índice:
Tempo de leitura: 6 minutos
Com a crescente procura por Portaria Remota pelo mercado, empresas de segurança eletrônica e controle de acesso condominial buscam cada vez mais uma solução de baixo custo e qualidade para atender melhor seus novos clientes.
E, com isso, surgem dúvidas frequentes, como, por exemplo:
O que é uma central de portaria remota?
Todos conhecemos o tradicional modelo de portaria: um porteiro, que precisa executar diversas atividades em um só dia: controle de acesso de visitantes/prestadores de serviço; controle da entrada e saída de veículos; recebimento de correspondências; atendimento a moradores e muito mais.
Porém, esse jeito de se cuidar da rotina de um condomínio está ficando cada vez mais defasada e nem um pouco segura. Afinal, sobrecarga de trabalho aumenta a chance de erros humanos e falhas graves de segurança, o que arrisca a vida não só do porteiro, como de todos moradores.
Com o desenvolvimento de ferramentas cada vez mais tecnológicas, um novo modelo surgiu: a central de portaria remota. Mas, o que isso representa? Como funciona?
De forma resumida e bem simples, a portaria remota funciona da mesma maneira que a presencial. Porém, em vez do porteiro estar ali, na guarita, ele está em uma sala equipada com a mais alta tecnologia. Nela, o funcionário controla em tempo real os acessos, câmeras de segurança e a circulação de pessoas no condomínio.
Além disso, esse tipo de serviço permite automatizar e facilitar o cotidiano dos moradores, através de novas tecnologias e facilidades para todos.
Como funciona uma central de portaria remota no condomínio?
Seu funcionamento é similar ao da portaria presencial: o funcionário controla os acessos de pedestres, além da entrada e saída de veículos. Tudo isso é realiza de forma online e dispensa a presença de um porteiro físico.
Para um bom funcionamento, é necessário que o serviço conte com equipamentos de alta qualidade e tecnologia, incluindo:
- Câmeras IP: São aparelhos que transmitem via imagem, em tempo real, todas as gravações realizadas.
- Sistema de leitura biométrica, TAG e QR Code: essas três tecnologias facilitam muito a rotina da central e ainda trazem comodidade e mais segurança aos moradores e visitantes.
- Portão com acesso remoto: é de fundamental importância que os portões permitam a abertura/fechamento remoto.
- Gerador próprio ou sistema nobreak: como a central precisa da internet constantemente para funcionar, o condomínio deve contar com um desses dois sistemas, para garantir que mesmo com falta de energia, a central continue funcionando.
Agora, vamos exemplificar de forma simples, como funciona em caso da chegada de um visitante e/ou prestador de serviço:
- O visitante toca o interfone, sendo atendido pela central de portaria remota;
- O funcionário avisa o morador, via interfone ou até mesmo pelo celular;
- O morador libera a entrada e pronto. Tudo isso é feito via internet, rápido e fácil.
Mas, isso pode ser ainda mais tecnológico: a empresa que controla a central, pode se integrar com aplicativos para condôminos. Dessa maneira, o próprio morador cadastra o visitante, liberando a ele um código QR para a sua visita.
Além disso, é de fundamental importância, que o morador enxergue o valor e vantagem da central de portaria remota. Afinal, são eles que vão dar o aval para ser implantado ou vetar a proposta.
Como montar uma central de portaria remota?
Você pode ser um especialista em segurança eletrônica, um empreendedor buscando este novo e crescente mercado, ou uma empresa consolidada no segmento querendo atender a nova demanda, não importa onde se encaixa, o certo é que você precisará levar os seguintes itens em consideração para dar seu próximo passo!
1- Operadores: Cada operador deverá ter em sua bancada um computador com telefone VoIP e uma boa infraestrutura de internet.
2- CFTV: Existem softwares de videomonitoramento para conectar as imagens do condomínio ao Software de controle de acesso. Se ainda tem dúvidas sobre qual o melhor equipamento usar, não se preocupe, aqui você encontra, o que na nossa opinião são os melhores hardwares do mercado!
3- VoIP: A integração VoIP da Condlink foi projetada para conectar os interfones do condomínio à central e a central aos interfones dos condôminos, sem realizar chamadas para telefones externos dos condôminos.
Você pode trabalhar com a tecnologia VoIP de duas formas:
- Desenvolvendo a própria aplicação baseada em Elastix ou Asterisk. Você irá desenvolver um servidor próprio para o gerenciamento do VoIP, interligando sua central com os interfones dos condomínios (portaria e unidades) com um técnico interno ou algum parceiro local de VoIP;
- Contratar um gerenciamento de VoIP na nuvem (temos um parceiro homologado). Desta forma, seu técnico irá avaliar toda estrutura de interfones do condomínio, conectando os interfones VoIP a rede web e os interfones comuns através de adaptador IP para interfones analógicos.
4- Acesso: Você precisa entender como sua cidade costuma trabalhar para os acessos de pedestres (cartões de proximidade, biometrias) e veículos (cartões, tag´s veiculares ou controles).
Após esta definição, você poderá verificar na lista de equipamentos dos fabricantes homologados Condlink a combinação que mais adequa a sua necessidade e em seguida seguir as tratativas comerciais com cada fabricante. Precisa de uma ajuda para isso? entre em contato conosco!
- Outra opção recomendada e mais econômica: Contratar 02 links de internet em cada cliente, com a melhor estrutura disponível.
6- Nobreak e Gerador: Dimensione um nobreak e um gerador para a quantidade de equipamentos x horas que você deseja manter sua operação em casos de queda de internet na central. O mesmo para o condomínio.
8- Serviços de atendimento ao condomínio: Além de toda infraestrutura física descrita acima, é fundamental o serviço de atendimento local ao condomínio atendido. Este serviço poderá ser técnico para reparos, pronta resposta em casos de emergência e de contingencia operacional em dias de festas e eventos maiores. O tempo para este atendimento deverá estar exposto em contrato com seus clientes.
Com estas informações, você poderá falar conosco para montar um projeto piloto em sua central, simulando o funcionamento de um condomínio na sua base, validando a tecnologia e utilizando de showroom para seus clientes!
Esta etapa é recomendada para que você chegue ao mercado com propriedade, infraestrutura e pronto para prestar o melhor serviço de Portaria Remota aos seus clientes!
Conheça o app Condink.
Link permanente
Exatamente o que procurava
Link permanente
Fico feliz que tenha gostado Lucas! Se tiver interesse, entre em contato através de nosso email contato@condlink.com.br para que possamos dar mais informações e ajudar no que precisa!