índice:
Tempo de leitura: 4 minutos
A tecnologia vem criando facilidades em todos os campos da atividade humana. Com as facilidades, em grande parte das vezes também chega à economia que os usos dos novos equipamentos e softwares permitem. Este é o caso da portaria remota, uma solução para condomínios que tem se espalhado pelo Brasil. Mas será que vale à pena mesmo investir nessa tecnologia? É essa resposta que vamos buscar nesse post. Acompanhe!
O que é?
A portaria remota é uma solução que integra os recursos dos tradicionais interfones com câmeras de vídeo e sensores perimetrais. Esse conjunto de equipamentos forma um sistema de monitoramento que é gerenciado por um software conectado via internet a uma central remota. Na central, funcionários treinados especificamente para aquela função atuam 24 horas por dia no controle de acesso de moradores, visitantes, entregadores e prestadores de serviços às dependências do condomínio. Assim, como se estivesse interagindo com um porteiro físico e sem perceber que está sendo atendida remotamente, a pessoa que chega à portaria aciona o interfone e conversa com um funcionário que está na central. Esse funcionário fará a liberação imediata das pessoas cadastradas para terem acesso livre ao edifício e que eventualmente não têm chaves. No caso de visitantes e prestadores de serviços, o funcionário fará a devida identificação e avisará ao morador que está sendo procurado da chegada da pessoa, só liberando o acesso se ele for devidamente autorizado. No caso de entregadores, normalmente a recepção das mercadorias é feita na portaria do prédio. As câmeras de vídeo, por sua vez, monitoram os perímetros e as dependências, incluindo garagens. As imagens são acompanhadas o tempo todo pelos funcionários da central, ao passo que os sensores são programados para detectar eventuais invasões e acionar um alarme que avisará a equipe de segurança sobre a ocorrência.
Economia
A economia que uma portaria remota oferece é bastante consistente. Afinal, o custo maior ocorre na instalação dos equipamentos que não existirem no local, uma vez que equipamentos pré-existentes – câmeras, interfones e sensores – podem ser aproveitados. Depois de o sistema ser instalado, a economia real é muito grande, uma vez que para monitorar uma portaria durante as 24 horas do dia seriam necessários pelo menos quatro porteiros em turnos de seis horas. Considerando as folgas e as faltas, esse número teria que ser de pelo menos seis funcionários, que geram altos custos com salários, benefícios e obrigações trabalhistas.
Segurança
Por melhor que seja um porteiro físico há sempre a possibilidade de falhas na segurança, que podem ser causadas pelo abandono do posto ou por distrações. Como a portaria remota é monitorada por uma equipe, essas falhas são praticamente eliminadas. Também cabe considerar que por mais que esteja em uma guarita bem estruturada, o porteiro físico é a parte mais vulnerável da portaria. Uma vez rendido ele pode dar acesso a todas as dependências de um prédio. Com a portaria remota os bandidos não terão como render o porteiro e essa possibilidade é eliminada. Ainda cabe considerar que com a evolução tecnológica, os equipamentos são continuamente aprimorados, o que também aprimora a qualidade da segurança no local monitorado.
Registro de tudo o que se passa no local
Além dos vídeos, a portaria remota registra todas as movimentações que ocorrem no edifício, inclusive de veículos e de pessoas que chegam o que saem. Assim, em caso de necessidade, fica fácil identificar pessoas ou detectar atitudes suspeitas.
Qualidade de atendimento
Além dos treinamentos de segurança, as equipes que atuam nas portarias remotas são treinadas para prestar um atendimento de alto nível ao público. Isso significa ganho em qualidade nas relações com as pessoas que acessam o local.
Dimensão da portaria
Todavia, é importante consultar um especialista para saber se a solução da portaria remota atende às necessidades do seu condomínio, uma vez que para locais com alto fluxo de pessoas ela pode não ser a solução ideal.
Interessou-se pela portaria virtual? Ficou com alguma dúvida? Conheça nossa solução e compartilhe sua opinião conosco nos comentários! Faça download gratuito do nosso aplicativo!
Link permanente
Tenho interesse na portaria virtual, porém atendem a cidade de Mogi das Cruzes? Caso seja possivel gostaria de orçamento tanto para a implantação como também para o atendimento mensal, para um edifício residencial de 22 apto.
Link permanente
Claudio, boa noite.
Em Mogi ainda não temos nenhum parceiro operando com a portaria remota. Assim que tivermos entraremos em contato com você.
Obrigado,
Link permanente
Olá, vocês já atendem a cidade de Caraguatatuba litoral norte de São Paulo?
Link permanente
Atendemos apenas com o software Condlink que seria o primeiro passo para a portaria remota! Mais informações nos mande no nosso email comercial@condlink.com.br
Link permanente
Sou o Síndico do Condomínio Picasso
Estamos localizados na cidade de Sete Lagoas – MG
Gostaria de saber, considerando que vocês estão estabelecidos
no Estado de São Paulo, se existe possibilidade deste atendimento
para a Portaria Remoto e a respectiva manutenção aqui em Minas Gerais ?
Link permanente
Nos envie um email para comercial@condlink.com.br que passaremos as informações! obrigado,
Link permanente
Vcs atendem aqui, em Itajaí/SC também? Meu condomínio tem 5 an, c/ 20 aptos. Não temos porteiro e nem guarita. Isso seria bem interessante!
Link permanente
Adriana, tudo bom?
Nossa empresa é especializada na criação e desenvolvimento do Software que gerencia a central de portaria remota e a conecta com seu condomínio (moradores, convidados, serviços).
Porém, por se tratar de um serviço baseado em Nuvem e comunicação via IP, não necessariamente a central de portaria remota necessita estar localizada na cidade do condomínio que atende.
Obrigado pelo contato! 🙂
Link permanente
Gostaria de saber como funciona o trabalho da equipe que faz o monitoramento das câmeras. No artigo o serviço propõe mais eficiência que a vigilância operada por porteiros tendo em vista que estes podem sair do posto de trabalho, ou cochilar etc., mas me questiono: há uma equipe responsável por cada condomínio ? Minha dúvida se deve ao fato de que a empresa presta serviço para vários condomínios, então, logicamente, como fará um serviço personalizado? Como estará monitorando o condomínio que resido com tantas outros clientes para atender?
Link permanente
Andressa, obrigado pelo contato e pela interessante interação conosco!
No mercado de portaria remota existem o que chamamos de boas práticas do setor. São processos baseados em estudos e resultados medidos no dia a dia de centrais de portaria remota.
Com ele, pode-se medir a eficiencia do atendimento de acordo com o número de condomínios, seus moradores, e média de interações em suas portarias que podem ser aplicados para cada pessoa na central.
Portanto o Serviço é personalizado sim, de acordo com processos de segurança e uso de tecnologia para aumentar a produtividade do atendimento.
Para isso você precisa escolher muito bem a empresa que fará a central de monitoramento para você e seu condomínio!