índice:
Tempo de leitura: 4 minutos
Um dos maiores problemas que síndicos e administradores de condomínio enfrentam no seu dia a dia se refere a reclamações a respeito do descumprimento das regras da lei do silêncio em condomínios.
Os erros são variados: alguns condôminos acreditam que qualquer barulho é permitido entre 6h e 22h, enquanto outros se equivocam ao pensar que, após as 22h, o silêncio deve ser absoluto, incomodando-se, até mesmo, com uma panela que cai acidentalmente no chão.
Mas, afinal, o que o direito diz a esse respeito? O que a Lei do Silêncio em condomínios realmente proíbe? Entenda tudo, aqui, no post!
Há muitas leis que regem o tema?
Bem, em relação às leis federais – que têm a capacidade de reger o tema de maneira uniforme em todo o território brasileiro – vemos uma escassez de regras específicas, vigorando regras gerais sobre os direitos de segurança e sossego do vizinho.
Vamos conferir algumas delas:
O Código Civil de 2002
O CC-2002 diz que o proprietário ou possuidor de um prédio possui amplos direitos de cessar qualquer interferência do vizinho que prejudique a sua saúde, segurança ou sossego.
Portanto, a qualquer horário, não importando a natureza do barulho, se ele resultar em alguma desses prejuízos a um vizinho, este terá plenos direitos de pôr um fim a eles.
Lei de Contravenções Penais
Sim! De acordo com o art. 42 da LCP, é uma infração penal “perturbar alguém, o trabalho ou o sossego alheios”. A lei dá os seguintes exemplos de incômodos:
I – com gritaria ou algazarra;
II – exercendo profissão incômoda ou ruidosa, em desacordo com as prescrições legais;
III – abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos;
IV – provocando ou não procurando impedir barulho produzido por animal de que tem a guarda.
A pena pode ser uma multa ou, então, em casos extremos, a prisão de quem insiste em incomodar.
É só isso o que a lei diz?
Não! Na verdade, no caso de relações internas nos condomínios, o Código Civil, especificamente, dá preferência para que os próprios moradores estabeleçam convenções e decidam as punições por meio do regimento interno.
No entanto, esses acordos internos jamais poderão violar as leis acima.
Em se tratando da relação do condomínio com seus vizinhos externos, deve ser sempre observado o Código de Posturas do município, então vale a pena conferir com sua prefeitura!
Então, quais são os mitos e as verdades sobre a Lei do Silêncio?
Mito: há uma lei federal do silêncio
Então, há leis federais que garantem o direito ao sossego, mas nenhuma que reja o silêncio de forma detalhada. Por isso, fica a cargo dos municípios estabelecerem regras a esse respeito. Belo Horizonte, por exemplo, tem uma Lei do Silêncio, assim como outras capitais.
Mito: entre 8h00 e 22h00, todo o barulho é permitido
Esse é o maior engano! O direito ao sossego não tem horário. Há diversos trabalhadores noturnos, por exemplo, cujo horário de sono é durante a tarde.
Ele tem seus direitos prejudicado?
Jamais! Ele poderá, sim, exigir do vizinho o respeito do vizinho!
Músicas muito altas e obras têm de seguir regras. O melhor é o caminho da conversa. Se for fazer uma obra, um morador deve comunicar ao outro. Se amar música alta, chegue a um acordo com o vizinho.
Mito: depois das 22h00, o silêncio é total
Não! Vamos a um caso que ocorreu nos EUA. Um casal reclamou a respeito das pequenas reuniões que ocorriam na casa do vizinho, dizendo que estava trazendo transtornos.
Os vizinhos recorreram e contra-atacaram dizendo que era o casal que estava os incomodando com um processo judicial? Quem ganhou? Os vizinhos.
A justiça considerou que o casal era muito sensível, pois o barulho produzido pelo vizinho era pontual e baixo.
Isso serve também para os moradores que reclamam de vizinhos cozinhando ou varrendo durante a noite! Dificilmente, o barulho será tamanho ou contínuo que chegará a incomodar o sossego de uma pessoa normal.
Brigas são extremamente prejudiciais para um condomínio. O ideal para você, síndico, sempre é agir como um árbitro, ao invés de juiz. O melhor para você é que as duas partes conversem e cheguem a um acordo definitivo.
Tem alguma experiência positiva ou negativa para compartilhar? Comente no nosso post!
Aproveite também para ler outros artigos em nosso blog:
Conheça os principais serviços de portaria remota
Seu síndico é corrupto? Conheça as fraudes em condomínios.
Link permanente
Moro em condomínio. .E a duas semanas me mudei d uma casa.para outra só q na rua próxima a portaria…E q por sinal.fiz uma reunião com os amigos.batendo papo o visinho se sentiu incomodado. Faz uma reclamação por escrito.só q relatou q veio até a mim pedi para baixar o som e eu almentei depois q o fiscal veio ver…isso ele falou mas tenho prova q abaixei o som..sendo q era aquelas caixa d som d computador pequena e mesmo assim ele disse q tava alto.. por fim.feriado agora 12 d Outubro 2016…as 14 horas fiz um almoço em q estavamos 3 adultos e 2 criança. Coloquei o mesmo som e almoçamos batendo um papo..el e veio as 17 horas.reclamar novamente falando q iria chamr policia..uma d minhas visitas achou ele arrogante por mas é falou q poderia chamar…Q a polícia ia chegar e não ia ver nada d mas q já era implicância dele…tentei conversa e ser o mas Prudente…só q ele arrogante toda vida….no dia seguinte fui la falar com síndico o fato ocorrido e se o visinho incomodado faz por excrito eu tbm gostaria d fazer.por q ele não tem o direito d ir em minha residência me incomodar chingar…E a TV dele tbm me incomoda….E ele fica olhando para dentro d minha casa e quintal ..isso faz com q eu me sinta invadida na minha privacidade.E ameaçada por ser uma mulher sozinha com uma filha d 8 anos.E ele ir na frente d minha casa ficar olhando.E quando estamos conversando ou ouvindo o som ele me chama e fica falando q vai chamar Polícia q a lei do silêncio e geral que não posso nem falar…mas tá certo isso? Não posso falr e nem ouvir Som com cx baixa d computador… ta certo ele se incomodar com tudo..e dizer por excrito mentiras..distocendo os relatos que realmente aconteceu ….E eu ser multada ou levar uma vida sedentária por que o visinho se incomoda com qualquer ruído. Que por sinal não é sempre que acontece e o som não é nada exagerado…..
Link permanente
Senhor Responsável:
Sou conselheiro do meu condomínio e ocorreu que em uma determinada assembleia foi aprovado a mudança do horário de silêncio para meia-noite em “Assuntos Gerais” . A matéria está regrada no regulamento interno que foi registrado junto com a Convenção do Condomínio. Assumimos a gestão do condomínio e no nosso entendimento tal decisão não teria validade, pois não era objeto da convocação, uma vez que questões discutidas em assuntos gerais não tem caráter deliberativo.
O condômino ameaça ingressar em juízo para ver cumprida a decisão supracitada que foi revogada pela presente gestão. Tal condômino em suas alegações afirma que não necessitaria de alteração do regulamento interno uma vez que há prejuízo de um dos partícipes do condomínio (apto. logo acima ao salão de festas, com barulho que torna impossível dormir pela noite). Neste sentido pergunto:
1) A decisão referida poderá ser cumprida mesmo estando inserida em assuntos gerais?
2) Caso venhamos a colocar as mudanças no regulamento interno, qual a necessidade de quórum para aprovação?
3) Considerando que o barulho perturba o sossego do condômino independente do horário de silêncio, necessita mesmo assim passar por nova assembleia correndo o risco de não haver a aprovação?
Este são meus questionamentos.
Aguardo com ansiedade algum posicionamento.
Atenciosamente,
Link permanente
Prezado Enio,
Respondendo:
1) A decisão referida poderá ser cumprida mesmo estando inserida em assuntos gerais?
Sim, se ela foi levantada e o presidente da assembléia a a acatou e foi votada o assunto pode ser votado. Mas pode ser trazido para a próxima pauta de asembleia.
2) Caso venhamos a colocar as mudanças no regulamento interno, qual a necessidade de quórum para aprovação?
Normalmente são 50% + 1, mas depende das regras de seu regimento, que também pode ser 2/3 dos moradores.
3) Considerando que o barulho perturba o sossego do condômino independente do horário de silêncio, necessita mesmo assim passar por nova assembleia correndo o risco de não haver a aprovação?
