Como evitar problemas na troca de síndico?

Tempo de leitura: 4 minutos

Assumir o cargo de síndico de condomínio não é fácil. Geralmente, essa função é voluntária e exercida por um morador, que não possui conhecimento técnico sobre a área. E como o cargo não é fixo, a troca de síndico é, frequentemente, problemática.

Também existe a figura do síndico profissional, cada vez mais comum nos condomínios. Para ele, que é de fora, essa troca pode ser ainda pior. Por isso, ele necessita muito de informações sobre o histórico do dia a dia do condomínio.

Assim, vamos falar sobre como evitar conflitos nessas situações e como tornar o processo de troca de síndico mais eficiente. Dessa maneira, a gestão do condomínio não é prejudicada.

Geralmente, as eleições de síndico são realizadas a cada dois anos, e os mandatos são renováveis em assembleia.

Entretanto, nem sempre o síndico atual deseja sair do cargo. Assim, na troca de síndicos, pode acontecer de o novo responsável não receber todas as informações que precisa para trabalhar.

Consequentemente, ele assume a gestão do condomínio apenas com controle financeiro. Faltam, por exemplo, informações sobre a operação do dia a dia, relação com condôminos, fornecedores e funcionários.

Ou seja, os problemas poderiam ser evitados com melhor gestão da informação.

Os problemas de troca de síndico sem informações

troca de síndico

Não é difícil imaginar os problemas que isso pode ocasionar após a troca de síndico, não é mesmo?

Podem faltar serviços essenciais para o condomínio, que o novo síndico não conhecia. Áreas que necessitam de manutenção também são prejudicadas. E, caso o encarregado não descubra, o prejuízo financeiro pode ser enorme para o condomínio.

A falta de histórico de informação também afeta a relação com os fornecedores. Pode haver atrasos no fornecimento de materiais, gás, e uma infinidade de itens essenciais para o dia a dia dos moradores.

Aliás, os condôminos são os principais prejudicados. Afinal, se eles necessitarem de ajuda, nem sempre o novo síndico poderá ajudar, e a culpa é da troca de síndico malfeita.

É função do síndico conhecer as necessidades dos condôminos, em especial daqueles que mais precisam de ajuda – idosos, por exemplo.

Por isso, é essencial para o bom funcionamento de qualquer condomínio que a troca de síndico ocorra sem problemas.

Então, como evitar problemas na troca de síndico?

troca de síndico

Como falamos, os principais problemas enfrentados por um novo síndico são causados pela falta de informação. E isso é agravado no caso de síndicos profissionais, que não convivem diariamente no condomínio.

Por isso, algumas dicas são claras. A primeira delas é manter o histórico de informações do condomínio.

Além disso, deixar esse histórico disponível para qualquer morador também é essencial. Assim, todos têm visibilidade sobre a situação do condomínio, principalmente da parte financeira.

Outra dica é saber como organizar essas informações. De nada adianta registrar tudo, se a forma como os dados são mantidos é bagunçada – e a troca de síndicos fica naturalmente problemática.

Nesse sentido, a principal dica é contar com um sistema integrado para gestão de condomínio.

troca de síndico

Com o auxílio da tecnologia, a falta de informações na troca de síndico deixa de existir completamente.

Afinal de contas, um sistema permite controle e visibilidade total sobre o condomínio. Acessos, segurança e gestão financeira, tudo isso é feito de maneira simples e eficiente.

A forma como essas informações são mantidas também é muito bem organizada. Mais do que isso, essa organização é feita automaticamente.

Por isso, a troca de síndico é feita automaticamente em um sistema integrado. Os problemas da passagem de gestão não acontecem, e o novo síndico pode assumir as pautas e relações com condôminos sem a necessidade de pesquisar.

Consequentemente, a gestão é feita de maneira contínua, não importando quem está no comando. Isso gera mais transparência, agilidade e redução de conflitos.

É síndico de primeira viagem? Que tal ler nosso texto com 5 conselhos para você? Aproveite e baixe gratuitamente nosso Manual de leis do condomínio.

Nele, você conhece os direitos e deveres dos condôminos, síndicos e como funciona a legislação brasileira sobre condomínios.

Sobre Ivan Bermudes

Ivan Bermudes é o Diretor Comercial da Condlink! Acelerado por natureza, focado a ajudar todos os parceiros Condlink a crescerem em conjunto. Levou a Condlink para mais de 13 Estados e não irá parar até levar o Condlink para seu condomínio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *