Rotina de limpeza no condomínio: aprenda como criar a sua

Tempo de leitura: 3 minutos

A limpeza é um dos principais fatores para manter um ambiente organizado. Afinal, sem ela a sujeira acumula, as coisas ficam fora de lugar e a rotina vira um caos. Se isso tudo acontece em residências, você já imaginou em um condomínio? Por isso, é importante estabelecer uma rotina de limpeza nesses locais. 

Mas, você sabe como criar essa rotina? A gente te explica: 

Conheça o perfil do condomínio

É um condomínio residencial? Tem muitas crianças? É empresarial? Repare que um local com muitas crianças e um apenas com adultos precisam de uma rotina de limpeza diferente um do outro. 

Feito isso, observe o que há ao redor e dentro do condomínio: rodovias muito poluídas, muitas árvores, enfim, observe tudo que pode afetar a limpeza do condomínio. 

Anote as necessidades de limpeza

Todas! Vá observando cada área e anotando o que precisa ser limpo (madeira, piso, parede, corrimão) e os materiais necessários. 

Há muitas coisas para limpar em um condomínio, mas cada uma delas exige um tipo de limpeza. Um corrimão, por exemplo, não pode ser limpo da mesma forma que as paredes. São materiais e formas de limpeza diferentes. 

Por isso, avalie as necessidades para saber tudo que será preciso para manter a limpeza sempre em dia!

Defina uma frequência na rotina de limpeza

Existem coisas que precisam ser limpas com mais frequência que outras. Para organizar isso, divida todas as necessidade de limpeza em diárias, semanais, quinzenais e mensais. 

Diariamente, por exemplo, é ideal que seja feita a limpeza do hall de entrada, do banheiro de uso comum, da academia. Semanalmente pode ser feita a limpeza das escadas, corredores e piso da garagem

Já quinzenalmente, higienize as portas, vidros e verifique a situação das paredes e do teto. Por fim, mensalmente, limpe as paredes e faça toda essa parte mais “pesada” de higienização. 

Enfim, o ideal é que, de acordo com o perfil do condomínio essa frequência seja definida, pois cada um tem suas particularidades e suas exigências. 

Tenha horários definidos

E tente não interferir na circulação dos moradores. Para isso, faça a limpeza em horários com menor movimento, evitando assim que as pessoas tropecem em rodos e vassouras ou pisem nas poças de água e sabão. 

Obviamente não é possível evitar completamente o incômodo, mas ter horários definidos ajuda tanto na hora de seguir a rotina de limpeza quanto na hora dos moradores se organizarem. 

Providencie equipamentos de segurança

É normal que a limpeza seja associada apenas ao sabão e a água. Porém, ao fazê-la, o indivíduo tem contato com muitas outras substâncias. Há muitos produtos químicos utilizados para limpeza que podem causar tanto alergia quanto outros tipos de danos à saúde. 

Por isso, não esqueça de providenciar luvas, óculos de proteção, botas antiderrapantes e outros itens que possam oferecer mais segurança. 

A limpeza de um condomínio é tão fundamental quanto de qualquer outro lugar, por isso é preciso estabelecer uma rotina de limpeza. Mas não esqueça: tão importante quanto desenvolver essa rotina é executá-la com segurança!

Tem alguma dica a mais para criar uma rotina de limpeza? Você também acha importante ter uma rotina? Compartilhe a sua opinião com a gente nos comentários!

 

Baixe o aplicativo Condlink.

Sobre Pedro

Pedro

Pedro é um entusiasta em busca da melhoria na qualidade de vida em condomínios! Adora estar antenado no dia a dia e adora compartilhar com os leitores suas experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *