índice:
Tempo de leitura: 5 minutos
Portaria Remota é o sistema online que permitirá uma ação remota de identificação, cadastramento e liberação de pessoas em seu condomínio. Através de um sistema para controlar os equipamentos instalados em sua portaria, toda operação é feita através de uma central remota.
Para um bom funcionamento do sistema trouxemos nesse post 4 verticais que precisam ser planejadas e montadas pela central. São elas:
- Sistema de Cadastramento
- Sistema de Imagens
- Sistema de Atendimento
- Sistema de Abertura remota
1. Sistema de Cadastramento
O Condlink é uma plataforma SaaS (software como serviço) especialmente desenvolvida para funionar 100% online, priorizando fornecer acesso web para todos os envolvidos no condomínio (Funcionários / Síndico / Moradores).
Na central de portaria remota, essa aplicação funciona diretamente na nuvem. Acessada via navegador pela central que terá acesso a todos os dados de cada um dos condomínios com os dados de cada um deles.
Os moradores podem atualizar as fotos, dados pessoais, números de telefone, animais, veículos e residentes. Essas informações são automaticamente disponibilizadas em tempo real para os operadores remotos. Além disso os moradores também podem fazer pré-autorizações de visitantes, prestadores de serviço e funcionários das unidades.
A cada registro de entrada e saída em sua unidade, o morador receberá um e-mail, uma notificação no celular e um aviso de “push”. Permitindo assim uma comunicação instantânea entre a base e os moradores.
Caso o morador não esteja em casa, a central poderá enviar uma mensagem informando a ele o recado.
Nessa sessão ainda é permitido cadastrar todos os dados pessoais do visitante ou prestador de serviço e capturar uma foto. Essa foto e os dados também ficam visíveis para o morador da unidade que poderá acessar e conferir via aplicativo ou site do condomínio.
Cadastramento de dispositivos de acesso
Dispositivos de acesso são os equipamentos de controle de acesso que estarão instalado no condomínio.
Hoje existem varias maneiras de acessar o condomínio, sendo elas via biometria, cartão ou tag de proximidade, senha e Tags veiculares. Toda a gerencia desses sistemas são online o que permite a base operacional gerenciar e cadastrar ou bloquear a distância os dispositivos.
2. Sistema de imagens
O sistema de vídeo monitoramento é essencial na portaria remota, com ele o operador terá acesso as imagens do condomínio em tempo real na base, e acompanhará o atendimento para garantir a segurança.
As imagens poderão ser passadas para a central e gravadas localmente no condomínio ou em um servidor externo.
Para o atendimento de portaria remota, seriam necessários até 4 câmeras por “setor”. Dividimos assim para que fique mais fácil para o operador trabalhar, como exemplo:
Setor Portaria Social
No momento do atendimento são abertas até 4 câmeras referentes a aquele setor, o operador conseguirá ver a pessoa e sua volta, garantir também que todos que entraram foram devidamente identificados para o acesso ao condomínio. Após a passagem poderá certificar que os portões foram devidamente fechados.
Assim, o condomínio poderá ter diversos setores e os operadores estarão sempre atentos ao local de chamado.
As câmeras de segurança normalmente são gravadas diretamente dentro do condomínio em um DVR ou NVR e a central acessa esses dispositivos através de um link para gravação na base operacional.
Na base operacional recomenda-se que tenha um software para gerenciamento de imagens. O sistema Condlink irá buscar as imagens dos setores diretamente nesse servidor que estará na base operacional, com isso, não precisará ter um link dedicado para ver as imagens.
Existem também soluções 100% web de gravação de imagens, isso permitirá que o sistema busque as imagens diretamente na nuvem, sem necessidade de custos de infra estrutura para a portaria remota na base para a gravação das mesmas.
Atualmente o software Condlink consegue ler imagens nos formatos RTSP, HTTP e utiliza o plugin VLC, isso permite a integração com todos os sistemas de VMS do mercado.
3. Sistema de Atendimento
O essencial para a portaria remota é a comunicação entre o interfone e a base, o sistema Condlink permite que essa comunicação seja feita através da tecnologia VOIP, esse sistema utilizará a internet para trafegar voz.
No momento em que o visitante chega ao condomínio ele aciona o interfone que gera na central a fila de atendimento com o condomínio e o setor para o operador, que nesse momento já sabe de qual local é essa chamada, isso garante uma agilidade no atendimento.
Disponibilizamos uma estrutura na nuvem que permite a central contratar por pontos de atendimento, sem necessidade de um servidor local.
Nosso PABX na nuvem, possui redundância e integração com os melhores equipamentos do mercado.
Além disso as ligações podem ser gravadas para futura consulta, o que garante ainda mais a tranquilidade dos condôminos.
Podemos também fazer a integração com o Elastix ou outros sistemas já existentes.
4. Sistema de abertura
Essa é uma das funcionalidades mais críticas no sistema de portaria remota, o sistema disponibilizará uma botoeira divididas em setores de acesso no condomínio. Permite o acionamento a distância de abertura e fechamento dos portões, verificação de porta aberta ou fechada e alertas pré definidos em casos de arrombamento ou esquecimento dos portões.
A interface de usuário é na mesma da operação do cadastramento e pode ser liberada apenas após o cadastramento dos visitantes/ prestadores de serviço.
E ai, gostou do nossa explicação e de como nosso sistema atua nas 04 frentes essenciais da portaria remota? Clique aqui e converse com um de nossos especialistas!
Conheça o App Condlink