índice:
Tempo de leitura: 3 minutos
Diante da violência nas cidades, cada vez mais se faz necessário tomar algumas medidas efetivas para garantir a segurança dos moradores de condomínios. Uma das alternativas que está ganhando mais e mais espaço é a biometria.
A técnica utiliza as características físicas das pessoas para identificação. Desta forma, o seu corpo passa a ser a sua senha de acesso. Como cada ser humano no mundo tem um conjunto de traços únicos, a biometria se apresenta como um método muito seguro.
Como é usada nos condomínios?
A biometria é utilizada desde os tempos dos faraós no Egito antigo, quando se usavam características físicas das pessoas, como a cor dos olhos, para identificá-las. Entretanto, essa forma mais moderna que se expande hoje em dia é de tecnologia de ponta.
A técnica pode ser adotada utilizando-se leituras de impressão digital, face, voz, retina e até mesmo íris. Parece coisa de filme, mas com o aprimoramento da biometria, a tendência é de que os preços fiquem mais acessíveis e de que a cena de uma pessoa abrindo o portão de seu prédio com o próprio dedo, sem chaves nem cartões, fique cada vez mais comum.
Nos condomínios que possuem o sistema instalado, é possível gerenciar o acesso de moradores, empregados domésticos, visitantes, prestadores de serviço e, também, veículos na garagem.
Para que o sistema funcione, primeiro é preciso capturar uma amostra biométrica de cada morador individualmente (imagem da digital ou da íris do olho, por exemplo). Em seguida, as informações colhidas são padronizadas e armazenadas em um banco de dados no computador. Por fim, esses dados serão comparados no momento em que o morador tentar entrar em seu prédio. Com as informações compatíveis, sua entrada será liberada.
Quais as vantagens da tecnologia?
Praticidade e conveniência
É muito cômodo não precisar utilizar chaves, senhas nem cartões para entrar em casa. Chaves e cartões podem ser perdidos e copiados e senhas podem ser esquecidas. Na biometria, você só precisa do seu corpo, e ele estará com você por onde for.
Segurança
A técnica permite ao morador ter acesso aos registros das pessoas ligadas a ele que entraram no prédio e em quais horários ocorreu. O síndico também consegue checar os horários de entrada e saída dos funcionários do condomínio e de funcionários domésticos dos apartamentos.
Quais as desvantagens da biometria?
Possibilidade de fraudes
Apesar de ser um sistema muito seguro, a biometria não garante 100% de segurança. No caso da impressão digital, por exemplo, é possível falsificar o dedo com silicone, entre outras técnicas de fraude. Também existe a possibilidade de os dados serem falsificados ou alterados digitalmente.
Dificuldades
Já no caso do reconhecimento da íris, que é uma tecnologia até seis vezes mais segura do que o da impressão digital, o processo deixa de ser funcional se a pessoa tiver catarata.
Seja como for, o fato é que não existe uma técnica infalível. Os fraudadores sempre estarão inventando meios para driblar as novas tecnologias. Por isso, para potencializar a segurança dos moradores do condomínio, o ideal é que o síndico adote a biometria, implementando outros mecanismos de segurança, como monitoramento por câmeras, guarita blindada etc.
E você? Comente quais técnicas de segurança adota no seu prédio atualmente!
Baixe nosso app.