índice:
Tempo de leitura: 6 minutos
A segurança em condomínios é uma preocupação não apenas do síndico, mas também dos condôminos. Com a onda de violência nas cidades, nem mesmo os condomínios estão livres de assaltos, sequestros e atividades violentas que colocam em risco ao mesmo tempo uma grande quantidade de moradores.
Felizmente, a tecnologia pode ajudar bastante na segurança dos condomínios. Além de instituir boas práticas de segurança, o uso de certas soluções se mostra altamente eficiente para proteger o local. Neste artigo você vai encontrar um guia completo de segurança em condomínios com as principais soluções que favorecem a proteção desses locais. Confira!
Instalação de câmeras
Um dos melhores e mais eficientes recursos tecnológicos consiste justamente na instalação de câmeras de vigilância com as imagens sendo transmitidas para uma central de controle. É possível instalar câmeras nos portões de entrada e também em áreas consideradas vulneráveis, como muros ou regiões mais afastadas do condomínio.
Atualmente, a tecnologia permite, inclusive, que as câmeras sejam acessadas de qualquer lugar. Graças à mobilidade proporcionada pela computação na nuvem, os dados ficam disponíveis para qualquer pessoa autorizada a acessá-los a qualquer instante e conferir se tudo está seguro no condomínio.
Além disso, normalmente essas câmeras estão associadas a um sistema de monitoramento que funciona de maneira ininterrupta. Assim, se há alguma tentativa de invasão ou de violência, a central pode acionar diretamente as autoridades competentes ou deslocar equipes de segurança para o local.
Sistema de vigilância de guaritas
Essas câmeras podem ser utilizadas para vigiar quem vigia. É muito comum que porteiros e funcionários em geral cometam pequenos atos de desatenção, como cochilar no comando da segurança em condomínios. Embora isso pareça inofensivo, basta um minuto de despreparo para que o condomínio esteja totalmente exposto a uma ação ofensiva de violência.
Assim, o sistema de vigilância de guaritas é diretamente conectado a uma central de acompanhamento. Se o vigia fizer algo como dormir ou deixar de prestar atenção a algo importante, a central pode dar um telefonema para que ele volte às suas funções.
Com esse sistema, é possível gerar relatórios de produtividade e de falhas cometidas por esses profissionais, permitindo maior controle ao síndico e mais segurança em geral para todos os condôminos.
Uso de portaria remota
Já a portaria remota consiste em um sistema totalmente automatizado em que o atendimento e a liberação de acesso ao condomínio acontecem a distância. Ele pode ser feito, por exemplo, com a ajuda de uma central de atendimento que identifica as imagens, e o porteiro autoriza ou não a entrada de pessoas no condomínio.
É uma opção conveniente para a segurança porque diminui os impactos de muitas das falhas humanas que podem acontecer no processo de acesso ao condomínio. Além disso, existe maior otimização e proteção da mão de obra, que atua a distância e de maneira mais segura.
Guarita blindada
Uma guarita com pouca proteção é uma guarita mais vulnerável. Imagine a situação em que bandidos chegam armados e exigem que o vigia libere o acesso para o condomínio. Como forma de poupar a própria vida, o vigia pode acabar dando acesso livre para os criminosos. Entretanto, se ele estiver em uma guarita blindada, esse tipo de ação terá menos efeito e a proteção do condomínio é mais garantida.
Embora o valor seja um pouco elevado, blindar uma guarita é um investimento único e que pode fazer toda a diferença na qualidade da segurança em geral do condomínio. Para isso, entretanto, é preciso escolher a empresa responsável com cuidado, porque um projeto mal executado pode acabar resultando em vulnerabilidades que colocam em risco todo o condomínio.
Identificação biométrica
Em prédios comerciais e até mesmo em aparelhos eletrônicos, a identificação biométrica tem sido uma tendência. Ela consiste, normalmente, em utilizar a leitura da digital para identificar determinada pessoa e autorizar ou não o acesso.
Essa opção ajuda a proteger o condomínio por dois motivos. O primeiro é que garantidamente somente as pessoas autorizadas podem entrar no condomínio, e para isso é preciso que funcionários, moradores e seus visitantes se cadastrem de maneira prévia. O outro motivo é que essa opção é mais segura do que uma chave, por exemplo. Se um morador perder ou tiver furtada a chave de acesso ao condomínio, ela poderá ser usada por um criminoso que tenha a intenção de agir ali dentro. Com a identificação biométrica, por outro lado, isso não é possível.
Cercas elétricas
Embora as cercas elétricas pareçam uma opção tecnológica um tanto obsoleta, a verdade é que elas nunca estiveram tão avançadas como hoje. Com frequência de emprego que se assemelha e até supera ao uso industrial, essas cercas atualmente possuem muito mais precisão e evitam disparos acidentais – como no caso de um galho que cai sobre a cerca, por exemplo.
Esse tipo de solução é especialmente importante para evitar que criminosos usem os muros e outras possíveis vulnerabilidades para entrar no condomínio. Associadas a outras soluções tecnológicas, essas cercas se tornam ainda mais importantes para a segurança.
Botão do pânico
Outra tendência tecnológica é o botão do pânico – ou antipânico, como vem sido chamado recentemente. Esse botão normalmente fica escondido em um ponto a que somente o vigia tem acesso. Mediante a digitação de um código, é enviado um aviso a uma central de monitoramento, que pode acompanhar e agir a respeito da situação de perigo para o condomínio.
O uso desse botão de pânico se justifica porque, dependendo da configuração do condomínio ou da situação em geral, pode haver pontos cegos do sistema de monitoramento de câmeras. Assim, o botão serve como uma forma de avisar sobre uma situação perigosa que, na transmissão em vídeo, parece normal.
Com soluções que vão desde instalação de câmeras e uso de cercas elétricas à identificação biométrica e blindagem de guarita, a tecnologia vem desempenhando papel fundamental para garantir a segurança em condomínios. Embora devam estar associadas a boas práticas de segurança, essas soluções ajudam – e muito – os moradores a se sentir mais seguros dentro de seus apartamentos.
Conhece alguma outra solução perfeita para condomínios? O que você acha do uso da tecnologia? Conheça o nosso aplicativo, faça download gartuito! Comente e participe.