Por ser um caso que possa incomodar varias pessoas é melhor que passe por uma assembleia.
Link permanente
E na parte da manhã? Ninguém se incomoda? Eu sim. Criancas brincando na quadra as 7h da manha em condomínio peq, q a quadra fica prox. Moro no 1° andar e sou obrigada a acordar antes do meu horário. Nao devo ser a única. Isso nao deve ser considerado?
Link permanente
Deve ser considerado, hoje em dia todo o barulho em qualquer horário deverá ser visto e levado para a assembléia. Sugira que comece pelo menos as 8h.
Link permanente
Aonde moro estabeleceram uma lei do silêncio a partir de sábado a uma e meia da tarde até domingo o dia inteiro, não posso: varrer, socar algo, passar pano na casa, conversar em tom normal, alegam que trabalham na semana e que a partir de sábado a uma e meia, por se tratar de um prédio familiar, não podemos fazer o que relatei acima. Podem me esclarecer e me orientar por gentileza?
Link permanente
Olá,
Sou pai de dois meninos, um de 2 anos e sete meses e outro de 1 ano e dois meses.
Moro no apartamento 303, em cima da sindica.
Meus filhos não podem engatinhar nem brincar dentro do apartamento em nenhum horário do dia que a referida sindica começa a bater algo no teto dela.
Um dia eu com o carrinho de compras ao entrar dentro do apartamento, ela saiu batendo no teto de todos os ambientes inclusive banheiros.
sempre tive tapete na sala, adquiri tapetes de EVA para eles brincarem em cima.
Os banheiros ficam trancados para não entrarem, os quartos são pequenos e tem as camas comodas guarda-roupas berços, então não sobra quase nenhum espaço para eles brincarem que não tenha uma proteção. Mas, mesmo assim ela se incomoda com tudo, o mais novo esta aprendendo a falar e ele solta gritos altos e ela se incomoda.
Sei que pode até incomodar ela, mas ela chegar a falar pra minha esposa amarrar meus filhos no pé da mesa é demais.
Ela como sindica tem abusado da sua “autoridade” pois ela pode me multar a qualquer hora segundo oque a administradora do condomínio falou.
Não sei como proceder sobre o ocorrido pois com ela não tem conversa, pois ela se acha com mais direito do que nós pois somos inquilinos e não proprietário como ela se denominou.
Link permanente
esqueci de falar que hoje em dia não recebo mais visita dos meus pais porque toda vez que ele ia ver os netos, ela começava a bater algo no teto, meus pais se incomodavam a ponto de querer ir discutir com ela mas não deixava pra não criar problema
Link permanente
Vivo uma situação parecida
Tenho uma bebê de 1 ano e 8 meses
Ela e terrível
Acorda na madrugada e uma criança muito ativa
Faz muito barulho
Grita se vê um desenho , grita se quer Tetê, grita se não quer ser trocada e grita quando não quer dormi .
A antiga síndica me interfonou outro dia mandando eu calar a boca da minha bebê e por agora , katharina acordou e acordou com total energia , ela não para porém fica em cima da cama brincando quer conversar e acaba dando uns grito tipo “MAMAE” pra gente prestar atenção no que ela está fazendo ou falando.
Tenho e preciso saber ” Existe alguma lei que obrigue eu “Calar” a boca da minha filha ? Seu que as vezes ela incomoda, mas o que vou fazer ? Sou obrigada a aceitar os vizinhos me interfonando para reclamar da minha katharina ?
Por favor , me auxiliem .
Obgda
Link permanente
Se eu estiver tendo o controle do meu barulho de acordo os decibéis permitidos pela lei do silêncio estou errado.
Link permanente
Pedro, eu me chamou Renata e moro no condomínio em Pinheiros temos um problema com uma das vizinhas ela é música Imagino que a família dela toda seja e o filho dela passa o dia inteiro tocando piano em casa acreditamos também que na casa ela dá aula para outros alunos, ou seja o barulho é constante, o ponto é a gente não consegue assistir uma televisão ele toca o piano o dia inteiro até às 22h da noite como fazer? você tem alguma orientação para nos dar? sempre que falamos com síndico ele diz que não há nada a ser feito, não é possível que eles tenham o direito de ficar com o piano o dia inteiro e eu não tenho de assistir uma televisão, a vizinha do apartamento de baixo do deles é uma senhora de 79 anos e esta a ponto de enlouquecer, precisamos de ajuda!
Link permanente
Renata, tudo bom?
Primeiramente obrigado por entrar em contato conosco!
A primeira atitude que indico para você é a conversa direta e sincera com sua vizinha (música). Mostrar, que independente do tipo de som (Seja um ruído, ou Beethoven), quem o gera precisa ter a percepção de que vive em uma micro sociedade e seu direito acaba onde começa o do outro.
Explicar o quão difícil está realizar tarefas como as mencionadas por você, e o quanto está prejudicando você e a senhora de 79 anos.
Entrar em um acordo amigável sobre quais os melhores horários para a prática do instrumento pode ser a melhor solução. Lembre-se que a vizinha que produz o som possivelmente não tem a percepção de que pode estar atrapalhando.
Vale depois da conversa com a vizinha, se nada for resolvido, consultar o regulamento interno para saber se existe algo em relação ao tema, e se por exemplo, pode existir atividade profissional remunerada por conta do morador. Caso não exista nenhuma das questões, leva-las a assembléia para votação e implementação de melhorias para todos.
Sobre o síndico: Ele pode estar equivocado em relação que nada pode ser feito, e a lei de perturbação, hoje, não se restringe ao horário das 22 as 7 da manhã. Portanto ela pode ser sim, acionada em qualquer horário, caso tenha necessidade.
Espero ter ajudado!
Link permanente
Olá aqui é a Fernanda moro no térreo e meus vizinhos tem sérios problemas com uma criança de 2 anos essa criança diz eles q tem problemas de não falar então ele grita e corre o dia todo qualquer horário já foi gerado multa já fui conversa ele se recusa entender q tabm tenho uma filha pequena e q a única coisa q qero e poder ter paz após as 22:00 já me indicarão até fazer denúncia a concelho tutelar por q a mãe vive tabm aos berros com a criança o q eu faço qual a lei q está por minha causa
Link permanente
Boa tarde !!
Moro num condominio, já há dois anos .
Meu vizinho de porta tem um cachorro , que esta ficando sozinho , e sem os donos ele late o tempo todo , aranha as portas . Isso não tem hora , as vezes logo cedo tipo 7: 00 horas da manhã . fins de semana, ele não fica sozinho .Já enviei varios emails para o sindico , ele não responde , fui na adminsitração e seu auxliar, me disse que somente eu reclamo , e que ele não poderia fazer nada , que era pessoal. Minha mãe tem 87 anos de idade é a que fica no apto, então quem esta sofrendo com esse transtorno vem ser ela , e eu quado chego .Chamo segurança , eles vem relatam e a administração não faz nada , ou não quer fazer nada . Em fim não temos mai sossego no nosso apto, não foram multados e muito menos notificados , ou seja , ele retornam do trrabalho como se nada acontecesse , bem eles sabem que o cachorro çlate o tempo todo quando sozinho, minha pergunta é … como podem sair e deixar o animal sozinho e sem se importar com quem reside ao lado .Está muito dificil essa situação e não sei mais onde procurar ajuda .Sei da lei da pertubação alheia , mas aqui neste condominio não vigora .
Agradeço Hadassa
Link permanente
Pedro, tudo bem?
Resido em um condomínio de 3 casas. A minha casa é a do meio. As casas não são de frente para a rua. O proprietário da frente edificou uma garagem na área de recuo (sem autorização, pois já consultei na Prefeitura) para a acomodação de dois carros e fechou a garagem que possuía. O proprietário da última casa também fechou a garagem e fez uma cobertura na área comum para utilizar como garagem, também para acomodação de dois veículos.
O vizinho da frente estaciona na área comum, mesmo tendo a garagem na área de recuo, pois diz que a área comum também é dele, que pode usar quando quer, mas ninguém pode usar a garagem que ele fez na área de recuo. Também afirma que a área de recuo é dele, pois quando comprou a casa referida área integrava sua propriedade. Junto com a garagem fez um entrada para a cozinha e lavanderia.
Por outro lado, o vizinho do fundo utiliza a garagem construída na área comum, estaciona de qualquer jeito, e, por vezes, estaciona em frente da minha casa. Se não bastasse isso, recebe suas visitas e as deixa estacionar na frente da minha casa e, ainda, para na frente da minha janela para bater papo com as visitas, em voz alta. No caso de visitas, eles poderiam estacionar o carro deles e o da visita dentro da garagem, já que é para dois carros. Quando pedimos para arrumarem o carro deles dentro da garagem para manobrarmos o carro, eles não gostam, ficam fazendo piadinhas tipo “não sabem manobrar nesse espação”. Saem para conversar ao telefone e param na frente da minha garagem. Uma vez colocaram um mesa na garagem (de qualquer jeito), o que com que eles não colocassem o carro dentro da garagem, atrapalhando, assim, que guardássemos o nosso carro na garagem. Assim, estacionavam na frente da nossa janela. Isso muitas vezes!!!!
Estamos tendo muita dor de cabeça, pois nós ficamos no meio (prejudicado). Quando estacionamos o carro na frente da nossa casa, o vizinho da frente coloca o seu carro atrás do nosso, pois diz que ele pode usar ali, já que é a frente da casa dele. Nossa garagem é pequena, fica apertado até para descer do carro e entrar na nossa casa, por isso às vezes deixamos em frente. Nós somos os únicos a utilizar a garagem de origem. Já tentamos conversar com os vizinhos para que usem o bom senso, pois, nós não temos como fechar a nossa garagem e fazermos um “puxadinho”. Como eles fizeram garagem, sugerimos que o da frente use sua garagem construída na área de recuo e o do fundo utilize sua garagem construída na área comum, acomodando o carro dentro da garagem, de modo a não nos atrapalhar para fazermos manobras para entrar e sair da garagem, ou, até mesmo deixarmos o carro estacionado na frente da nossa casa, já que eles fizeram garagem nas áreas que não lhes pertencem com exclusividade. SEM ÊXITO A NEGOCIAÇÃO. Nós já propomos resolver isso na justiça, porque não sabemos mais o que fazer, mas um dos vizinhos usam problemas de saúde para intimidar a gente.
Nós de forma alguma queremos prejudicar alguém. Pelo contrário, queremos ter um boa convivência, mas ali está difícil, pois estamos sozinhos. Os vizinhos ( da frente e de trás) fazem muitas pirracinhas para nós. Nossos filhos ficam na escola o dia todo, e nós trabalhamos o dia todo. Quando chegamos em casa entramos e não saímos mais pra fora. Não deixo nem meus filhos brincarem na área comum, para não incomodar os vizinhos. Também não deixo as visitas colocarem o carro na área comum.
Temos conhecimento de que a área comum pertence a todos os condôminos. Jamais tivemos a intenção de proibir o uso dessa área aos nossos vizinhos. Penso que, se eles já estão bem acomodados com suas novas garagens, porque não usam o bom senso e nos deixam usar a frente da nossa casa, sem incômodos. Na frente da nossa casa não tem cobertura, o carro fica no tempo. Eles tem garagens cobertas para dois carros, ainda assim, querem estacionar na área comum.
Não sabemos mais o que fazer, me ajude, por favor!
Link permanente
Boa noite, Pedro. Tudo bem?
Moro em um edifício, e os vizinhos de cima tem crianças, entre 3 e 7 anos. Praticamente todos os dias, eles fazem muito barulho. É batida no chão, arrastam móveis, gritam, etc. Isso é inclusive durante a semana. Meu avô tem 80 anos e acorda todos os dias durante a semana as 4h da manhã pra fazer hemodiálise, e por causa do barulho, só tem conseguido dormir as 2h da manhã . Nos domingos, eu dou plantão de 24h. Parece que o barulho depois sas 22h se intensifica. Já interfonamos algumas vezes para o porteiro pedindo pra ele pedir para fazerem menos barulho. E em outras, já ligamos diretamente para lá. Na última vez, que foi no dia que estou escrevendo, solicitei que o porteiro pedisse para que fizessem menos barulho, já que eu precisava dormir para acordar às 5h para trabalhar. Ao invés de reduzirem o barulho, eles aumentaram, e ouvimos o dono da casa gritar que não pode dar uma festa em casa, os filhos não podem brincar, que o barulho incomoda. Ele disse que ia continuar fazendo barulho e quem fosse “macho” que fosse bater na casa dele mandando fazer silêncio, que a casa era dele e ele ia fazer o que quisesse nela. O que fazer nesses casos onde o vizinho é mal educado ao extremo e não há possibilidade de conversa?
