Carona amiga: saiba como implantá-la em seu condomínio

Tempo de leitura: 3 minutos

É possível incentivar o compartilhamento e fazer com o que o deslocamento para o trabalho ou para a escola seja mais agradável. Implantar o projeto Carona Amiga onde você mora é uma das maneiras de incentivar a reflexão sobre mobilidade urbana e sustentabilidade.

Esse tipo de ação não só contribui para o meio ambiente, já que haverá menos carros nas ruas, como ajuda no estreitamento dos laços de amizade entre os moradores.

Para os moradores que aderirem ao projeto, há outra vantagem bem significativa. Como um dos objetivos da Carona Amiga é compartilhar custos, os gastos com combustível e manutenção serão bem menores.

Nesse sentido, em uma época que qualquer economia faz muita diferença no final do mês, as chances do projeto deslanchar são grandes. Para te ajudar nessa tarefa, reunimos um passo a passo para que a implantação do projeto Carona Amiga seja um sucesso no seu condomínio. Confira!

Faça uma pesquisa para identificar o interesse

Não basta ter vontade de mudar a maneira como as pessoas se deslocam sem que os moradores demonstrem interesse. Por isso, dedique um tempo para realizar uma pesquisa e verificar se vale a pena levar o projeto adiante.

A pesquisa pode ser informal, como em um bate-papo com os moradores, ou por meio de comunicados por e-mail, por exemplo. Nessa etapa, é importante ressaltar que o projeto tem como objetivo melhorar a vida de cada morador do condomínio e que ninguém lucrará com isso.

Reúna o grupo de interessados

Mesmo que o número de moradores interessados seja pouco no início, o projeto pode e deve ser trabalhado. Afinal, caso a Carona Amiga dê certo, a propaganda “boca a boca” conquistará ainda mais adeptos.

Converse com os moradores e tente encontrar pontos em comum nos trajetos de cada um. Anotar os horários de saída também é importante, já que esse é um dos fatores que mais preocupa as pessoas que pegam carona. Atrasos não são bons, mesmo que a ação traga economia para os dois lados.

Divulgue as informações da Carona Amiga

Essa etapa é importante, porque fica mais fácil alinhar e divulgar as caronas disponíveis no condomínio. Mesmo quem não demonstrou interesse no começo pode mudar de ideia depois de ver que um vizinho faz um trajeto parecido com o seu todos os dias.

As informações podem ser repassadas via comunicados ou por meio de grupos formados no WhatsApp ou em redes sociais como o Facebook, por exemplo Para que o projeto vingue, é essencial que as pessoas vejam como todos podem se beneficiar ao oferecer ou pegar uma carona.

Mostre para os moradores aplicativos especializados

Utilizar ferramentas para agilizar processos também é uma maneira de implantar o projeto Carona Amiga. No mercado, existem vários aplicativos específicos que podem ajudar o morador a se deslocar gastando menos e contribuindo para o meio ambiente. Principalmente aqueles que precisam se deslocar com frequência para cidades do interior. Conheça nosso serviço, faça um download gratuito do nosso app Condlink.

O que achou das nossas dicas para implantar o projeto Carona Amiga no seu condomínio? Deixe uma mensagem caso tenha ficado com alguma dúvida sobre o assunto. Compartilhe também com a gente ideias que possam ajudar pessoas que desejam colocar em prática esse plano!

Sobre Pedro

Pedro

Pedro é um entusiasta em busca da melhoria na qualidade de vida em condomínios! Adora estar antenado no dia a dia e adora compartilhar com os leitores suas experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *