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Organizar e controlar todas as atividades de um condomínio não são tarefas tão simples como parece. Uma série de preocupações surge no dia a dia e exige do síndico ou administrador uma postura imediata de solução.
Entretanto, para atender com maior agilidade os problemas que surgem e manter a manutenção preventiva das instalações do condomínio, tem-se adotado a terceirização de serviços como forma de otimizar a administração e proporcionar um local seguro e adequado para a moradia.
Mas você sabe quais são os prós e contras em terceirizar serviços em um condomínio? Fique de olho e esclareça suas dúvidas. Acompanhe!
Prós da terceirização de serviços em condomínios
1. Transferência de responsabilidade
Ao contratar uma empresa terceirizada no condomínio, o síndico ou mesmo o administrador delega à empresa a responsabilidade em contratar, capacitar e gerenciar o pessoal que realizará as atividades. Com isso, fica a cargo da empresa contratada gerenciar seu pessoal sobre as funções a serem desempenhadas, eximindo do síndico a preocupação quanto a empregados faltosos, uma vez que há a transferência de responsabilidade para a empresa contratada.
Vale destacar que é importante verificar a reputação da empresa a ser contratada diante de outros clientes, de forma a conhecer previamente a qualidade dos serviços prestados.
2. Isenção da gestão de funcionários
Muitos síndicos acabam tendo problemas com funcionários no dia a dia, seja pelo descumprimento de determinadas tarefas, seja pela realização incompleta de tarefas ou mesmo pela falta de cuidado, o que acaba colocando os moradores em situações desagradáveis e causando certo incômodo no ambiente de moradia.
Para eliminar esses problemas, contratar uma empresa que presta serviços de mão de obra acaba sendo a solução. Toda a gestão de funcionários e a rotina trabalhista tornam-se incumbência da empresa especializada, que deverá contratar novos funcionários para suprir a demanda dos serviços com qualidade.
3. Custo reduzido
Entre as principais vantagens de contratar uma empresa terceirizada de serviços está o custo reduzido. Nesse caso ficam sob a responsabilidade da empresa contratada os gastos com salários, vale-transporte, auxílio-alimentação, encargos trabalhistas, férias e outras obrigações. Para síndicos e condôminos, basta apenas honrar com o valor acordado com a prestadora de serviços, o que acaba sendo um gasto bem menor.
Contras da terceirização de serviços em condomínios
1. Serviço de baixa qualidade
Contratar empresas prestadoras de serviços sem consulta prévia a outros clientes atendidos é um grande erro. Além disso, muitas empresas terceirizadas acabam oferecendo um custo vantajoso ao síndico para prestar os serviços, e revertem aos funcionários através de baixos salários, o que ocasiona colaboradores desestimulados e, em muitos casos, um serviço de baixa qualidade.
2. Alta rotatividade
Quando se contrata uma empresa de terceirização, o grande problema que pode ocorrer é a alta rotatividade de funcionários, o que pode levar à falta de integração com outros colaboradores, além de menor segurança.
Muitos condomínios terceirizam alguns importantes postos de trabalho, como portaria e vigilância, e, como são funções que exigem muito confiança, com a alta rotatividade um colaborador de caráter duvidoso pode acabar sendo contratado.
Apesar de a empresa terceirizada manter rigoroso processo de seleção (aqui vale a dica de síndicos e administradores realizarem uma pesquisa sobre a etapa de seleção), muitos moradores acabam se sentindo mais seguros quando mantêm uma relação de anos com o empregado e, portanto, nesse caso, vale mais a pena manter um funcionário fixo.
3. Reclamações trabalhistas
Apesar de funcionários que prestam serviços terceirizados terem vínculo empregatício exclusivo com a empresa prestadora dos serviços, os condomínios podem ser citados em reclamações trabalhistas como corresponsáveis, respondendo solidariamente por indenizações e direitos que não tenham sido pagos no período da prestação do serviço: no caso de a empresa terceirizada não arcar, é o condomínio que terá que desembolsar. Por isso, é necessário conhecer a idoneidade da empresa terceirizada e sua relação com os funcionários a ela vinculados.
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Vc disse que uma das vantagens da terceirização é o custo reduzido. Tem como demonstrar o cálculo?
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Estamos preparando um material sobre os cálculos! 🙂 Fique ligado e assine nossa newsletter que em breve publicaremos.