Link permanente
Ap – Vizinha q pertuba e sem tolerância
Bom dia á todos!!
Faz 5 meses que moro em um condo, desde q me mudei a vizinha debaixo me importuna diariamente com reclamações, qdo vou limpar a casa, qdo meu filho de 4 anos brinca dentro do Ap, todaa as visitas q recebo passo constrangimento com o interfone bipando ou ela reclamando na portaria…porém todas essas reclamações são feitas dentro do horário permitido ou seja antes das 22hrs. Pois em casa respeitamos os horários e ñ fazemos barulhos após as 22hrs. Tive uma reunião com o síndico no mês passado e ele me orientou a tirar o interfone do gancho p eu ñ ser mais incomodada. Para a minha surpresa agora sabe q ñ tem mais o interfone…ela bate c algum objeto no teto dela p fazer barulho no meu piso, todo esse consntrangimento eu passo sozinha ou na frente das minhas visitas. Já conversei c ela algumas vezes explicando como é chato o q ela faz.. mas ñ tive sucesso… O problema é q já passou dos limites e ontem qdo eu passei mais uma vez vergonha na frente da minha visita, eu me senti mau fisiologicamente e emocionalmente por ter ficado tão nervosa. Então pergunto meus caros, posso fazer um b.o. on line ou preciso ir até uma delegacia?? Testemunhas tenho várias, todas as pessoas q vem na minha casa são….me ajudem por favor!! Agradecida!
Link permanente
Boa noite, gostaria de tirar uma dúvida.moro em um condomínio com 13 blocos de aptos,num total416aptos. O salão de festa fica encostado no bloco 3e todo final de semana tem reclamações,quando foi comprado dizem que tinha que ver antes no decorado.ate aonde o condômino pode reclamar? Ou nem pode.?
Link permanente
Olá
Como escrevi acima
Moro num condomínio de 3 andares
E sou do bloco Á existe acho eu que até o bloco C sendo que em cada bloco há 4 apartamentos
Bom ! Tenho uma bebê de 1 ano e 8 meses que deixa a gente de cabelos em pé
Ela grita o tempo todo
Por qualquer razão
Se quer água, se quer comer , se não quer ser trocado ou se não que tomar banho .
Bom … ela grita até quando passa o desenho preferido na TV
Já tive duas pessoas me interfinando e falando p eu dar um jeito na minha bebê
Com todas as palavras ” da pra calar a boca dessa criança? ”
Gostaria de saber cimo se cala a boca de uma criança? Mesmo que ela solte esses gritos na madrugada .
Bom ! Preciso saber , existe alguma lei que me obrigue a calar a boca da minha filha ?
Existe alguma lei que fale sobre o comportamento da minha bebê?
Estou aflita !
Pois , trabalho o dia inteiro e meu marido chega tarde do trabalho e ela parece que sente quando ele está chegando e acorda vai p porta p esperar ele entrar
E a partir disso faz graça p ter atenção dele e acaba soutando gritos, risadas e quer papiar do jeitinho dela .
Por favor , me dêem alguma luz
Faço ao máximo p mantê -la quietinha mas ela e bem elétrica, graças a Deus .
E isso acaba incomodando os vizinhos
Reconheço que tem dia que ela passa dos limites com choros e gritos
Mas , o que posso fazer ?
Moro em um prédio que só tem idoso
Meu contrato e de três anos não tenho nem 1 , ainda .
Link permanente
Consegui “arrumar briga” com dois dos meus vizinhos. o de cima e um do lado. moro em um apto de 35m2. com as paredes finas. o vizinho de cima é um PM que gosta muito de festas e reuniões na casa dele. ele ja tomou diversas multas (ele também sofre de transtorno bulímico e vomita sem parar em varias horas do dia, incluindo madrugadas). apos MUITA reclamação minha (5 anos já). as festas durante a semana pararam. mas o cara parece gostar de provocar ou nao se importa que esta incomodando. pois o mesmo TODO santo dia as 23h40 inicia um processo de barulhos pelo apto, anda praticamente marchando, bate copos, barulhos de moveis arrastando, coisas caindo no chao. batidas na parede, ele liga a banheira que faz MUITO barulho. em fim as 24h30 ele geralmente parara.
Ja meu vizinho do lado. é um chileno que parece estar no fuso horario do pais dele. pois o mesmo dorme ate tarde e dorme as 2h ou 3h da madrugada. ele gosta de fazer conferencias pelo skype com a familia e fala MUITO alto ate tarde. TV ligada tocando salsa enquanto ele lava a louca as 24h. os apartamentos sao pequenos e o som vaza para o meu. eu trabalho 12h 13h por dia como a grande maioria das pessoas. tenho dormido de 5h a 6h por dia. ja nao tenho mais pique para me exercitar na academia, minha produtividade no trabalho tem caído.
apos diversas reclamações. e multas emitidas, a sindica tem me falado em isolamento do meu apto ou que eu me mude. queria muito saber quais os meus direitos para ter a sossego garantido? conversei com advogados que me falaram que dificilmente conseguirei que eles parem de fazer barulhos. vivemos em uma epoca em que o poste mija no cachorro e ai do cachorro que reclamar.
Link permanente
Uma senhora que mora num prédio quase colado ao meu prédio, tem mania de conversar ao telefone na janela que dá pra minha depois das 22h, eu sempre fecho a janela reclamando, mas no verão vou precisar deixar a janela aberta, tem alguma ação que eu possa fazer?
Link permanente
É proibido multar condômino que tenho criança a baixo de 2 anos? E onde esta escrito?
meu vizinhos tem uma filha de 2 anos e ela joga os brinquedos no chão ou arrasta já não é mais agradável para nós gostaria de saber se posso solicitar para o sindico notificar e aplicar multa a está familia? Do excesso de barulho pois incomoda muito?
Link permanente
Olá Clayton, tudo bem?
Nossa recomendação é que você verifique o Regimento Interno de seu condomínio se consta algo com relação a este tipo de problema ou consulte um advogado de sua confiança. Mas antes recomendamos o bom senso, no qual um bom diálogo com seu vizinho sugerindo ele colocar um tapete, diminuir o volume de brinquedos, brincar em um ambiente que incomoda menos e etc, podem ajudar o convívio de vocês.
Link permanente
Tenho uma empresa de modernização de condomínios, que conta com um aparelho pequeno de 8 cm de diâmetro, que monitora áreas comuns e salões de festas, gerando um relatório de ruído acima do permitido em horários estabelecidos , com isso é possível provar a violação do barulho e também não gerar atrito entre moradores e vizinhos , visto que o sistema gera um alerta via SMS e e-mail automático para portaria por exemplo, a partir do 3 º alerta já é possível enviar uma multa. . Abraços
Link permanente
Olá Luciano, tudo bem?
Interessante o trabalho da sua empresa e a tecnologia aplicada! A tecnologia utilizada para a segurança e conforto dos clientes é o melhor investimento que você pode fazer. Obrigado por compartilhar!
Link permanente
Olá bom dia, moro em condomínio, saio para o trabalho as 08:00 e chego por volta das 18:00, no sábado trabalho das 08:00 as 13:00. Tem alguns meses que minha máquina está fazendo um barulho um fora do comum na hora de centrifugar, já chamei o técnico e o mesmo me informou, que não existe mais peças para a minha máquina, mas não temos condições financeiras, para comprar uma nova, procuro lavar a minha roupa sempre das 18:00 até no máximo as 20:00. Minha vizinha já me chamou no whatsaap em um domingo as 15:00 pedindo pra eu arrumar com urgência a minha máquina, outra vez em uma sexta feira as 10:00 da manhã, numa terça feira as 18:30, já fez a reclamação para o sindico, já ligou na portaria. Infelizmente eu não tenho dinheiro para comprar outra e preciso lavar a minha roupa nos horários que eu estou em casa. O que fazer nesse caso.
Link permanente
Olá Andressa, tudo bem?
A recomendação é você buscar dialogar com sua vizinha e os demais impactados pelo barulho da sua máquina. Exponha para eles sua situação e qual a previsão que você tem para poder arrumá-la.
Até lá, combine o horário que menos impacta a eles e lave suas roupas no horário combinado, ajudando o convívio de vocês até a solução definitiva do problema!