa maneira, a implantação será mais tranquila e o cliente ficará satisfeito.

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Sobre Ivan Bermudes

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Ivan Bermudes é o Diretor Comercial da Condlink! Acelerado por natureza, focado a ajudar todos os parceiros Condlink a crescerem em conjunto. Levou a Condlink para mais de 13 Estados e não irá parar até levar o Condlink para seu condomínio!

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