índice:
Tempo de leitura: 3 minutos
Uma das preocupações para o síndico de condomínio consiste em que o prédio tenha vazamento nos encanamentos de água.
Se isso de fato acontece, o condomínio é alvo fácil para que esses vazamentos não sejam identificados, uma vez que há um grande volume de tubulações para se achar o ponto certo do vazamento.
Vazamentos e até mesmo infiltrações podem resultar em grandes dores de cabeça para o sindico e automaticamente para moradores. No post de hoje você vai saber alguns segredos para evitar o vazamento de água no seu condomínio.
Invista na tecnologia
Se a ideia é a prevenção, nada melhor do que ter a tecnologia a seu favor investido em algo apropriado. Você terá mais tranquilidade se optar por equipamentos economizadores de água a serem instalados nos pontos das áreas comuns do prédio.
Outra sugestão para evitar vazamento de água é programar a leitura diária dos hidrômetros para identificar qualquer vazamento que possa ocorrer.
Seja cuidadoso nas perfurações
Houve um caso, onde a falta de cuidado na perfuração na parede, de um funcionário, que iria montar um armário debaixo da pia da cozinha, fez o apartamento da moradora se transformar numa pequena “ilha” e por muito pouco, não compromete toda a estrutura do prédio.
Se não há um cuidado especial numa simples instalação de armários, a água escorre pela tubulação e entra diretamente na alvenaria, afetando assim várias unidades.
Resolva todos os problemas com infiltrações
Nesse ponto fique alerta a tubulações antigas. Elas são feitas, em sua maioria de ferro, sendo assim vão se deteriorando com o tempo e por fim se rompem. Talvez seja a hora de revê-las e por fim troca-las.
Na maioria dos casos para resolver o problema com a infiltração é necessário raspar o reboco no local onde há infiltração, esperar secar e logo aplicar um produto impermeabilizante.
Por fim, refazer o reboco com uma camada bem forte de cimento.
Faça vistorias e manutenções
Outra maneira eficaz de evitar vazamento de água no seu condomínio consiste na simples manutenção e vistoria.
A vistoria deve ocorrer a cada seis meses, sendo que o técnico deve estar sempre acompanhado do zelador ou outro funcionário do condomínio.
As inspeções podem ser feitas por empresa especializada ou por funcionário habilitado para o serviço. Sendo periódica a vistoria, a manutenção se tornará algo simples e fácil, evitando qualquer problema futuro.
Meça o consumo de forma periódica
Se o seu condomínio é do tipo que possui um hidrômetro para todo o edifício, será necessário medir e anotar diariamente a quantidade de consumo.
Medido e anotado o consumo, mais precisamente na mesma hora, todos os dias, você conseguirá identificar qualquer desvio no consumo. Esse será o momento de procurar algum vazamento e sanar o problema o mais rápido possível.
Agora que você já conhece alguns segredos para evitar o vazamento das tubulações no seu condomínio, pode se prevenir colocando em prática essas dicas.
Dessa forma você evita o desconforto de um problema, que além de gerar muitos gastos aos condôminos, pode comprometer seriamente a estrutura do prédio onde vivem.
Quer saber um pouco mais sobre esse e diversos outros assuntos relacionados? Assine nossa newsletter!
Baixe nosso aplicativo.